Autor Tópico: Temperatura sobe e desce  (Lida 2261 vezes)

Offline Blastiler

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Saint Germain En Laye
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Laguna III Break 1.5 Dci 110 cv
Temperatura sobe e desce
« em: 15 de Março de 2020, 16:06 pm »
Boa tarde,

Tenho uma Laguna III de 2011 com motor 1.5Dci 110cv. Tem à data cerca 180k Km.

Recentemente notei algo de estranho. Sintoma era que mesmo após completar a minha viagem diária até ao trabalho (Cerca de 30km com varias partes em pára arranca) a sofagem não aquecia e mesmo no máximo o ar que saia era frio.

1ª visita) Por achar estranho dirigi-me ao concessionário. Lá disseram-me por incrível que pareça que se tratava do nível baixo do liquido de refrigeração que aparentemente poderá ter este efeito. Estranhei mas lá pensei não sou mecânico e fiquei feliz por não ser nada de pior.

Após esta visita ao concessionário a temperatura do motor começou a aquecer. No primeiro dia assim que peguei nela o motor aqueceu até bem ao limite (estavam temperaturas negativas nesse dia). Desliguei o motor e encostei. passados 1 minuto (por certo não mais) voltei a ligar e a temperatura estava de volta ao normal. Não obstante, dei meia volta e regressei à garagem.

2ª visita) Disseram que o problema vinha do termostato e por isso foi trocado.

A partir daqui a temperatura passou a oscilar (subir e a descer) e, onde antes circulava um pouco abaixo dos 90 e mantinha-se relativamente estável, passou a rolar em cima dos 90 graus para de repente baixar até o traço o 1/4 e depois rapidamente voltar a subir para os 90.

Outro detalhe é que por vezes a temperatura sobre acima dos 90, por vezes passando mesmo os 3/4 mas sempre acaba por descer tão rapidamente quanto subiu.

Voltei mais 2 vezes ao concessionário (a 2ª a um diferente) e não conseguiram constatar nenhum problema e limitam-se a dizer que assim é normal e que antes estava sempre abaixo dos 90 provavelmente pois o termostato ja não estaria em óptimas condições.

As minhas duvidas são:

a) é normal a temperatura subir bem acima dos 90 graus (acima dos 3/4 por vezes) mesmo que seja por pouco tempo (15 segundos) e ocorrer apenas 1 vez na viagem (isto é não esta sempre a subir a este nivel. Num trajecto de 30 Km (+-1hora) apenas faz isto 1 vez e curiosamente sempre +- no mesmo local..)?

b) Pode danificar o motor o facto de a temperatura ter este comportamento?

c) Alguém teve problema semelhante?

Um abraço e obrigado pelas respostas.
Blastiler

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2853
Re: Temperatura sobe e desce
« Responder #1 em: 15 de Março de 2020, 20:34 pm »
Nada normal mesmo, a temperatura do motor deve rondar os 80/90 graus, até lá chegar claro que tem de subir mas depois tem de ficar estavel, o termostato foi mudado, ok mas algo está mal tens de reclamar, a temperatura do motor estar estavavel é sinonimo de um motor em boas condições, se isso nao acontece vai vir um mal maior e é só prejuizo.
Procura alguem qualificado ou em pouco tempo ficas sem carro.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Temperatura sobe e desce
« Responder #2 em: 16 de Março de 2020, 07:49 am »
Essas descidas bruscas de temperatura, partindo do principio que o sensor de temperatura está bom, dão a entender, que o termostato abre de repente, por isso a descida rapida de temperatura e depois volta  a fechar, situação nada normal. O comportamento normal é ajustar a abertura consoante a temperatura do liquido de refrigeração, mantendo a temperatura do motor constante.
Das duas uma, ou tem defeito, ou foi mal montado.

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Temperatura sobe e desce
« Responder #3 em: 16 de Março de 2020, 12:03 pm »
É comum os termostatos morrerem abertos, fazendo com que a temperatura desça quando o motor não esta em esforço e suba quando o motor vai em esforço, ou então em filas no para-arranca. Mas regra geral a temperatura desce apenas, não sobe mais que o normal. Atendendo a que já trocaste o termostato, apontava para o sensor de temperatura marado. Mas idealmente era levares o carro a uma oficina com máquina de diagnóstico, para verificarem se tem algum erro registado na centralina. Até podem verificar as leituras da temperatura com a máquina de diagnóstico, ajudando desta forma a diagnosticar o problema.

Offline Blastiler

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Saint Germain En Laye
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Laguna III Break 1.5 Dci 110 cv
Re: Temperatura sobe e desce
« Responder #4 em: 16 de Março de 2020, 14:17 pm »
Muito obrigado a todos pelas respostas.

Retenho que não é um comportamento normal e que podera ser ou um termostato mal montado ou um sensor avariado. Ha forma de ver se é mesmo o sensor sem o trocar?

Outro ponto que me esqueci de mencionar. A temperatura sobe uma vez apenas! depois quando desce nao volta a subir pelo menos no periodo da viagem (30 km ~1 hora e com muito para arranca).

Bem, vou estacionar logo mais e não mais voltar a circular com o carro ate conseguir ver o que se passa. Custa-me pois ja me disseram 2 vezes que nao ha nada de estranho mas não tenho outra alternativa.

Um abraço a todos e coragem para estes tempos que ai chegam.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Temperatura sobe e desce
« Responder #5 em: 17 de Março de 2020, 17:40 pm »
Consegues, usando um termómetro para medir a temperatura da agua e um multímetro, para comparar a variação de resistência do sensor. e depois ver se os valores correspondem ao padronizado para o sensor.
Alem disso, podes verificar também a variação de temperatura do radiador, se corresponde às variações que notas no quadrante.
Um sensor de temperatura também não é uma fortuna, se não tiveres hipótese de testar, troca o sensor. Se com o novo mantiver o problema é porque não é do sensor.
O mais correcto, como disse antes é fazer todo o tipo de verificação, antes de começar a gastar dinheiro a trocar peças.
« Última modificação: 17 de Março de 2020, 17:44 pm por Sls a GPL »

Offline ftomas

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 158
Re: Temperatura sobe e desce
« Responder #6 em: 13 de Janeiro de 2021, 11:48 am »
Bom dia
teve resolução? o que era?
penso ter algo parecido