Autor Tópico: sensores de chuva  (Lida 20666 vezes)

Offline romeu

• Megane ST GTline branco
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: algarve
sensores de chuva
« em: 25 de Janeiro de 2011, 11:37 am »
ola a todos , o sensor de chuva do meu megane anda a dar-me cabo da cabeça , só actua depois de o vidro estar completamente tapado de água e de não se ver quase nada da estrada , já regulei o manipulo para a gota maior , para a menor , ja tentei em todas as posições mas o efeito é sempre o mesmo , outra coisa , de manhã ou em outra situação qualquer k chegue ao carro e entre , se o vidro estiver molhado ele não actua por si , tenho eu k manualmente activar o limpa-vidros porque senão não vejo a estrada , será avaria ou é mesmo o funcionamento normal deste tipo de sensor ??

Offline tvaz

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Renault Laguna Break GT Dci 2.0 175cv(200cv 417Nm)
Re: sensores de chuva
« Responder #1 em: 25 de Janeiro de 2011, 11:40 am »
Junta-te á festa o meu tambem anda louco só liga quando lhe dá na telha, e quando liga nem chove... tenho que o levar á renault  :rolleyes:

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #2 em: 25 de Janeiro de 2011, 11:42 am »
Normalmente quando o carro esta parado e o ligas e normal o sensor nao activar totalmente. No meu tambem acontece o mesmo. Quanto ao facto de so activar quando o vidro se encontra totalmente tapado de agua, pode ou ser contaminação no sensor devido a pó ou o vidro que na zona do sensor se encontra muito contaminado. Tenta limpar a zona do vidro onde esta o sensor com alcool e volta a tentar. Caso contrario pode mesmo ser mesmo o sensor que morreu ou o vidro que esta muito contaminado. Nao te digo para limpar o vidro todo com alcool mas podes tentar. Aviso que a Quebra Isolada de Vidros, caso tenhas, ao encomendares o Parabrisas os sensores pelo que percebi tambem vem novos. E um caso de tentares.  :laugh:

Offline tvaz

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #3 em: 25 de Janeiro de 2011, 11:46 am »
Normalmente quando o carro esta parado e o ligas e normal o sensor nao activar totalmente. No meu tambem acontece o mesmo. Quanto ao facto de so activar quando o vidro se encontra totalmente tapado de agua, pode ou ser contaminação no sensor devido a pó ou o vidro que na zona do sensor se encontra muito contaminado. Tenta limpar a zona do vidro onde esta o sensor com alcool e volta a tentar. Caso contrario pode mesmo ser mesmo o sensor que morreu ou o vidro que esta muito contaminado. Nao te digo para limpar o vidro todo com alcool mas podes tentar. Aviso que a Quebra Isolada de Vidros, caso tenhas, ao encomendares o Parabrisas os sensores pelo que percebi tambem vem novos. E um caso de tentares.  :laugh:
Axo que tenho que acionar um certo seguro... já expus essa situação á renault e eles tratam de tudo  :tongue: 8até partir o vidro )

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #4 em: 25 de Janeiro de 2011, 11:50 am »
Ve lá o que escreves, este forum pode estar a ser lido por quem nao pretendes...

Offline tvaz

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #5 em: 25 de Janeiro de 2011, 11:58 am »
Ve lá o que escreves, este forum pode estar a ser lido por quem nao pretendes...
É para o lado que eu durmo melhor...   :police:

Offline Twilight

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
    • Página Pessoal
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 DCI 08'
« Responder #6 em: 25 de Janeiro de 2011, 12:19 pm »
No caso do meu megane eu considero que o sensor de chuva até funciona bem. Não muito bem, mas bem. Mas uma coisa reparo. se ligo o carro com a manete já a chover e já na posição de automático o sensor não activa o limpa para-brisas. tenho de desligar e voltar a ligar para funcionar bem.

Não sou técnico mas julgo que este facto terá uma explicação bastante simples. O sensor de chuva funciona através de alteração do estado (quer seja luminosidade quer seja de uma pequena carga eléctrica) Ora se ao ligares o carro já com agua no vidro ele não nota alteração nenhuma e deixa-se ficar. Só se limpares o vidro e ele voltar a molhar-se é que o sensor verifica alteração e fica a funcionar.

Não será isso que está a acontecer?
89' Renault 5 GTL - 91' Renault Clio RT - 97' Mercedes E220D - 91' Rover 214 GSi - 03' Renault Megane II - 08' Renault Laguna III

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #7 em: 25 de Janeiro de 2011, 13:02 pm »
No caso do meu megane eu considero que o sensor de chuva até funciona bem. Não muito bem, mas bem. Mas uma coisa reparo. se ligo o carro com a manete já a chover e já na posição de automático o sensor não activa o limpa para-brisas. tenho de desligar e voltar a ligar para funcionar bem.

Não sou técnico mas julgo que este facto terá uma explicação bastante simples. O sensor de chuva funciona através de alteração do estado (quer seja luminosidade quer seja de uma pequena carga eléctrica) Ora se ao ligares o carro já com agua no vidro ele não nota alteração nenhuma e deixa-se ficar. Só se limpares o vidro e ele voltar a molhar-se é que o sensor verifica alteração e fica a funcionar.

No caso do sensor nem e necessario desligar o automatico. Basta rodar o botao de sensibilidade que o mesmo automaticamente liga as escovas em confirmação da sensibilidade, mesmo com o vidro totalmente coberto de agua.

Offline delta

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #8 em: 25 de Janeiro de 2011, 13:14 pm »
Na minha antiga megane, não funcionava nem com chuva, nem sem chuva.
E para funcionar, tinha que ser manualmente.
Muitas das vezes só na velocidade mais rápida, e mesmo assim, a escova andava 1cm e parava. depois punha a manete toda para cima e depois novamente toda para baixo, e lá andava mais 1cm.
E não passava disso...

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #9 em: 25 de Janeiro de 2011, 13:33 pm »

No caso do sensor nem e necessario desligar o automatico. Basta rodar o botao de sensibilidade que o mesmo automaticamente liga as escovas em confirmação da sensibilidade, mesmo com o vidro totalmente coberto de agua.

Boas. Não acho que seja assim, pelo menos na minha Megane II. Tenho sempre que ou desligar e colocar de novo em automático, ou passar logo para a posição diferente da posição automático. Alterar apenas a sensibilidade nunca accionou as escovas, pelo menos no meu e no Laguna Fase I cá de casa e com sistema identico...

Cumprimentos

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #10 em: 25 de Janeiro de 2011, 13:36 pm »
No meu Clio III Phase 1 funciona dessa maneira. Basta rodar a sensibilidade e o mesmo activa as escovas, mesmo com o automatico ligado e sem estar a chover, a alteração na sensibilidade activa-me sempre as escovas pelo menos uma vez, como se a confirmar.

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #11 em: 25 de Janeiro de 2011, 13:38 pm »
Penso que já seja uma evolução em relação aos carros que conduzo e têm essa função...

Cumprimentos a todos os membros

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #12 em: 25 de Janeiro de 2011, 13:39 pm »
No Mégane III é tal e qual como o Black Phoenix descreve.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline tvaz

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #13 em: 25 de Janeiro de 2011, 14:59 pm »
No meu caso já experimentei de tudo e nada, mantém-se.

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #14 em: 25 de Janeiro de 2011, 15:24 pm »
o meu também está sempre ok.

Funciona como o do black e do Rui.

Depois quando quero variar a "sensibilidade" apenas vou alterando aquele botão na manete com as gotas  :laugh: