Autor Tópico: Barulho travagem CLIO IV  (Lida 8689 vezes)

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
Barulho travagem CLIO IV
« em: 10 de Dezembro de 2020, 17:11 pm »
Boas pessoal,

Tenho um CLIO IV de 2016 e à umas 3 semanas para cá que quando travo e o carro já está em baixa velocidade faz um barulho super audivel desde o interior, como se tivesse sem pastilhas... Quase parece ferro com ferro a arranhar, é super audivel e nada agradavel.

As pastilhas ainda estão a meio. Passei na renault e foi me dito que é normal porque as pastilhas não têm amianto, e que com o tempo começam a fazer ruido, no entanto,  não deram nenhuma volta com o carro para comprovar o ruido...

Lembro-me que tive este problema com as pastilhas originais mas já quando estavam mesmo mesmo no fim... Agora ainda vão a meio. Conduzo muitos carros diferentes, e nunca tive problemas destes com nenhum deles, portanto não há de ser da minha condução, até porque tento sempre não abusar dos travões, travar com a caixa, etc.

Estou a pensar trocar os discos e pastilhas por outra marca, a ver se o problema desaparece, mas tenho medo de piorar a situação ou a eficacia de travagem...

Resumindo, alguem já passou pelo mesmo, alguma sugestão?

Obrigado!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Barulho travagem CLIO IV
« Responder #1 em: 11 de Dezembro de 2020, 14:03 pm »
Qual a marca das pastilhas? o problema pode ser ai.
À que ter em conta que com a chuva é propicio à entrada de lixo para o espaço entre as pastilhas e o disco e  ajuda nos ruídos.

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 11 de Dezembro de 2020, 14:06 pm »
São as originais, portanto são ATE.

Não sei o que pensar honestamente, o barulho é bastante elevado e é mesmo como se tivesse uma pedra ou ferro com ferro ao travar (não noto nenhum "risco" diferente nos discos). Acho estranho o chefe de oficina dizer que é normal e que todos os carros fazem isto...

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
« Responder #3 em: 12 de Dezembro de 2020, 15:52 pm »
A concelho a troca das pastilhas por umas da textar para tentar resolver o probelma.
Textar porquê? Simples são pastilhas muito mais macias, já uso aos anos sem nunca terem feito barulho como são macias desgastam se mais facilmente mas quase nunca fazem barulho, é uma solução simples e barata depois é mudar os discos também mas para princípio as pastilhas mais macias são melhor solução

Offline MRU

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
« Responder #4 em: 12 de Dezembro de 2020, 16:48 pm »
Textar não, são bem piores na minha experiencia.

Antes destas pastilhas, meti textar (quando as pastilhas que vieram de fabrica acabaram) e foi um inferno. O carro além de travar muito mal em relação às originais, começou a fazer barulho em andamento mesmo sem estar a travar ("assobio") enquanto andava, e as pastilhas sobreaqueciam constantemente com pouco uso, deitando cheiro a travão queimado facilmente, algo que nunca me aconteceu com nenhum outro carro que conduzo (várias marcas diferentes) nos mesmos percursos e mesmo estilo de condução. Foi desmontado e verificado e estava tudo bem...

Depois de 3 meses infernais com a barulheira que o sistema de travagem fazia e com o quão mal travava com as pastilhas da textar, passei na renault e mudaram pelas pastilhas originais da ATE e desde então que nem um unico barulho nem problemas de travagem, até agora esta questão, que é um barulho/problema completamente diferente do que as pastilhas Textar faziam.

Entretanto conheço mais pessoas que meteram textar nos seus Renault e tiveram exactamente os mesmos problemas que eu tive, portanto... Textar para mim nunca mais.

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #5 em: 12 de Dezembro de 2020, 18:25 pm »
Não duvido nunca tive nenhum problema com a textar alias a 1 ano mudei as pastilhas e decidi arriscar e meter textar a frente e meti mais baratas atrás por estupidez minha fiquei com uma chiadeira infernal atrás principalmente depois de descidas longas não volto a fazer a mesma asneira, travagem impecável nunca deitaram cheiro fumo etc não quero outta marca e já meti em pelo menos 3, 4 Renault sem problema e ainda poupam os discos por serem mais macias  a única coisa que não gosto delas é sujar as jantes todas...

Offline MRU

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 12 de Dezembro de 2020, 19:03 pm »
Suponho que a versão das Textar para o clio IV não seja de tão boa qualidade, dada a minha experiencia...

