Autor Tópico: Barulho travagem CLIO IV  (Lida 1968 vezes)

Offline Dyk

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Garagem : Clio IV DCI
Re: Barulho travagem CLIO IV
« Responder #15 em: 08 de Fevereiro de 2021, 18:05 pm »

Das duas uma, ou a TEXTAR tem um composto diferente para outros modelos/carros, ou então não são nada eficazes numa pastilha tão pequena. Na mesma, este carro não é indicado para a ilha, falta-lhe compressão, uma pessoa tem que compensar com mais travão e estes são um terror!
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2021, 10:48 am por Sls a GPL »

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #16 em: 08 de Fevereiro de 2021, 19:16 pm »
Não pode ser apenas a questão do tamanho, pois no meu caso as pastilhas são as maiores que vejo equipadas no CLIO IV (155 mm de largura vs 116 mm no caso do teu carro).

Já me disseram que pode ser incompatibilidade com os próprios discos.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #17 em: 09 de Fevereiro de 2021, 10:51 am »
O problema mesmo é haver muita gente a queixar-se dos travões do clio iv, ou seja, é um problema generalizado.
Na minha opinião os travões estão mal dimensionados para o peso do carro.
Se não me engano, já se falou aqui no forum, em trocar as bombas pelas do clio 3, talvez seja necessário trocar as jantes, mas é uma questão de pesquisarem aqui no forum.

Offline alexsilva71

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Megane III GT Line 1.6 DCi
« Responder #18 em: 09 de Fevereiro de 2021, 12:21 pm »
Boas a todos.
Motodynamic.pl.
Quase todo o material original, a metade do preço.
Vale a pena esperar 5 dias, compensa.
Travões ATE ATE ATE, por experiencia propria.
Esse problema que tens, é divido, (Pastilhas presa, embolo do pistao preso derivado a vedante danificado ou sujidade no liquido dos travões, servo dos travões danificado nessa linha), isto tens que verificar pela ordem que te descrevi, nao desmontes o carro porque não andava, e no final faltava combustivel.
Abraço

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #19 em: 09 de Fevereiro de 2021, 12:27 pm »
Boas,

Obrigado pelo feedback. Pois, eu não tenho razão de queixa a nivel de força de travagem, das ATE, agora isto do barulho tá mesmo feio. Hoje ao sair de casa reparei que nos primeiros km's não estava a fazer barulho, começou apos uns 5 ou 6 km's com algumas travagens ligeiras, o que me deixou desconfiado se podem estar presas e a roçar no disco (causando sobre aquecimento). No entanto, não noto perda de eficiência na travagem, nem cheiro a queimado, apenas o ruido (levantei o carro com o macaco e rodei a roda, e não me pareceu estar a travar... mas vale o que vale).

É complicado quando um gajo passa na propria renault e dizem que é normal, sem tocarem em nada. Apenas olharam para as pastilhas em 1 minuto e disseram que tá tudo bem...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #20 em: 11 de Fevereiro de 2021, 00:06 am »
Às de ver se não tens os discos riscados ou com ondulações.

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #21 em: 15 de Fevereiro de 2021, 00:59 am »
Boas,

Peço desculpa demorar a responder, mas queria fazer upload de uns vídeos para que ouvissem melhor do que se trata:

Desde fora do carro: https://streamable.com/vk5d8u

Desde dentro do carro: https://streamable.com/vbihwf

(Coloquem o volume no máximo no player de vídeo, ao vivo até é pior que gravado...)

Às de ver se não tens os discos riscados ou com ondulações.

Não sou expert em mecanica, mas honestamente os discos não me parecem em muito mau estado (têm 63 mil km no total), deixo aqui uma foto que tinha tirado (apesar de não dar para ver lá muito bem..): https://i.imgur.com/NN7N0r0.jpg (não usei o codigo para imagens porque fica demasiado grande cá no post).

Cumps.

