Autor Tópico: Perda total de aceleração  (Lida 9 vezes)

Offline guerreiro

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Garagem : Renaul Megane III 1.6
Perda total de aceleração
« em: 22 de Junho de 2026, 21:26 pm »
Boas

Antes de mais queria salvaguardar que não sou perito em mecânica ou veiculos, no entanto procuro uma solução para o meu carro, para um mistério que ainda não  consegui desvendar junto de nenhum mecânico.

Tenho um Renault Megane III Bose Edition 1.6 com 130cv de 2014.
Adquiri-o em 2017 com 90 000km (importado).
Motor impecável, nunca me deu nenhum problema. Adoro este carro e tem me acompanhado para todo o lado. Sempre andei muito com o carro, muita estrada, muitas viagens Algarve - Lisboa - Algarve, Algarve - Alentejo - Algarve.

Em 2023, com aproximadamente 290 000 km, tive alguns problemas na aceleração e no desenvolvimento do motor. Na altura apareceram alguns erros: “verificar injecção” e “verificar antipoluição”. O mecânico diagnosticou filtro de partículas entupido ou algo assim. Retiraram o filtro de partículas, desactivaram a EGR, e recodificaram a centralina. Segundo o mecânico, a centralina ficou optimizada com +ou- 165cv. Depois disto, o carro normalizou no que diz respeito à aceleração, notou-se um aumento na potência, e os consumos melhoraram bastante (a velocidades moderadas).

O carro continuou sem nenhum problema até março/abril de 2026 com 370 000 Km.
De forma completamente aleatória, o carro perdia aceleração até desligar. Por exemplo, em andamento na estrada, sentia um “soluço” e perdia aceleração. Se acelerasse, as rotações baixavam imediatamente. Reduzia mudança, acelerava e as rotações continuavam a baixar.  Ia reduzindo mudanças até ficar em primeira, sem aceleração e até desligar o carro. Depois de ligar e desligar o carro varias vezes, parado na estrada, sem acelerar, o carro vem à vida como se nada passasse, 2 ou 3 min depois, e continuo a viagem.  Isto começou a acontecer cada vez mais vezes no meio do transito, mais do que uma vez ao dia. Semáforos, subidas, rotundas…carro parado, malta a buzinar…2 ou 3 min depois, o carro acorda. E 3 min parado no meio do trânsito é muito tempo.
Levei o carro ao mecânico e diagnosticaram a bomba de baixa pressão danificada. Bomba essa que está no deposito de combustível e que segundo percebi, tem o sensor de nível de combustível acoplado. Substitui a bomba e o carro ficou OK. Ficou normal e nunca mais parou.

Agora, 2 ou 3 meses depois, o carro voltou a fazer a mesma coisa. Dá um soluço a meio da marcha, e deixa de acelerar. Perde velocidade ate parar o carro. 2 ou 3 minutos depois, volta à vida.

Voltei ao mecânico e falei-lhe que o problema da aceleração tinha voltado. Ele fez uma vistoria e ele disse para eu continuar a testar o carro, e se voltar a acontecer para voltar à oficina. De acordo com ele, já fez os seguintes despistes:

- O carro não tem erros na máquina
- O carro não tem erros no mostrador
- Apesar da quilometragem, os injectores não apresentam problemas e estão ok
- A borboleta / valvula da borboleta está ok
- Não tem filtro de partículas e a válvula EGR está anulada
- Aparentemente a centralina está correctamente codificada

Não sei bem o que fazer. O carro, apesar de ter 375 000 km, está ok. Justo, sem folgas, anda e puxa como o caraças e detestava ter de me desfazer dele agora.
Fico com a sensação que poderá ser uma coisa muito simples, mas de dificil deteção.

Obrigado desde já pela ajuda.