Autor Tópico: Perda dos farts na passagem de mudanças caixa EDC após reparação na Renault  (Lida 5 vezes)

Offline Hellynhoshy

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vale de Cambra
  • Garagem : Renault Megane IV RS Trophy
Boas a todos,

Venho aqui expor uma situação que me está a deixar bastante frustrado e gostava de perceber se mais alguém já passou pelo mesmo, especialmente em relação ao comportamento original do Mégane 4 RS Trophy EDC.

Tenho um Renault Megane RS Trophy de 2019 que recentemente foi à Renault para substituição da bomba de alta pressão de combustível e da unidade elétrica/caixa de relés.

O carro entrou na oficina com um comportamento completamente normal e característico do modelo: em modo RS/Race fazia os estalos/farts nas passagens de caixa EDC, especialmente em aceleração mais agressiva. Quem conhece estes carros sabe perfeitamente do que estou a falar e sabe que este comportamento existe de origem nestes modelos.

Após a intervenção da Renault, o carro saiu praticamente sem fazer esse comportamento. As passagens ficaram muito mais abafadas e perdeu quase totalmente os estalos que tinha antes. A diferença foi imediata e notória logo no dia em que levantei a viatura.

Quando confrontei a oficina, disseram-me que:

“não mexeram em nada além dos componentes substituídos”
“o carro não é obrigado a fazer esse barulho”
e até insinuaram que poderia ter alguma peça/programação não original anteriormente

O problema é que:

o carro sempre fez isto desde que o tenho
é um comportamento típico conhecido no Mégane RS Trophy EDC
a alteração aconteceu exatamente após a intervenção deles

O carro tem OPF, mas mesmo assim fazia claramente os farts em RS/Race antes da reparação.

A minha dúvida é:

durante este tipo de intervenção é possível terem atualizado software da ECU/TCU sem me informarem?
existe algum parâmetro/adaptação relacionado com emissões, ignição ou caixa EDC que possa alterar este comportamento?
alguém já perdeu os farts após atualizações da Renault?

Gostava mesmo de perceber se isto é coincidência ou se houve efetivamente alguma alteração eletrónica/software durante a reparação.

Obrigado desde já a quem puder ajudar.