Autor T√≥pico: Kangoo 1.9D - Ar junto ao filtro gasoleo apenas com carro desligado  (Lida 2421 vezes)

Offline kelly

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Re: Kangoo 1.9D - Ar junto ao filtro gasoleo apenas com carro desligado
« Responder #15 em: 13 de Maio de 2020, 19:56 pm »
..continuação..
Novo episódio da novela Kangoo

Supostamente foi testado um novo sensor tps na carrinha e n√£o resolveu o problema. Paguei a m√£o de obra e sugeriram me que seria de pensar em reparar a bomba injetora.

Fui a esta oficina porque tenho praticamente a certeza que tenho um problema eletrico/ eletronico e esta oficina julgo ser a que est√° mais bem equipada nessa area.

Foi uma desilusão, não por nao me repararem o problema, mas porque quando abri o capot da carrinha me assustei.. Tudo mal montado, tubagens fora dos apoios, peças penduradas fora dos apoios, juntas da centralina trilhadas e fora do sitio, o motor completamente salpicado do que me parecia oleo.. lá percebi que tirarm a EGR.. enfim..

Não tenho praticamente respostas a este tópico, mas vou continuando a partilhar na esperança que alguem me consiga pelo menos conformar se estou a pensar bem ou não..

resumo: Depois das tubagens com ar, a carrinha comecou a falhar muito ao ralenti, e marcha lenta,  por vezes tamb√©m em marcha mais rapida, mas pelo menos nao se nota tanto. A carrinha puxa bem, responde bem ao toque de acelarador e pega assim que a luz da resistencia apaga sem hesitar.

O que me intriga aqui é o seguinte:
* A frio.. a carrinha n√£o tem qualquer sintoma e trabalha normalmente sem falhas. Cerca de 3 minutos, depois comeca a falhar.
Se fosse do sensor da posição do pedal, ou da bomba injetora, não deveria falhar logo assim que a coloco a trabalhar?

Já agora se alguem conehcer alguma oficina que preste realmente bom serviço, quer de mecanica quer de eletronica auto de preferencia na margem sul, por favor informe me. por aqui ou por PM. Valorizo e não me importo de pagar mais a quem tenha brio no trabalho. Monte tudo o que desmonta com cuidado e rigor. Deixe o motor limpo e cuidado. Ando com carros mais velhos por opcao, e gosto de estimá los e fazer com que durem.

Offline Ganzado75

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Re: Kangoo 1.9D - Ar junto ao filtro gasoleo apenas com carro desligado
« Responder #16 em: 13 de Maio de 2020, 23:12 pm »
acho que j√° te devem ter dito tens em lisboa  o  Ca√ßoila n√£o fica assim t√£o fora de m√£o e se calhar ficas com a certeza do que realmente a maquina tem..

Offline andresilvac4

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Re: Kangoo 1.9D - Ar junto ao filtro gasoleo apenas com carro desligado
« Responder #17 em: 14 de Maio de 2020, 14:42 pm »
√Č assim h√° avarias que s√£o at√© "simples" mas manhosas de se diagnosticar... Pelos sintomas iria para a bomba injetora at√© porque essas n√£o teem grande fama pode se dar o caso de estar com algum probelma quando digo bomba refiro ao conjunto bomba/injetores poder√° haver a√≠ algum problema... Mas l√° est√° ningu√©m √© a "Maia" dos carros para adivinhar qual √© o problema e muitas vezes diagnosticar problemas assim √© complicado e tem que se eliminar por partes o que leva tempo e ‚ā¨‚ā¨ as vezes para nada s√≥ para excluir... Depois √© por isso que se chega a um mec√Ęnico e ele pega e diz logo que √© algo muda e fica ok (um gajo j√° foi a 3 e n√£o deram com o probelma) e simplesmente √© por j√° ter tido um caso parecido e nem √© melhor nem pior que os outros 3 simplesmente j√° teve experi√™ncia ou teve um palpite... J√° te disseram vai a oficina que te recomendaram ou tenta ir a uma que lide com inje√ß√Ķes para poderem no m√≠nimo teste as press√Ķes porque me inclino para probelma na bomba/injetores

Offline kelly

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Re: Kangoo 1.9D - Ar junto ao filtro gasoleo apenas com carro desligado
« Responder #18 em: 14 de Maio de 2020, 18:46 pm »
Ganzado 75.. Obrigado.. já tinha lido por aqui sim.. Vou la na próxima porque parece que já encontrei a causa desta avaria.
Fazia sentido.. A carrinha só falhava com o aumento da temperatura, portanto a avaria tinha de estar relacionada com isso mesmo.
Assim que tirei a ficha do sensor de tempretura do liquido de refrigeração.. A carrinha voltou..
J√° tenho aqui o sensor troco amanh√£. depois dou feedback..
Andresilvac4.. Concordo em parte.. mas discordo numa parte um pouco maior.. digamos que concordo em 1/4 e discordo em 3/4.
Não vou mencionar nomes de oficinas por onde fui por causa deste problema. Uma delas é um franchising a nivel nacional que anuncia tecnologia de ponta e tecnicos especialistas em todoo tipo de problema.. Paga se bem.. e já me desenrascaram muitas coisas. Mas aqui falharam.. e falharam muito.. Deixaram me o motor numa lástima, desde apoios partidos, juntas/ vedantes (incluindo a da centralina rasgados), peças mal montadas..e tudo cagado de oleo.. Mas o pior.. o pior de tudo foi a frase que ouvi "dei aqui umas pancdas na cabeça da bomba injetora e parece que comecou a trabalhar melhor",.. cada vez que me lembro disto.. da me arrepios..
N√£o sou apologista das repara√ß√Ķes por tentativa e erro, apesar de ter consci√™ncia que pode acontecer em situa√ß√Ķes com sintomas semelhantes..
Julgo que a mec√Ęnica √© um pouco mais que isso.. √Č como ir ao m√©dico. pelos sintomas e alguns exames diagnosticam te o problema.
Julguei que o problema que a carrinha tem, seria facil de identificar pelos sintomas.. e cheguei la após ler um manual de funcionamento do sistema de injecão do motor F8Q da renault, e uma conversa com um membro de um forum inglês, a quem agradeço muito.
Amanh√£ coloco o novo sensor.. j√° o tenho aqui.. e dou noticias

Offline Ganzado75

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Re: Kangoo 1.9D - Ar junto ao filtro gasoleo apenas com carro desligado
« Responder #19 em: 14 de Maio de 2020, 19:14 pm »
se ficar resolvido melhor sen√£o j√° sabes onde podes ir e pelo que a malta diz √© de confian√ßa e percebe da coisa  :happy:

Offline andresilvac4

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Re: Kangoo 1.9D - Ar junto ao filtro gasoleo apenas com carro desligado
« Responder #20 em: 14 de Maio de 2020, 19:16 pm »
Isso nem tem desculpa mau serviço não se admite estava a falar em por exemplo substituir esse sensor e o probelma ser na bomba ou vice versa andar a ver pressão e retorno dos injetores nunca andar as "pancadas" a nada ou partir... Mas já agora algum sintoma no ponteiro da temperatura ou foi mesmo sem ele dar qualquer sintoma?

Offline kelly

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Re: Kangoo 1.9D - Ar junto ao filtro gasoleo apenas com carro desligado
« Responder #21 em: 02 de Junho de 2020, 19:10 pm »
Feedback: Só agora consegui voltar a mexer na carrinha. O sensor não resolveu o problema. Portanto o sensor estava bom.
Recapitulando, quando tiro a ficha do sensor da temperatura a carrinha pouco ou nada falha.
Sendo que um dos valores tidos em conta pela centralina para fazer a gestão do sistema de injecão é a temperatura do liquido de refrigeração algo está errado. Percebi que pode ser cablagem porque desarmei tudo o que eram fios, e descobri falta de massa numa das pistas do sensor de posição do pedal do acelarador. Este consegui resolver.
Seguindo os fios do sensor de temperatura do liquido de refrigeração percebi que um liga a um relé. Relé esse que julgo que seja para acionamento da ventoinha do radiador de água. Tinha um pino partido. Soldei.. Mas infelizmente continua tudo na mesma. Alguem me sabe confirmar se este relé ( 7700412030) é apenas para acionamento da ventoinha?
Testei todas as resist√™ncias e duas n√£o me parecem estar boas, no entanto n√£o sou perito em eletronica e fico na d√ļvida se estou a fazer algo de errado

Offline kelly

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Re: Kangoo 1.9D - Ar junto ao filtro gasoleo apenas com carro desligado
« Responder #22 em: 03 de Junho de 2020, 16:18 pm »
Enganei me na referência do relé. Logo já coloco a refer~encia correta.
Obrigado

Offline kelly

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Re: Kangoo 1.9D - Ar junto ao filtro gasoleo apenas com carro desligado
« Responder #23 em: 17 de Junho de 2020, 09:43 am »
Ainda com o problema por resolver.. aconselhar a uma visita a um especialista em reparação bombas injetoras aqui perto da minha área de residência.. está com muito trabalho e não me ligou a carrinha a máquina..mas teve ouvi-la trabalhar e deu uma volta e disse-me que não lhe parece nada que seja da bomba injetora.. a carrinha puxa bem.. responde bem ao toque no acelerador, etc.. umas vezes falha outras não. Então aponta para a EGR.. no entanto e por ter quase a certeza que é a EGR está a funcionar corretamente.. e voltando a história das bolhas junto ao filtro do gasóleo.. poderá estar a entrar por alguma das válvulas que ficam na bomba injetora? Existem as válvulas de mais e menos caudal e de avanço..
j√° dei tanta volta j√° gastei tanto dinheiro j√° n√£o sei o que hei-de fazer..
N√£o posso andar a pagar s√≥ para me darem opini√Ķes..
Alguma ideia?