Autor Tópico: Megane 2 - Barulho motor, fumo e cheiro estranho  (Lida 2998 vezes)

Offline BrunoSFM

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Renault Megane 2 Break
Megane 2 - Barulho motor, fumo e cheiro estranho
« em: 14 de Fevereiro de 2023, 07:51 am »
Bom dia,

Ontem a noite aconteceu algo estranho com a minha Megane 2 1.5DCI 100cv.

Tinha acabado de ligar a carrinha e alguns metros depois, após arrancar do semáforo, começo a ouvir um barulho estranho a vir do motor e quando vejo atrás, tava a sair fumo sem parar, a estrada nem se via, rapidamente encostei na berma e desliguei a carrinha, pensei que fosse explodir  :rolleyes:

Esperei um bocado, enquanto fumava um cigarro, após isso, tentei ligar e ela ficava a querer ligar o motor mas não ia, e ao olhar para trás, vejo a fumarada toda novamente junto de um cheiro muito horroroso a podre (parecia aquelas bombinhas de máu cheiro que se comprava nos chineses), fiquei muito confuso. Lá a 6° tentativa ela pega com muito esforço e fica a sair novamente a fumarada toda e um barulho a bater no motor (ou parecido), para poder ao menos ir até a casa (100m) tentei ir assim e quando mais ia acelarando, mais forte ficava o barulho, até que ao chegar mesmo à porta de casa, do nada volta tudo ao normal  :huh:  deixou de sair fumarada, fazer barulho e nem cheiro a nada. (Reparei que ao arrancar tinha aparecido a mensagem VERIFICAR INJEÇÃO)

Eu sei que ela tem problemas de injeção, pois já custa a pegar à primeira e quando puxo com ela da DEFICIÊNCIA NA INJEÇÃO e depois desaparece, mas nunca tinha acontecido isto. O mais estranho é que voltou ao "normal" ao andar uns metros.

No momento disseram me que podia ser inúmeras coisas diferentes, desde Turbo, EGR, etc... mas eu desconfio que seja alto com a injeção, não? Isto pois ela já ter esses problemas de injeção e aparecer a mensagem no CB de VERIFICAR INJEÇÃO, não deve ser coincidência.

Só achei bastante estranho aquele cheiro  :angry:  parecia mesmo bombinhas de máu cheiro, e mesmo forte.

Talvez tenha falhado algum injetor? Ou apanhado algum lixo no bico? Não sei  :cry:

Qual a vossa opinião?

Offline mariojmmachado

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
Re: Megane 2 - Barulho motor, fumo e cheiro estranho
« Responder #1 em: 14 de Fevereiro de 2023, 18:52 pm »
Boa noite! De que cor era o fumo? Tem filtro de partículas?

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk

Offline BrunoSFM

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 14 de Fevereiro de 2023, 19:20 pm »
Boa tarde,

Pelo que o meu colega atrás me disse, era branco mais a fugir para o cinzento  :huh:

Offline BrunoSFM

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2023, 19:59 pm »
Em relação ao FAP, penso que não tenha, mas não tenho certeza, ela é de 2004, não sei se é possível saber através da internet ou se varia de carro para carro, ela é importada da Alemanha, tem 224 383 Km.

Offline mariojmmachado

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2023, 20:38 pm »
Boa tarde,

Pelo que o meu colega atrás me disse, era branco mais a fugir para o cinzento  :huh:
Realmente pode ser injeção. Parecia estar a trabalhar em 3 cilindros?

Offline BrunoSFM

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 15 de Fevereiro de 2023, 05:58 am »
Nunca ouvi um carro a 3 cilindros para poder ter certeza se parecia ou não, mas o meu colega que tava comigo fisse parecer isso mesmo.

Provavelmente falhou algum injetor e passou a trabalhar apenas com 3 cilindros, certo?

Andei ontem e hoje o dia todo com ela e não voltou a acontecer nada.

Offline mariojmmachado

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 15 de Fevereiro de 2023, 18:41 pm »
Nunca ouvi um carro a 3 cilindros para poder ter certeza se parecia ou não, mas o meu colega que tava comigo fisse parecer isso mesmo.

Provavelmente falhou algum injetor e passou a trabalhar apenas com 3 cilindros, certo?

Andei ontem e hoje o dia todo com ela e não voltou a acontecer nada.
Bem possível que fosse um injector.  Tive um 1.9 da Volkswagen, que já perto dos 400k, começou a acontecer, principalmente no arranque do motor a frio. No meu caso, foi fácil de resolver. Era uma anilha partida/rachada.

Offline BrunoSFM

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 15 de Fevereiro de 2023, 21:24 pm »
A minha só pega bem a meio termo  :happy:

Se tiver muito quente custa a pegar, ou se pegar a primeira vez do dia, agora se a tiver desligado e esperar +/- 1 hora, ela pega bem.

Não pode estar muito quente nem muito fria  :azn:  mas fria a uns dias atrás pegava sempre bem, até à primeira, portanto nesse caso devo apontar para as velas de incandescência ou até mesmo bateria, pois parece-me que ela está a descarregar muito rápido, eu desligo a carrinha com 12.7V e no dia seguinte já está nos 12.0V