Autor Tópico: O carro treme em andamento em baixas totaçoes  (Lida 3873 vezes)

Offline jmsn74

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: evora
  • Garagem : laguna III
O carro treme em andamento em baixas totaçoes
« em: 07 de Janeiro de 2020, 13:45 pm »
Ola a todos,

Tenho um Megane 1.5 DCI comercial de 2006 com 270 mil kilometros

Ja o tenho vai fazer 3 anos e nada apontar. meter gasóleo e andar. Mas como o carro ja nao é novo é normal começar haver peças que precisem ser substituídas.
Entre elas recentemente, foi mudado kit de embraiagem. nao havendo necessidade de mudar o biomassa, (segundo a cvs do mecânico).

O que aconteceu depois da reparação é algo estranho. O carro treme em andamento, mesmo andando devagar , a uns 40 a 80 kilm por hora nota se o carro abanar. a sensação que da é que existe algo torto ou desalinhado. Reparei que quando atinge os 100 kil deixa de fazer principalmente quando se estabiliza o pe no acelerador ou mantém essa velocidade. Ja fui ver se era algo de alinhamento das rodas ou da direção mas nao. O problema mantem se....

A pergunta é:
O que possa ser?!
A mudanca do kit de embraiagem possa ser a causa?? Nao me parece.
Algo ficou mal montado??
Alguma transmissão?? Mas se antes da repacao nao fazia, e so comecou a fazer depois, tambem é um pouco estranho

Agradecia ajuda da vossa parte nesta minha situaçao

Obrigado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: O carro treme em andamento em baixas totaçoes
« Responder #1 em: 07 de Janeiro de 2020, 14:54 pm »
Quase de certeza que tem a ver com essa reparação, e quase de certeza que é por não ter sido substituído o  bimassa.

Offline jmsn74

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 07 de Janeiro de 2020, 19:29 pm »
O mecanico diz que é a transmissão que ja nao estava famosa e ao ser mexida criou esse problema. Agora nao sei. Mas o que o biomassa tem a ver com o carro tremer em movimento??

Offline Ganzado75

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
« Responder #3 em: 08 de Janeiro de 2020, 15:27 pm »
tremer, patinar ,fazer barulho etc.... agora se  mudaste a embraiagem e esse mecanico não te avisou do bimassa??  ainda para mais num comercial que supostamente anda carregado ou não mas 270 mil.. não é por mais uns cobres... agora se calhar tens de trocar o bimassa e vamos a ver se essa vibração nao  estaga mais nada ...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #4 em: 09 de Janeiro de 2020, 14:04 pm »
A transmissão o mais que pode fazer é barulho.
Se o bimassa tiver folgas o que vai fazer é provocar vibrações, é o mesmo que acontece quando uma roda não está calibrada, à medida que aumentas a velocidade a direção treme.
Normalmente quando se muda a embraiagem o bi massa muda-se também.
Por outro lado é preciso ver também se o motor não está "manco" ou seja, problemas na injecção que origine um trabalhar desequilibrado, ai também são geradas vibrações.
Rodas descalibradas também.

Mas se isso surgiu após a troca da embraiagem, a possibilidade de ser do bi massa é quase certa.

Offline jmsn74

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 10 de Janeiro de 2020, 11:57 am »
Obrigado pelos conselhos e esclarecimentos a todos.
Mas a questao agora é ....
Como tenho a certeza do problema?? Porque sao reparações caras e o dinheiro nao abunda...
Existe forma de saber o real problema que tem antes de gastar o dinheiro?! Corro o risco de fazer a reparaçao no bimassa e transmisao

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 10 de Janeiro de 2020, 12:41 pm »
Experimenta acelerar e desacelerar o carro com ele parado e verifica se o motor tem vibrações anormais, se sim, é sinal que o motor não está devidamente compensado e por isso gera as vibrações. Depois verifica se não será provocado por falhas na injecção, se o motor falha, etc. Se estiver a trabalhar normalmente mas tiver as ditas vibrações é garantidamente do bi massa.

Em relação À transmissão, coloca o carro no ar, e verifica folgas. Se houver folgas na transmissão e ou suspensão, também podem ser as causadoras das vibrações.

Estado dos apoios do motor, ver se estão gastos, se ao empurrar o motor pela zona do carter com a mão para a a frente e para trás, ele oscila muito e sentes bater em seco, é sinal dos apoios do motor a precisar de reforma, etc.

Ver se não saltou nenhum dos pesos que equilibram as jantes, calibrar as jantes, etc

há uma serie de diagnósticos sem custos que podes fazer para tentar encontrar a origem das vibrações

Offline jmsn74

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 21 de Janeiro de 2020, 15:18 pm »
Antes demais, peço desculpa pela demora na resposta.
Agradeço a todos pela respostas e comunicar que o problema foi resolvido  :grin:
Sempre era da transmissão, foi substituída e resolveu se o problema.
Em relaçao ao biomassa o meu ainda tem a fixa, (acho que é assim que se diz). nao é tao cara como a outra. Menos mal caso um dia precise de a substituir  :azn:
Mais uma vez obrigado pela atenção e compreensão