Autor Tópico: Reparação/manutenção de turbo  (Lida 36970 vezes)

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
Reparação/manutenção de turbo
« em: 17 de Março de 2011, 00:16 am »
Boas...estou a pensar fazer um reparação, recondicionamento do turbo da minha Laguna (1.9 dci) e falaram-me da casa Iberoturbo que sará das melhores ou a melhor casa a fazer este trabalho.
Gostava de saber se alguém conhece e se me pode dar um feedback desta casa?
« Última modificação: 24 de Março de 2011, 15:11 pm por urui »
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Reparação de turbo - Iberoturbo
« Responder #1 em: 17 de Março de 2011, 09:22 am »
Boas conheço perfeitamente os serviços da Iberoturbo e acho que se tiveres um preço aceitável da parte deles será sem dúvida uma boa opção.

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #2 em: 17 de Março de 2011, 13:03 pm »
E o que é um preço aceitavel? Geralmente dizem que consoante o estado do turbo pode ir de x a x... pelo menos aqui por onde perguntei é assim.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #3 em: 17 de Março de 2011, 13:10 pm »
E o que é um preço aceitavel? Geralmente dizem que consoante o estado do turbo pode ir de x a x... pelo menos aqui por onde perguntei é assim.

Sim tb é verdade mas tb podem dar om valor de um reconstruido e dessa forma fica logo com um valor máximo em mente.

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #4 em: 17 de Março de 2011, 13:23 pm »
Apesar de não ser uma dúvida 100% no assunto do tópico, acho que este é o tópico mais correcto para colocar uma dúvida: A minha Megane 100cv tem turbo de geometria variável... Uma coisa que por vezes noto é que entre as 1600 e as 2000rpm's (valores +/- em que acontece) e em aceleração constante mas não muito agressiva (leia-se rápida, não a tentar uma aceleração o mais rápida possível) sente-se uma espécie de "solavancos" (o mais parecido que me ocorre e ser fácil de explicar é quando estamos com uma mudança demasiado alta na caixa de velocidades e o carro começa a morrer. Não tão pronunciados, mas parecidos), até entrar na parte em que a geometria está totalmente aberta (penso que seja apó as 2000rpm's). A minha dúvida é se isto poderá passar através de uma limpeza ao turbo ou se será necessário reparar. Sei que os dados são poucos mas gostava de ouvir opiniões de quem mais sabe!  :)

Cumps

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #5 em: 17 de Março de 2011, 17:15 pm »
Pode ser turbo, mas pelos sintomas poderá ser apenas a EGR parcialmente obstruída. Já alguma vez foi limpa? Começa por ver/mandar ver o estado da EGR, e se o problema se mantiver, manda ver o turbo.
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #6 em: 17 de Março de 2011, 17:51 pm »
Também já pensei na EGR... E esqueci-me de o dizer aqui! Sorry, my bad... Outra coisa que me esqueci e daí te pensado no turbo: após uma viagem mais longa em auto-estrada (viagem com velocidades mais constantes e superiores) já não apresenta tanto estes sintomas...

Obrigado desde já pela resposta.

Cumps

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #7 em: 17 de Março de 2011, 21:12 pm »
Hoje não consegui ligar para a iberoturbo, para ter mais informações, no que diz respeito a um turbo recondicionado, e tendo em conta o modelo, o que acham um preço justo? Tenho também que ter em atenção que sou de Coimbra.

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #8 em: 18 de Março de 2011, 20:15 pm »
Boas, hoje consegui ligar para obter informações. Quem me atendeu foi bastante simpatico, explicou-me algumas duvidas que coloquei e deu-me os preços, não recondicionam turbos, o que fazem é um diagnostico e caso necessário colocam o kit de reparação, mas 90 e tal % dos turbos que lá chegam já não são possivel de consertar com este kit, o preço do turbo novo é de 800€ já com iva, noutra casa pediram-me 710€ por um turbo novo e 480€ por um turbo recondicionado.
Gostava que me indicassem os prós e contras do recondicionado para o novo e o que cada um de voces ponderava para optar por um deles.
recondicionado tem garantia de 1 ano e novo de 2.

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #9 em: 24 de Março de 2011, 15:06 pm »
Boas, após alguma recolha de dados, e no meu caso, vou optar por colocar o kit de reparação, pois o meu turbo não partiu e não apresenta sinais de poder acontecer, pelo menos brevemente, poderá estar com carvão o que retarda e ou difilculta a abertura da geometria. De qualquer das maneiras esta reparação/manutenção apenas será confirmada aquando o diagnostico e abertura do mesmo.
Tudo isto vem no intuito de fazer uma revisão geral de manutenção e prevenção, nesta revisão (daqui a cerca de 4000Km).
Esta é a lista de "operações" que quero fazer:
Oleo
Filtro de oleo
Filtro de ar
Filtro de gasoleo
Correia de alternador/ acessorios
Troca de valvolina
Bronzes das bielas
Revisão ao turbo (não sei ao certo em que consiste, sei que leva uns oringues, bronzes, é limpo a ultra-sons...)
Limpar colectores e EGR (EGR é nova mas aproveito para ver como está)
Limpar intercooler
Limpar e verificar tubagens do intercooler
Acho que não me está a faltar nada, pois o filtro do habitaculo vou mudar agora.

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: Reparação/manutenção de turbo
« Responder #10 em: 24 de Março de 2011, 15:26 pm »
Duas coisas:

- Falas da correia do alternador/acessórios. E a distribuição? Não dizes quantos km tem a carrinha nem quantos anos tem, mas se já tem 5 anos (e já deve ter) a distribuição já deveria ter sido mudada. Julgo que as correias de acessórios são vistas por essa altura
- Bronzes das bielas. Vais mandar abrir o motor /desmontar o cárter?!? Os bronzes das bielas têm dado chatices nas motorizações 1.5 dci, sobretudo na motorização com 100 cv (mas também na de 80 cv). Mas se não tens nenhum indicador que aponte problemas (um ruído que é descrito como um arranhar de peças metálicas com o motor em funcionamento), e tendo em conta que só abrindo o motor (ou no mínimo desmontando o cárter) é que se consegue ter acesso às bielas, o que é que queres mandar ver?

Fora isso, manda também ver a saúde dos órgãos de direcção e suspensão. A minha levou rótulas de suspensão aos 110.000 km, e agora com 130.000 vai levar sinoblocos traseiros e mais um bialete da direcção.
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #11 em: 24 de Março de 2011, 15:43 pm »
Correia de destribuição já foi mudada 2 vezes apenas pelos 4 anos (carro de 2001) rotulas e suspenção estão ok, sinoblocos vou ver como estão. Os bronzes vão ser trocados atraves do carter, não fazem nenhum barulho, mas são conhecidos alguns casos nestas motorizações de bielas que "saltam" e estes ainda são os de origem, como disse esta manutenção tem como objectivo de evitar problemas futuros e a preservação do carro e do seu bom funcionamento.

Offline overlord

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
« Responder #12 em: 24 de Março de 2011, 19:50 pm »
Meu amigo mudar os bronzes das bielas tem que se pelo carter obvio, mas isso da muito mais trabalho do que pensas, e quando te chegar o orcamento para essa operação vais desistir a da ideia de trocar os bronzes... até pk isso implica mexer no motor por completo, se nao for bom o mecanico arranjas mais problemas do que os que solucionas.

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #13 em: 24 de Março de 2011, 22:33 pm »
Meu amigo mudar os bronzes das bielas tem que se pelo carter obvio, mas isso da muito mais trabalho do que pensas, e quando te chegar o orcamento para essa operação vais desistir a da ideia de trocar os bronzes... até pk isso implica mexer no motor por completo, se nao for bom o mecanico arranjas mais problemas do que os que solucionas.
Mecanico da renault, não de obra praticamente a custo 0. Fui ele que me aconselhou a mudalos  :wink:

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #14 em: 15 de Abril de 2011, 21:07 pm »
Pode ser turbo, mas pelos sintomas poderá ser apenas a EGR parcialmente obstruída. Já alguma vez foi limpa? Começa por ver/mandar ver o estado da EGR, e se o problema se mantiver, manda ver o turbo.

Bem, confirmou-se este diagnóstico! Sempre saíu mais em conta! ;). A pessoa da oficina que levou o carro para ver este ponto (entre outros) teve a mesma sensação que eu ao inicio: que seria problema na geometria do turbo, tal era a forma como se notava o sintoma que referi acima! Mas após ver o estado em que a EGR estava (penso que mais obstruída que a do DIY que está cá no forum) mudou logo de opinião! :)
Obrigado pela ajuda e cumps a todos