Autor Tópico: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão  (Lida 180 vezes)

Offline leatavsan

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vagos
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Renault Grand Scenic 2005
Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« em: 05 de Junho de 2020, 23:56 pm »
Boa notie

É o seguinte,

Comprei já há largos meses uma Renault Grand Scénic II de 2005 (1.5 dCi, 100cv, mudanças manuais) que na altura tinha menos de 160mil km num stand próximo de casa até.
O preço do carro estava muito abaixo do preço do restante mercado, pois precisava de trocar 1 amortecedor frontal e também tinha a embraiagem muito pesada.
Logo no primeiro mês tratei as coisas com o meu mecânico que o meu pai já lá vai há +20 anos, e ele colocou-me 2 amortecedores novos, kit de embaiagem e bomba de embraiagem nova.

Acontece que desde que o comprei sempre notei que ao passar em covas, buracos e lombas, por vezes, (mas quase sempre) o carro fazia barulho, especialmente no amortecedor do lado direito, sendo que no lado esquerdo também fazia, mas muito mais raramente.

Depois da troca dos amortecedores, pensei que esses barulhos desaparecessem, mas isso não aconteceu. De qualquer forma fui alinhar a direção (na altura fui à Norauto) e lá disseram-me que o tirante da barra estabilizadora tinha "problemas", mas para não me preocupar, pois não era uma coisa que afetasse a segurança do veículo. Seria apenas um defeito que se notaria pelo facto do carro fazer barulho nos buracos da estrada.
Com isto fiquei mais descansado, no entanto aquele barulho sempre me foi incomodando.

Há cerca de 2 meses fui ao meu mecânico para ele fazer a troca do óleo do carro e aproveitei e pedi-lhe também para verificar essa situação da barra estabilizadora.
Ele fez a troca do óleo e disse que via que existia lá um "problema" no tirante mas para não me preocupar.

Até aqui tudo bem. Agora acontece que no fim-de-semana passado fui trocar de pneus e pedi para que me trocassem os 2 tirantes para ver se me via livre daquele barulho. O dono analisou primeiro o carro antes de se seguir com o arranjo, e após confirmado o diagnóstico, lá tratou disso.

Apesar desse arranjo (que por aquilo que me foram dizendo, até nem era necessário), o carro continua a fazer barulho. Agora não faz tantas vezes, mas continua a fazê-lo e eu continuo sem saber o porquê.



Factos que podem considerar importantes:
o carro foi à inspeção depois de trocar o óleo e passou sem anotações nenhuma.
o carro não é batido (verifiquei junta da minha seguradora)
por vezes acontece que quando estou a travar e o carro bate num buraco/lomba o pedal do travão parece que treme e a direção também


Alguém me sabe dizer de onde poderá vir este barulho?


Desde já agradeço toda e qualquer ajuda!