Autor Tópico: Turbo laguna 2 1.9dci rachado  (Lida 2946 vezes)

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« em: 11 de Junho de 2019, 00:49 am »
Boa noite ao dar um check up(visual) a minha laguna vi que a saída (aquela trompeta) do turbo para o intercooler tem uma rachadela enorme que a semana passada não estava lá, não noto perda de potência nenhuma no carro a mesma tem 3 ou 4cm na parte visível pois a mesma torce para dentro mas acredito que seja maior pois a parte mais larga da rachadela está praticamente no início da parte visível (início da tal trompeta).
Concelhos sobre o que fazer?  Soldar julgo que o mecânico não consiga pois o turbo parece me de alumínio e o latão dificilmente irá pegar...um torneiro fará o serviço com durabilidade?(presumindo que seja só a corneta que está estalada o que duvido).
Obrigado

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« Responder #1 em: 11 de Junho de 2019, 09:28 am »
Consegues colocar uma foto para se ver qual é a parte rachada e a dimensão da rachadela?

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« Responder #2 em: 11 de Junho de 2019, 13:08 pm »

https://ibb.co/G531B7X ontem tentei tirar fotos mas não consegui arranjar ângulo para conseguir apanhar, mas é perfeitamente perceptível que é na zona e tem pelo menos a dimensão representada na imagem que postei.
Basicamente é uma fenda mas em 1cm na zona inicial (a contar do corpo do turbo) abriu e já entra um papel dobrado 3x aproximadamente.
Obrigado e cumprimentos
« Última modificação: 13 de Setembro de 2019, 08:22 am por Sls a GPL »

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« Responder #3 em: 11 de Junho de 2019, 14:08 pm »
Se a fissura não for muito grande, é possível que dê para soldar (o pessoal que adapta turbos doutros modelos, fazem soldas nessa falange). Mas convinha perceber qual foi a origem da rachadela. Para isso rachar, o turbo pode estar a aquecer demasiado.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« Responder #4 em: 11 de Junho de 2019, 15:53 pm »

Obrigado pela tua opinião...Já agora esse aquecimento seria originado pelo que? O motor não aquece filtro do ar e novo a carrinha puxa o normal e habitual não tenho ideia de onde viria esse aquecimento excessivo.
Cumprimentos
« Última modificação: 13 de Setembro de 2019, 08:23 am por Sls a GPL »

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« Responder #5 em: 12 de Junho de 2019, 07:22 am »
As  estaladelas podem surgir também por vibração (fraturas de stress) e essa é  uma zona sujeita a temperatura, pressão e vibração.
Convém verificar que o turbo pode estar a aquecer mais que o normal (independentemente da temperatura de funcionamento do bloco, que é refrigerado), por exemplo, por deficiência na descarga de gases.. Essa viatura tem catalisador e se teve estiver a ficar entupido cria muito mais calor e stress ao turbo. Tive um megane 1 com esse motor 1.9 dci que me rebentava tubos de intercooler com frequência porque o catalisador andava meio bloqueado, resolvido esse entupimento nunca mais ocorreu essa minha anomalia..
Manda resolver isso quanto antes, senão tens um turbo partido em breve (e dá para soldar a alumínio ou substituir apenas o caracol, mas acabas por revisionar todo esse componente).

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« Responder #6 em: 12 de Junho de 2019, 14:26 pm »
Peço desculpa não ter dito nada antes mas não consegui...
Ontem ao final do dia passei no mecânico que me esteve a ver o carro (dentro do possível), e o ponto de situação é o seguinte:
Existe de facto uma "anormalidade" na falange do turbo esteticamente parecida com uma estaladela, no entanto a mesma aparenta ser apenas superficial já que não tem nenhuma perda de compressão por aquela zona.
O carro estava muito quente para aferir mais do que visualmente e de momento não tenho qualquer hipótese de o parar no mecânico pois faz me muita falta, como já tinha revisão marcada para o final do mês (óleo e filtros), disse me para não "esfregar" muito o carro até lá e nessa altura ele verifica o problema mais de perto.
Na opinião dele existe uma ligeira "cedência na fundição" da falange do turbo, disse me também que já por lá foi muita gente que mandou soldar turbo (em diferentes torneiros da zona), mas poucos foi os que não voltaram lá pouco tempo depois porque a maior parte das vezes a solda cede.
Disse que o ideal visto que o turbo é novo (é novo mas não tem garantia pois já foi comprado por outra pessoa a quase 4 anos) seria transferir o core para a "carcaça" do velho que tirei a 2 meses Mas na zona não há ninguém que "calibre" o mesmo depois as 2 casas que reparam turbos na zona simplesmente mudam o core por um já calibrado não teem material para fazer reparações mais baratas e simples mudam tudo e pronto.
Para já é um não problema mas se de facto a coisa piorar não sei o que fazer.
O Catalizador foi inspecionando e limpo a quando da troca do turbo por isso só tem 2 meses o que praticamente o elimina como suspeito...agora tenho a impressão do escape estar com uma pequena fuga a meio (mas julgo que isso ate retiraria temperatura ao turbo).
Cumprimentos

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« Responder #7 em: 25 de Junho de 2019, 02:14 am »
Só para revelar o desfecho da história...turbo partido mesmo fuga óleo pela rachadela pelo que...sucata com ele fica montado até haver alguma solução para o mesmo nao posso de todo encostar o carro agora.
Cumprimentos

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« Responder #8 em: 25 de Junho de 2019, 14:33 pm »
Eu ainda mandava hibridar isso.. Que cena tramada

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« Responder #9 em: 25 de Junho de 2019, 17:07 pm »
Pede orçamento na hpturbo...

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« Responder #10 em: 25 de Junho de 2019, 23:31 pm »

Obrigado pela sugestão mas sou de Vila Real, pelo que a hp turbo por muito bom feedback que tenha ouvido me fica um bocadinho fora de mão...
Já pedi orçamento para reparar o velho 190 no mínimo 290 máximo (mas já lá mandei reparar o de uma megane 1.5dci e não fiquei muito satisfeito...) pelo que não sei o que fazer agora.
Para já fica montado a carrinha puxa bem, não está a fazer fumo nem assobia, está a pingar algum óleo mas nada que já não esteja habituado nem nada de muito grave ainda na sexta fui ao Porto e vim e ela nem sinal deu de nada , o efeito secundário foi ter de adiar a revisão até ver o que faço,  mal se tirou o resguardo viu se a fuga e confirmou se por cima que tem óleo na parte rachada.
Não posso parar a carrinha agora e o fim do mês está aí pelo que não tenho grande folga para mexer nisso agora a ver o que isto da queria deixar passar Esta semana e a próxima pois com o WTCR esta cidade fica um inferno muito limitada e a ter que se dar muitas voltas por o traçado começar a ficar encerrado permanentemente não é a melhor altura para reparar isto .
Cumprimentos
« Última modificação: 13 de Setembro de 2019, 08:24 am por Sls a GPL »

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« Responder #11 em: 27 de Junho de 2019, 18:30 pm »
Aproveita para sondar com envio postal. Usar o tempo a favor. Sendo de Vila Real a Espanha não será opção?

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Turbo laguna 2 1.9dci rachado
« Responder #12 em: 03 de Julho de 2019, 15:00 pm »
Obrigado pela sugestão a nível postal não compensa de todo pode e compensar dar um passeio e tal e ir ver vamos ver como corre também se suspeita de segmentos a dar o berro pelo que vem aí uma dolorosa e tanto falta ver com o teste de compressão para confirmar o diagnóstico.
Cumprimentos