Autor Tópico: Scenic 1.5dci 80cv faz fumo  (Lida 1236 vezes)

Offline i9ar

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Scenic
Scenic 1.5dci 80cv faz fumo
« em: 26 de Agosto de 2020, 22:07 pm »
Olá a todos. Comprei há pouco tempo um Scenic de 2005 com motor 1.5dci de 80cv ( 60kw ), com apenas 115000 kms e historico de revisões. Era de uma senhora e comprei à propria. Pouco tempo depois da compra, noto que o carro a arrancar faz fumo ( faz mais enquanto está frio ) e quando dou acelerador tambem faz fumo ( embora faça mais no arranque ), em velocidade estabilizada, não consigo ver fumo. Pensei ser do turbo, pois não sinto o kick do turbo em momento algum, mas como só tem 80cv e o scenic não é leve, talvez seja normal. Em grandes subidas perde um pouco de velocidade, mas se fosse mesmo o turbo, penso que deveria perder mais, não sei. Após fazer um bocado de auto estrada, fiquei com a sensação que fumava menos e puxava melhor, mas pode ser apenas sensação. O carro não engasga, trabalha certinho, mas no arranque ou quando lhe carrego no pedal, faz algum fumo que me parece meio azulado. Será turbo? Admissão? Segmentos? tendo o carro tão poucos kms e sido bem tratado, acham isto normal? Já marquei um diagnostico mas devido às ferias das oficinas, só consegui para 3ª feira e até lá estou ansioso por saber quanto poderei ter de gastar, na pior das hipoteses. Um amigo falou-me em 600 euros ou mais se for turbo. Alguem pode dar algumas dicas? Obrigado.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Scenic 1.5dci 80cv faz fumo
« Responder #1 em: 15 de Setembro de 2020, 22:59 pm »
O que chamas de bem tratado?  :laugh: :laugh:
Os motores diesel precisam de trabalhar num regime longo, para que aqueçam o suficiente. Muitas vezes as pessoas usam em percursos curtos, ou em muito para arranca, e apesar de terem poucos km, esse tipo de condução, não significa tratar bem do motor, pelo contrário. Provoca acumulações de carvão, e não só.

Faz-lhe uma boa revisão e depois aproveita e faz uns bons passeios por autoestrada, depois vê se notas melhorias, se há consumos de óleo, etc.