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #7 em: 12 de Dezembro de 2020, 20:45 pm »
O meu Sandero (que tem o sistema de travagem igual ao Clio V) levou agora à pouco tempo discos e pastilhas da Roadhouse e não tenho nada a apontar. Travam bem e não chiam  :wink:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #8 em: 12 de Dezembro de 2020, 21:00 pm »
Suponho que a versão das Textar para o clio IV não seja de tão boa qualidade, dada a minha experiencia...
Trabalhei no setor de peças aftermarket e posso te dizer que se vendia disso a pontapé e as únicas reclamações era a duração das mesmas que acabam por durar menos queixas relativas a barulhos são raras então sobreaquecimento nunca ouvi até hoje até porque o material das textar salta da pastilha mais rápidamente por ser mais mole o que previne os sobreaquecimentos.
Não terás metido material contrafeito? O ano passado a textar mudou os selos de segurança devido a ter detectado muito material contrafeito com a sua marca e já se sabe que há pessoas sem escrúpulos.

Offline MRU

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 13 de Dezembro de 2020, 00:47 am »
Cheguei a por essa possibilidade inicialmente, mas a embalagem parecia ser autentica, além disso foram compradas na Centrauto, pelo que é pouco provavel...

Depois tive um familiar que meteu textar numa megane e tambem teve problemas, no caso dele, travava muito mal, e outro amigo que colocou textar num audi e também acabou trocando porque se queixou do mesmo. No caso do meu familiar, sei que comprou na Centrauto também, no caso do meu amigo não faço ideia.

Chegaram a dizer me que podia ser que as pastilhas da Textar não "casassem" bem com os discos originais, que suponho que sejam ATE dado que as pastilhas são.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #10 em: 16 de Dezembro de 2020, 19:45 pm »
Eu pelo contrário acho que as textar duram bastante, faço km até mais não e barulhos e desgaste quer de pastilhas quer de discos, é coisa que não registo, e são são uns 4 pares ou mais de pastilhas que ponho, é só consultar o DB do meu clio.
E discos, o que normalmente a cada 2 pastilhas tens que trocar de discos, eu já vou na 3ª pastilha. Só para a próxima é que vou trocar de discos.
Agora temos que ver que o clio iv tem pastilhas mais pequenas que o clio 2, eo carro é de peso, igual ou superior ao clio 2, o que acaba por exercer mais fadiga aos materiais de travagem.

Offline Dyk

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Garagem : Clio IV DCI
« Responder #11 em: 08 de Fevereiro de 2021, 14:19 pm »
Já agora vou dar o meu feedback quanto as pastilhas do meu Clio IV, testei Textar e não gostei, cheirava muito mal mesmo depois de fazer cama, travagem não eram grande coisa e perto do fim elas começam a se desfazer.
As melhores até agora foram as ATE Ceramic

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 08 de Fevereiro de 2021, 15:36 pm »
Pois, mesma experiencia que eu. Onde compraste essas pastilhas cá na ilha?

Eu continuo com os discos e pastilhas originais e a fazer um barulho cada vez pior, mesmo tendo ainda meia pastilha. Não encontrei pastilhas da ATE de cerâmica, com a referencia OEN das minhas (41 06 046 82R). Alias, até não percebo o porque das minhas pastilhas terem esta referencia, pois existe muito poucas opções com este codigo OEN, nem da ATE encontro... Tudo o que me aparece online são as pastilhas das primeiras versões do CLIO IV que eram pequeninas, e outras com uma referencia diferente, e tamanho também diferente desta referencia.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2021, 08:08 am por Sls a GPL »

Offline Dyk

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Garagem : Clio IV DCI
« Responder #13 em: 08 de Fevereiro de 2021, 17:15 pm »

Textar basta desceres do curral, chegas a meio e já notas grande dificuldade em travar e um podre a queimado! Não recomendo para a ilha.

« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2021, 10:46 am por Sls a GPL »

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 08 de Fevereiro de 2021, 17:27 pm »
É que é exatamente isso....

Eu com as originais da ATE (e com outros carros diferentes) vou ao pico do areeiro e volto para o funchal sem qualquer fadiga a nível de travagem, sem qualquer cheiro, tudo perfeito. Com as Textar da primeira vez que fiz esse percurso, mesma condução de sempre e muito uso da caixa, fiquei basicamente sem travões. Tive de parar 2x pelo caminho para não dar porcaria, e cheirava que se fartava...

Como disse, com outros carros, mesmo percurso e condução nunca me aconteceu nada similar. Até hoje, as unicas vezes que, comigo a conduzir, senti cheiro a travão queimado, foi com essas pastilhas da textar.

O estranho é tanta malta gostar delas, e ter um feedback bastante diferente...