Autor Tópico: Perda total de aceleração  (Lida 9 vezes)

Offline guerreiro

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Garagem : Renaul Megane III 1.6
Perda total de aceleração
« em: 22 de Junho de 2026, 21:26 pm »
Boas

Antes de mais queria salvaguardar que não sou perito em mecânica ou veiculos, no entanto procuro uma solução para o meu carro, para um mistério que ainda não  consegui desvendar junto de nenhum mecânico.

Tenho um Renault Megane III Bose Edition 1.6 com 130cv de 2014.
Adquiri-o em 2017 com 90 000km (importado).
Motor impecável, nunca me deu nenhum problema. Adoro este carro e tem me acompanhado para todo o lado. Sempre andei muito com o carro, muita estrada, muitas viagens Algarve - Lisboa - Algarve, Algarve - Alentejo - Algarve.

Em 2023, com aproximadamente 290 000 km, tive alguns problemas na aceleração e no desenvolvimento do motor. Na altura apareceram alguns erros: “verificar injecção” e “verificar antipoluição”. O mecânico diagnosticou filtro de partículas entupido ou algo assim. Retiraram o filtro de partículas, desactivaram a EGR, e recodificaram a centralina. Segundo o mecânico, a centralina ficou optimizada com +ou- 165cv. Depois disto, o carro normalizou no que diz respeito à aceleração, notou-se um aumento na potência, e os consumos melhoraram bastante (a velocidades moderadas).

O carro continuou sem nenhum problema até março/abril de 2026 com 370 000 Km.