Offline Ganzado75

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
« Responder #22 em: 15 de Fevereiro de 2021, 17:59 pm »
pelo barulho isso parece os discos nas lonas .. eu na minha megane ouvia um barulho desses e mais do lado direito.. troquei discos e pastilhas e o barulho desapareceu... alem de teres varios riscos no disco podem estar ovalizados e ao travar faz esse barulho...

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #23 em: 15 de Fevereiro de 2021, 18:08 pm »
Adicionar mais alguma info:

1 - Não sinto volante a tremer ao travar, apenas noto claramente o barulho e dá a sensação de sentir o raspar no pedal do travão
2 - Reparei que nas primeiras travagens de manhã, quando pego pela primeira vez no carro, este barulho não acontece. Após alguns km's / algumas travagens mesmo que "softs" começa a fazer...

Discos "ovalizados" não deveria sentir o volante a tremer ou similar?

Offline ftomas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #24 em: 16 de Fevereiro de 2021, 09:57 am »
Bom dia

Eu apostava nas pastilhas... pelo video isso é mesmo quando os calços apertam os discos... portanto para mim ou é de um ou de outro.
Se fosse eu e como mudo isso em casa, sem custo de mao de obra faria assim:
1 - metia umas pastilhas Ferodo (eu gosto de ferodo) se não resolvesse ficamvam para a próxima
2 se não resolvesse metia discos novos com as pastilhas antigas (que ainda têm muito para andar)

penso que há quem passe um bocado de lixa nos calços...

Offline Ganzado75

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #25 em: 16 de Fevereiro de 2021, 16:44 pm »
se é para trocar mais vale logo tudo.. meter pastilhas novas naqueles discos... mas cada um sabe de si....

Offline ftomas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #26 em: 16 de Fevereiro de 2021, 17:15 pm »
é... sempre uma questão de opinião e do que queres gastar....

mas se calhar os discos têm pior aspecto do que realmente estão! pois ele disse ter 63000km

Offline Ganzado75

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #27 em: 16 de Fevereiro de 2021, 17:52 pm »
é tudo opinião.. mas é a 1 vez que vejo uma opinião destas.....

2 se não resolvesse metia discos novos com as pastilhas antigas (que ainda têm muito para andar)

penso que há quem passe um bocado de lixa nos calços...

eu o que faço as minhas pastilhas novas é passar uma na outra para tirar aquele especie de vidrado que tras... e até hoje nunca passei lixas nem uso pastilhas velhas em discos novos.... mas se calhar estou errado...

Offline ftomas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #28 em: 16 de Fevereiro de 2021, 22:22 pm »
Agora.... salientas isso... tens razão...
eu tb não meteria pastilhas usadas em discos novos :cry:
aliás nunca meti... mas neste caso experimentaria para ter a certeza de onde é o problema e a seguir tirava-as. E se calhar guardava-as e qualquer dia iam para lá.... mas isso sou eu

pessoalmente nunca lixei pastilhas porque as meto sempre novas e até hoje nunca tive o problema de fazerem barulho... mas basta pesquisar no google que se encontra que o faça e aconselhe.. https://benecar.pt/noticia.php?noticia=como-acabar-ruido-travoes-carro

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #29 em: 17 de Fevereiro de 2021, 00:00 am »
Aproveita o sol, e tira as rodas fora, e verifica se o calo dos discos não está a bater nas pastilhas, ou no ferro das pastilhas, quer do lado de dentro quer do lado de fora. Vê nas duas rodas.
Tira umas fotos e coloca aqui.
É sem duvida um problema nas pastilhas e discos.
Para os riscos que o disco tem, dá para perceber que há zonas das pastilhas com material mais rijo o que provoca os sulcos. Isso não ajuda no que toca aos barulhos nem à travagem. Por isso há quem desenrasque e passe uma lixa nas pastilhas para tirar esse material mais rijo.

A solução é trocar discos e pastilhas