Autor T√≥pico: Radiador Renault clio II 1.5 dci  (Lida 543 vezes)

Offline G_Ribeiro

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Radiador Renault clio II 1.5 dci
« em: 29 de Dezembro de 2020, 23:32 pm »
Boa noite.

Tenho um renault clio de 2002.. no prazo de um ano j√° rebentou 2 radiadores de l√≠quido de refrigera√ß√£o e um radiador da sofagem.. o mais caricato e que os radiadores da refrigera√ß√£o rebentaram os dois no mesmo s√≠tio canto superior direito (de frente para o carro).. fa√ßo uma viagem grande com o carro paro e vou ver se o carro tem press√£o , faz apenas um barulho como abrir uma garrafa de sumo com g√°s e o l√≠quido  n√£o sobe, como costuma fazer quando tem a junta ofendida..j√° algu√©m passou pelo mesmo?
Alguém pode ajudar por favor. Bom ano a todos.

Offline Sls a GPL

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Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #1 em: 30 de Dezembro de 2020, 08:39 am »
√Č normal o circuito ter 1,5 bar de press√£o, mais coisa menos coisa. A v√°lvula do vaso de expans√£o se estiver boa liberta o excesso. Se andar a passar compress√£o para o circuito, pode acontecer duas coisas, ou a v√°lvula abre e liberta a press√£o e vapor de agua juntamente e por isso o n√≠vel baixa, ou sai por outro lado qualquer dando origem a roturas.
Primeira coisa a fazer, substituir a tampa do vaso de expans√£o, verificar a press√£o que o circuito fica e a estanquidade do mesmo.
Saber quando é que foi trocada a bomba de agua, verificar se a mesma faz circular a agua.

Offline G_Ribeiro

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Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #2 em: 30 de Dezembro de 2020, 09:44 am »
Muito obrigado pela ajuda. Fiz um teste com aquele liquido que se mete a apanhar o vapor do reservatório do liquido do anticongelante e ele muda de cor, e como se tivesse uma passagem, porque muda de cor. A tampa do reservativo é nova tem 4 anos por ai e a de origem. o que faz confusão é que os radiadores rebentam sempre no mesmo sitio, depois de fazer uma viagem grande ou deixar o carro a trabalhar meia hoera ao relanti os tubos não ganham pressão nenhuma. Em relação á bomba de agua o motor foi todo todo reparado cabeça e bloco para o torneiro e a bomba da agua nova, tem 80 mil sensivelmente, inclusive mudei também agora a dois/tres meses as capas de biela por precaução.

Offline Sls a GPL

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Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #3 em: 30 de Dezembro de 2020, 21:25 pm »
4 anos nova? :laugh:
Só para teres uma ideia, eu tive um problema com a bomba de agua, e por consequência o carro aquecia, ou seja excesso de pressão, em 15 dias até descobrir a origem do problema comprei duas tampas novas porque a primeira estragou-se logo na 1ª semana.
Se h√° press√£o a mais no circuito, descansa que a valvula d√° o berro num instante.
Se os radiadores rompem no mesmo sitio das duas uma, ou há algum ponto de fricção que os deteriora nesse sitio especifico, ou então é a zona mais frágil que rompe em caso de excesso de pressão.

Offline G_Ribeiro

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Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #4 em: 04 de Janeiro de 2021, 09:12 am »
Bom dia,

Será que me pode ajudar de forma a perceber por onde começar? quando diz 1,5 bares de pressão, existe algum equipamento para fazer esse teste?
Estou sem carro e precisava de arranjar uma solução pois a primeira solução que me deram foi abrir o motor.

Obrigado

Offline Sls a GPL

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Re: Radiador Renault clio II 1.5 dci
« Responder #5 em: 04 de Janeiro de 2021, 23:25 pm »
Qualquer oficina que se prese é capaz de poder fazer um teste de estanquicidade do circuito de refrigeração.
Que consiste em fechar o circuito como se estivesse a trabalhar, colocar press√£o dentro do circuito e ver se a press√£o baixa.
Existindo uma fuga, seja pelo radiador, junta da cabeça etc, a pressão dentro do circuito baixa.

Aquilo que recomendo é fazeres alguns testes caseiros para poderes aferir o estado do problema.
Primeiro, verificar se a bomba de agua faz circular a agua. Se a agua n√£o circular, ela vai ferver mais cedo ou mais tarde provocando excesso de press√£o.
Verificar se o radiador aquece após atingir a temperatura normal de trabalho, para perceber se o termostato está a abrir ou não. Se estiver avariado, o que vai acontecer é a agua só circular pelo radiador da sofagem, que não é o suficiente para arrefecer o motor, a agua aquece em demasia.
Com o carro frio, p√Ķes o motor a trabalhar, tiras a tampa do vaso de expans√£o e tapas o bocal com a m√£o. Se sentires o deposito a come√ßar a ganhar press√£o provavelmente est√° a haver uma passagem.
Ter a certeza absoluta que o circuito est√° bem sangrado. Pesquisa pelo forum que h√° varias explica√ß√Ķes de como o fazer como deve de ser.