Autor Tópico: Luz de temperatura acesa no painel Clio 1.9D  (Lida 1102 vezes)

Offline CR17

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 7
  • Garagem : Clio II fase 1 1.9D 1998
Luz de temperatura acesa no painel Clio 1.9D
« em: 23 de Março de 2023, 17:23 pm »
Boas tardes pessoal!
Agradeço desde já qualquer ajuda que possa ser adiantada para resolver este quebra-cabeças.
Tenho um Clio 2, série 1, 1.9D, de 1998, cinco lugares.
Neste momento, aparentemente o carro não entra em sobreaquecimento mas a luz de temperatura (termómetro com duas ondas de calor a vermelho) aparece acesa no painel de instrumentos quando o ponteiro do manómetro de temperatura chega perto dos 70º.Este avisador aparece visível mas com luz fraquinha e nunca atinge a intensidade de vermelho dos outros avisadores do painel.
O carro esteve uns bons tempos parado e inicialmente também o ponteiro de temperatura ia lá para cima e demorava bastante a ligar o ventilador; mas, depois de trocar o termostato (estava velho e já meio gripado), o interruptor térmico do radiador, e limpar e sangrar várias vezes o circuito, melhorou e o ponteiro deixou de ir lá para cima, MAS, a luz do avisador do termómetro teima em aparecer sempre; com fraca intensidade mas aparece e dá para ver que está ligada, principalmente de noite.
A circular, presentemente, não me parece que esteja a aquecer em demasia, e quando parado acaba por ligar o ventilador do radiador lá para os 90º e poucos graus. O líquido de refrigeração não ferve, o vaso de expansão não deita fora, não detecto fugas...
Que raio se passa com este carro???  :angry:
   

 

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Luz de temperatura acesa no painel Clio 1.9D
« Responder #1 em: 24 de Março de 2023, 09:16 am »
Tendo em conta o teu comentário noutro tópico e neste sobre trocar o termostato que resolveu a situação do ponteiro e respectivo aquecimento do bloco, há um pormenor no outro tópico que pode ajudar.

Normalmente os carros têm 2 sensores de temperatura. Um na cabeça que normalmente dá sinal no ponteiro e outro no radiador (que acende a luz).

Por exemplo, sobe o ponteiro de temperatura e não acende a luz o aquecimento está localizado no motor. Radiador estará frio pelo que pode não haver passagem/há bloqueio parcial ou completo.

No teu caso o ponteiro parece ter um comportamento correcto mas a luz acende então algo no radiador na zona do sensor pode ter bloqueio ou o mais fácil será o sensor a dar valores errados (resistência).

Como o carro esteve parado parece que o sensor não está no seu auge. Normalmente são baratos e podes começar a despistar aí. Tendo em conta que o trocaste como afirmas pode ser:
- Cablagem (passagem para a luz não ser forte mas acender)
- Sensor defeituoso (qual o fabricante do novo?)
- Verificar conectores
- Verificar ao toque (câmaras FLIR são caras, pistolas de temperatura também) o radiador e procurar por zonas de calor/frio.

Com um multímetro podes medir a resistência em vários níveis de temperatura. Se a leitura indicar valores correctos, creio que será da cablagem, conectores, ou zona do radiador entupida.

Depois dá feedback

Enviado do meu CPH2161 através do Tapatalk
« Última modificação: 24 de Março de 2023, 09:20 am por Farfalho »

Offline CR17

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 7
  • Garagem : Clio II fase 1 1.9D 1998
Re: Luz de temperatura acesa no painel Clio 1.9D
« Responder #2 em: 26 de Março de 2023, 16:12 pm »
Agradeço a disponibilidade. Ora bem, sobre sensores de temperatura só deteto dois. Um é o interruptor térmico no radiador que julgo arranca o ventilador aos 92° e cessa aos 82°, este servirá apenas para isto. O outro com 4 polos (2 cor e 2 pretos) está na caixa do termostato, e, testei este com potenciómetro simples e, mudando os polos, aciona ou o ponteiro de temperatura, que faz todo o curso, ou a luz de temperatura que tbm que consoante a potência dada ao potenciómetro vai tbm ficando mais visível até atingir toda a tonalidade vermelha viva. A ficha que liga a este sensor preto é verde (não terá importância digo eu, tirando que para a acoplar tive que limar uma das arestas, sendo que num sensor verde não é preciso limar nada). Encontrei esta ficha verde, de 4 fêmeas, que possui arame de mola para fixação, partida mas, parece-me que fica com bom contacto. De QQ modo ando a tentar comprar uma mas está difícil. Pode ser que seja um mau contacto aqui...