Autor T√≥pico: Sineblocos (Silent blocks) do charion (chariott) com folga (Clio III)  (Lida 333 vezes)

Offline X-Flies

• 1.0 SCe
  • *
Boa tarde,

a minha esposa foi por 4 pneus hoje à tarde e alinhar a direcção. Saiu de lá com 4 pneus e um diagnóstico de:

"Folga nos sineblocos do charion. Alinhar a direcção à posteriori."

J√° estive √† procura e encontrei informa√ß√£o d√≠spar (al√©m das formas diferentes de escrever os termos) e n√£o consegui tirar as minhas d√ļvidas.

Eu n√£o percebo nada de mec√Ęnica mas isto √© o mesmo que os sineblocos do tri√Ęngulo da direc√ß√£o? Ou existe mesmo algo diferente que s√£o os sineblocos do charion. Andava a ver do que se tratava para me preparar para o susto.

Alguém sabe a ordem de valores de uma reparação destas?

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Sineblocos (Silent blocks) do charion (chariott) com folga (Clio III)
« Responder #1 em: 03 de Setembro de 2019, 21:28 pm »
Vamos por partes.
Sinoblocos são os casquilhos/bushings. Normalmente em borracha porém existe em poliuretano.
Charion - Estrutura inferior de suporte do motor/subframe.

Poder√£o estar a referir aos casquilhos onde os tri√Ęngulos da suspens√£o se unem √† estrutura.

Offline X-Flies

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 03 de Setembro de 2019, 22:53 pm »
Vi agr que escrevi sineblocos em todo o lado em vez de sinoblocos.

Não tenho mais informação sem ser a que me escreveram num bilhetinho. Folga nos sinoblocos do charion.

Foi indicado como motivo de desgaste dos pneus. Fui trocar de pneus porque sentia a direcção a saltitar, a vibrar e ja n sentia o carro seguro.

Apenas comecei a procurar para ficar j√° preparado mas ainda fiquei mais confuso porque li que os sinoblocos s√£o do tri√Ęngulo da direc√ß√£o e n√£o do charion...

Confus√£o para um leigo mas para quem √© mec√Ęnico deve fazer sentido.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #3 em: 04 de Setembro de 2019, 00:32 am »
Se forem os casquilhos dos tri√Ęngulos, era mesmo isso que os t√©cnicos que trabalham com alinhamento de direc√ß√£o escreveriam.. Para mais, quando esses t√™m folga, al√©m do carro fazer bastante barulho em piso irregular, o rem√©dio (regra geral) √© trocar ambos os tri√Ęngulos e as ponteiras de dire√ß√£o.
Se eu tivesse uma indicação dessas, iria procurar a folga nos sinoblocos da barra estabilizadora (esses apertam também no charriot).

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #4 em: 04 de Setembro de 2019, 12:59 pm »
Na zona frontal normalmente existem os seguintes casquilhos/sinoblocos/bushes:
- Topos de amortecedor;
- Apoios de motor;
- Apoios da caixa de velocidades;
- Tri√Ęngulos superiores (quando existentes) e inferiores ao charrion/subframe;
- Barra estabilizadora (drop-links ou escoras);

Do sistema de direcção tens os seguintes componentes:
- Tri√Ęngulos;
- Amortecedor;
- Mola;
- Ponteira de direcção;
- Ponteira do tri√Ęngulo ao cubo/manga de eixo;

Os dois √ļltimos ir√£o influenciar mais os movimentos laterais e longitudinais com o piso. Os casquilhos dos tri√Ęngulos tamb√©m influenciam e a passagem de vibra√ß√£o ao chassis. Portanto ser√£o os pontos a rever.
Existem tutoriais para aferir o estado de cada através de levantar a roda do canto pretendido.

Offline X-Flies

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 04 de Setembro de 2019, 15:35 pm »
Deve ser isto:

Penso que seja a isto que tanto o Farfalho como o CarM se referiram nos posts. (referiram-se a mais pontos mas este parece o que está de acordo com o diagnóstico escrito)

Mas s√°bado j√° vou coloc√°-lo na oficina e de caminho passo pela casa de pneus a confirmar.

A minha curiosidade e medo de repara√ß√Ķes √© que me fez vir perguntar se algu√©m tinha ideia do que se podia tratar.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #6 em: 04 de Setembro de 2019, 16:43 pm »
@Farfalho,

O amortecedor, sua mola e cabe√ßote, o tri√Ęngulo e barra estabilizadora s√£o elementos de Suspens√£o. A manga de eixo, a caixa de dire√ß√£o e suas ponteiras √© que s√£o elementos de Dire√ß√£o.
Os sinoblocos da barra estabilizadora  est√£o fixos ao charriot normalmente atr√°s da cx de dire√ß√£o.

Os sinoblocos que referi n√£o s√£o os que est√£o na imagem nem me lembro de os ter trocado em nenhum dos meus carros..

Offline X-Flies

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 20 de Setembro de 2019, 08:34 am »
Update.

Repara√ß√£o conclu√≠da, troca daqueles sinoblocos que apontei anteriormente (Charion), nos tri√Ęngulos e os apoios superiores do amortecedor (cabe√ßotes?).

Carro novamente est√°vel, vamos ver agora como ser√° o desgaste dos pneus.