Pessoal, segue o tutorial de como trocar a bomba de combustível do Clio.
Também é possível segui-lo para trocar a bóia de combustível ou mesmo todo o corpo de bóia e bomba.
Ingredientes:
1 chave de fenda;
1 chave philips;
1 lubrificante/desengripante tipo WD40;
1 cola tipo silicone;
1 giz de cêra em três cores diferentes ou qualquer outra coisa que possa marcar borracha;
1 bomba nova
Modo de preparo:
Primeiramente é necessário localizar o acesso à bomba de combustível.
- Levante o banco traseiro;
- Você verá uma tampa plástica conforme a foto abaixo.

Retire-a com cuidado pois ela pode estar ressequida, além disso, possui uma cola de silicone e algumas travas.
Tampa retirada, podemos ver a imagem abaixo.
Hora de fazer uma bela limpeza para retirar o excesso de pó e sujeira.
- Desconecte o conector elétrico;
- Usando o giz de cêra, marque a sequência das mangueiras;
- Solte os parafusos das mangueiras, use WD40 se necessário;
- Retire as mangueiras com cuidado, vai derramar um pouco de gasolina.

Para retirar todo o corpo da bomba e bóia, é necessário soltar o anel plástico que prende no tanque.
Veja na foto abaixo onde está localizado esse anel.

Retirado o anel, podemos puxar a bomba para fora do tanque.
Cuidado para não deixar o anel (outro!!) de borracha cair dentro do tanque, veja na imagem abaixo.

Deixe escorrer a gasolina que está dentro da bóia, então retire completamente do tanque/carro.

Agora chegou a hora divertida: momento de soltar o corpo da bomba e trocar o motor.

CUIDADO:
Esse corpo plástico da bomba/bóia pode estar ressequido em função de ficar mergulhado na gasolina.
Para soltar algumas peças, forçaremos algumas travas com uma chave de fenda.
Portanto, todo cuidado é pouco na hora de retirar essa bomba.
Aqui o objetivo é retirar a conexão elétrica da bomba e a abraçadeira da mangueira para retirar o motor da bomba.
Veja na foto abaixo onde esses itens estão localizados.
As fotos da travas plásticas estão mais abaixo na bomba já montada.
- Inicie retirando os parafusos na base da bomba;
- Remova o pré-filtro;
- Solte as travas plástica;
- Desconecte a ligação elétrica;
- Solte a abraçadeira.


Veja os dois motores fora da bomba, aqui está uma pequena diferênça nas bombas, porque a velha é da marca Bosch, e a nova é da marca Magneti Marelli.

Siga o procedimento inverso para montagem do novo motor na bomba.
Veja as fotos.


Vamos recolocar a bomba e a bóia no tanque.
Duas precauções aqui:
1a) Aplique WD40 na parte INTERNA do anel de borracha, isso facilitará o "escorregão" da bomba;
2a) Instale PRIMEIRAMENTE o anel de borracha NO TANQUE e depois encaixe a bomba, isso evitará que o anel fique "mordido" causando seu rompimento.


Depois de tudo feito, ligue a ignição na possição ON e veja o zummmmmmmmm da bomba a trabalhar,e enchendo o circuito de gasolina.