Àrea Tecnica > B: Clio, Modus & Captur

Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite

(1/5) > >>

BADUMTSS:
Bom dia a todos!

Estou farto de dar voltas e voltas e mais voltas, e não consigo decidir-me sobre que carro comprar muito honestamente...

Sou actualmente possuidor de um Clio III de 2007 versão comercial, e faço médias de 5.0 com ele, estou habituado a baixos consumos e faço-lhe as manutenções habituais apenas e está feito, nunca me deu chatices.

O actual carro foi comprado em Janeiro de 2016 com cerca de 120Mil KM's , e vai neste momento com 163mil KM's, actualmente faço aproximadamente 45Km's diários (já a incluir ida e volta) e mesmo quando estou de folga ou depois de trabalho costumo ir dar umas voltinhas, e por vezes lá faço mais uns 25-30KM's para ir ao cinema, passear à praia, etc...

Fazendo bem as contas, não sei até que ponto efectivamente me iria compensar um Diesel ou não, porque assim de cabeça teria comprado o Diesel sem hesitar se não tivesse visto tantos problemas e manutenções com a FAP/EGR e é isso que me tem mantido super indeciso sobre que carro comprar, porque não tinha conhecimento do quão complexo é um carro a Diesel moderno...

Isto será para pagar a pronto e não tenciono mudar de carro nos próximos 5 anos ou mais, isto a contar que não mudo de emprego e do nada deixe de fazer os KM's actuais que faço. As minhas indecisões estão entre estes dois modelos:

- https://www.caetanoformularenault.pt/viatura-usada/renault-clio-0.9-energy-tce-90-limited-10021000
- https://www.caetanoformularenault.pt/viatura-usada/renault-clio-1.5-dci-90-energy-limited-edition-10015580

Já li que o motor 0.9 TCe não é lá muito económico, e isso faz-me afastar um pouco dele ao mesmo, tanto que  ando a considerar (Caso opte por gasolina) o Peugeot 208 1.2 PureTech Signature que aparentemente consome menos e tem umas prestações bastante aceitáveis.

Precisava mesmo do máximo de testemunhos possível e o que fariam no meu caso.

Muito obrigado desde já :)

Rafael Alexandre:
Boas BADUMTSS,

Também tive um Clio III de 85 cv e fazia esses óptimos consumos.
Super fiável, nunca deu chatices nos 9 anos que a tive.
Ainda não tinha a dita "complexidade" dos novos diesel com os FAP, etc.

No teu caso, aparentemente vale a pena investir em motorização diesel, se bem que o retorno ainda demore uns bons anos.
Actualmente e no meu caso em particular não me compensa o investimento nos diesel; mesmo assim voltei a comprar porque prefiro esta motorização.
Mesmo estando avisado dos problemas dos novos diesel, não hesitei.
Se calhar fiz mal, porque me saiu a fava; comprei há um ano e tem sido uma lástima,
Não por problemas relacionados com FAP / EGR etc mas por outro motivo já aqui bem espremido neste forum.

De momento ando com um TCE de 90 cv emprestado pela oficina do concessionário e tenho diariamente efectuado um estudo sobre os consumos.
Durante este ano já é o 5º TCE que me emprestam e não tenho duvidas quanto aos consumos.

Estes são muito díspares; os meus dados deram-me entre os 4,9 e os 10.
Se rolares nas calmas em auto estrada ou nacionais sem transito, consegues fazer pelos 5 a 6 litros.
Já quando passas só para cidade, prepara-te para gastar acima dos 8 litros.
Todos estes consumos sem exageros e de um certo modo a trabalhar para os mesmos.
O que é um facto é que estamos habituados aos diesel, e existem diferenças na gestão para os a gasolina.
Gestão do pezinho direito principalmente.

Dispõe !!!

BADUMTSS:
Muito obrigado pela tua resposta!

Quando referes esta parte: "Não por problemas relacionados com FAP / EGR etc mas por outro motivo já aqui bem espremido neste forum." - Quais problemas te referes? Isto para ficar desde já avisado e em alerta que poderá ou não decidir na minha escolha.

Relativamente aos carros, ainda me conseguem fazer mais barato o 1.5 DCI por 14.500€ , acabando por ficar mais barato ou se procurar outros não tão "novos" ao mesmo preço que o 0.9TCe , penso que acaba por compensar o Diesel não?

Obrigado mais uma vez.

Rafael Alexandre:
Boas,

Resumidamente, a minha Megane tem um problema na embraiagem; após rolar uns kms (portanto quando está quente), o pedal da embraiagem fica duro e faz ruído.
Já foi tudo substituído e continua na mesma.
Neste momento, está na oficina desde o dia 02; já foram executadas 8 intervenções e não resolveram.
Estou a aguardar informações a qualquer momento para perceber o que irão fazer.

Atendendo aos kms que fazes, eu optaría pelo DCI mesmo sabendo que os actuais motores têm mais probabilidades de darem chatices.
A gasolina será para quem role menos kms, e depois tens de andar sempre a gerir o andamento sob pena de te ir muito ao bolso.
Independentemente de tudo, eu gosto bem mais dos Diesel.

Vamos falando.

Um abraço

BADUMTSS:
Pensei que era problemas derivados ao Clio IV, sendo assim fico mais descansado, dado que o carro que me interessa é a da Phase 3 dos Clio IV e acredito ser um modelo já bastante refinado e sem problemas de maior a apresentar...

No teu caso parecer ser "normal" dado que é um modelo novo no mercado, e um early adopter infelizmente sofre sempre.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa