Autor Tópico: Consumo instantaneo  (Lida 17235 vezes)

Offline ftuc

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
Re: Consumo instantaneo
« Responder #15 em: 13 de Dezembro de 2010, 16:19 pm »
A mim ensinaram-me na escola e condução que devemos sempre ajudar a travar com o motor, evita o desgaste e aquecimento dos calços de travão... Não sei se será carrecto  :huh:  :assobio:
É que os calços são mais baratos que o motor e a caixa loool

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #16 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:00 pm »
A mim ensinaram-me na escola e condução que devemos sempre ajudar a travar com o motor, evita o desgaste e aquecimento dos calços de travão... Não sei se será carrecto  :huh:  :assobio:
É que os calços são mais baratos que o motor e a caixa loool

Pois são, mas quando um dia fores a descer uma estrada de montanha cheia de curvas e so usares o travao de pe, sem o uso do travao de motor e eles sobreaquecerem depois vez o que te acontece... Digamos que deixas de ter travoes e paras onde ele parar, seja ca em baixo, seja na traseira dum carro, etc...

Nos Estados Unidos da America existe uma montanha muito conhecida chamada de Pikes Peak, nessa montanha junto das cabines de saida da mesma, os policias que la estao mandam parar todos os carros e verificam com um termometro digital por IR todos os discos de travoes de todos os carros. Se estiverem acima de uma certa temperatura nao te deixam descer, pois não estao para te ir apanhar sabe-se la onde.

Mas isto sou so eu que nada percebo. Ate ja uma vez fiquei sem travoes na BTT por sobreaquecimento dos mesmos e se nao fosse o de tras que pouco usei nesse dia digamos que tinha um encontro com um pinheiro...

Sim que numa bicicleta e facil usar o travao de tras, num carro ganhas direito a uns piões e tudo... Fica bem para a fotografia... :laugh:

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #17 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:16 pm »
Ainda ontem a descer a serra da estrela com uma carrinha com 6 pessoas e respectiva bagagem, acredita, se não fosse a ajuda da caixa engrenada em 2ª acho que ficava "sem travões" num instante.

Deve-se sempre usar a caixa para reduções de forma a aumentar a segurança e até prevenir o desgaste de algum material...

De qualquer modo, aqui foge-se um pouco à dúvida do tópico.

Na verdade o meu Clio TCe até às 1000 e qualquer coisa também vai marcando consumo no CB, mas quando a rotação vai mais alta e deixo-o andar sem estar a carregar em qualquer pedal, ele está sempre a 0.0.

Nos diesel não sei como é que isso se processa, não vi na carrinha que levei (até porque a dúvida ainda nem tinha sido apresentada), mas hei-de experimentar com a minha Volvo.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2010, 17:21 pm por Lipe »

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #18 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:18 pm »
Em reduções que suba um pouco a rotação marca cerca de .1, .2 de consumo. Com o pe tirado acho que tambem marca se tiver engatado. Se vier a descer engatado marca zero, se vier desengatado marca .1, .2.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #19 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:20 pm »
Nos diesel ao tirar o pé do acelerador, o consumo instantâneo vai para zero, porque é o próprio movimento do carro que "ajuda" o motor a rodar. Nesta situação o consumo é residual, pelo que o valor é zero. Com o carro desengatado ou com o pé na embraiagem, aí o gasóleo é necessário para fazer o motor rodar. Neste caso e dependendo da velocidade oscila entre 0,2 e 0,9 l/100.
Atenção que os Renault actuais, abaixo dos 30 km/h não dão essa indicação.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #20 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:23 pm »
Eu acho que estamos todos a falar do mesmo mas de forma diferente.  :wink:
Convem possivelmente diferenciar o travar com o motor do ter uma mudança engrenada e deixar o carro ir andando e neste segundo caso o MRC e o Lipe têm razão, o CB vai a marcar o gasto correspondente.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Let's do this!
« Responder #21 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:25 pm »
Isso é igual aos carros a gasolina.

A próprio movimento do carro faz o motor "girar" sem que este necessite do fluxo do combustível para o fazer, assim o consumo instantâneo é 0.0l

Não vejo diferenças então.

Offline ftuc

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #22 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:26 pm »
Hoje vai tudo testar o CB loool

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #23 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:28 pm »
Em terreno plano, basta tirar o pé do acelerador e se deixarmos o carro ir assim, vai marcar 0,0 l/100.
Claro que nesta situação o carro começa a perder velocidade.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline ftuc

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #24 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:29 pm »
Em terreno plano, basta tirar o pé do acelerador e se deixarmos o carro ir assim, vai marcar 0,0 l/100.
Mas fica a depender das tais 1500 rpm minimas, isto foi o que entendi. O sistema de cut-off deve activar apartir daí.

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Let's do this!
« Responder #25 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:29 pm »
Não há entrada de combustível para o manter na rotação que estava nem inclinação, logo abranda  :smiley:

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #26 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:31 pm »

Era isso que eu me estava a referir mas se fores a uma velocidade reduzida e com uma mudança alta ele mantem ou aumenta ligeiramente a velocidade e apresenta algum consumo.
De resto apresenta sempre 0.0l/100.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

MRC

• Visitante
« Responder #27 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:57 pm »
Todos os clios aqui de casa marcam 0.0l/100km independentemente da rotação e da motorização que têm. Isto se forem a travar com o motor.

Nahh... Pega no 1.2 75cv e deixa-lhe engatado em descida às 1000 rpms e vais ver que não marca 0... Tanto no meu, como no confort de 2006 que andei, são assim...

Isso depende da velocidade a que fores, se fores numa descida (sem o pé no acelerador) e o motor for a travar o carro o CB vai a zeros se for a forçar o andamento, ou seja muito devagar com uma modança alta vai sempre a gastar qualquer coisa no CB...
Se fizeres uma redução para travar com o motor a rotação é alta e o CB marca zeros.

Não depende propriamente da velocidade, mas sim do facto de deixares o pedal do acelerador ainda acima das 1500rpms e deixares ele baixar gradualmente a rotação até às 1000 e poucas rpms (fase em que começa a gastar), e aí sim até a essas 1000 e poucas vai a marcar 0.0... Mas experimenta a deixares o pedal ali das 1250 e irás verificar que o C.B. não vai para zeros, e está na mesma a travar o carro (ainda que pouco), pelo que continua a consumir. :P

Nos diesel sem o pé no acelerador, deixam de consumir até ao relanti. ;)

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #28 em: 13 de Dezembro de 2010, 18:12 pm »
Todos os clios aqui de casa marcam 0.0l/100km independentemente da rotação e da motorização que têm. Isto se forem a travar com o motor.

Nahh... Pega no 1.2 75cv e deixa-lhe engatado em descida às 1000 rpms e vais ver que não marca 0... Tanto no meu, como no confort de 2006 que andei, são assim...

Isso depende da velocidade a que fores, se fores numa descida (sem o pé no acelerador) e o motor for a travar o carro o CB vai a zeros se for a forçar o andamento, ou seja muito devagar com uma modança alta vai sempre a gastar qualquer coisa no CB...
Se fizeres uma redução para travar com o motor a rotação é alta e o CB marca zeros.

Não depende propriamente da velocidade, mas sim do facto de deixares o pedal do acelerador ainda acima das 1500rpms e deixares ele baixar gradualmente a rotação até às 1000 e poucas rpms (fase em que começa a gastar), e aí sim até a essas 1000 e poucas vai a marcar 0.0... Mas experimenta a deixares o pedal ali das 1250 e irás verificar que o C.B. não vai para zeros, e está na mesma a travar o carro (ainda que pouco), pelo que continua a consumir. :P

Eu tinha ouvido, não sei se sera verdade que chega mesmo a cortar a injecção nos carros a gasoleo. Atenção que ouvi, não sei a veracidade disso.

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #29 em: 13 de Dezembro de 2010, 20:38 pm »

Na quarta levo o clio da minha velhota e experimentamos. :tongue: