Autor Tópico: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"  (Lida 233541 vezes)

Offline Drio

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: quarteira
  • Garagem : Megane 2 1.9DCI
Re: Mensagem "Mandar verificar Antipoluição"
« Responder #120 em: 05 de Fevereiro de 2014, 00:07 am »
Se sei para que serve a EGR? Epah tirando a parte de que em Portugal nao e' obrigatoria, e de que nao passa de uma "peca descartavel" no motor que pura e simplemente so serve para reaproveitar os gases do motor, o que evita alguma poluicao, e que nos paises frios e muito recomendado pois o motor aquece com maior facilidade, a realidade e que, aumenta e bastante a pressao exercida no turbo ( berra mais rapidamente), entope e muito a admissao (sera que e' bom para o motor? acho que nao), digam me la o que de benefico tras ela para o motor em si?
Sim porque a minha anda desligada a 10 anos e problemas de motor 0! Ja o mesmo nao posso dizer da maioria do pessoal que vejo por ai com ela a ser utilizada!
Mas isto sou eu que pelos vistos estou enganado, mas elucidem-me la aqueles que me estao a criticar por eu ter dito que e melhor para o motor se a egr for desligada, qual a grande importancia que ela tem no carro para nao se cometer o erro de a eliminar

Offline Drio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #121 em: 05 de Fevereiro de 2014, 00:10 am »
Há carros que alem de anular eletronicamente tem que ser fisicamente.

No caso do megane 'e facil, basta desligar da ficha e apagar na ECU e depois tirar fora, limpar e mandar soldar os 2 pratos, para evitar que mesmo desligada ela nao volte a abrir quando sujeita a pressao!

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #122 em: 05 de Fevereiro de 2014, 00:38 am »
Mania dos construtores de meterem material a mais nos carros só para estragar outros componentes e fazer peso!!!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #123 em: 05 de Fevereiro de 2014, 00:57 am »
A falta que a EGR faz é tentar evitar que tu daqui a 10 anos quando andares a pé pelas cidades, não teres que andar com mascara na cara por excesso de poluiçao, como acontece em alguns países como china, que a palavra ambiente, não faz parte do dicionário.
Não te esqueças que não podes pensar só no "hoje" e tens que te lembrar no amanhã, no futuro dos teus filhos e dos teus netos ;)

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #124 em: 05 de Fevereiro de 2014, 08:07 am »
Epah tirando a parte de que em Portugal nao e' obrigatoria,

Já agora explica-me lá isto de não ser obrigatório em Portugal.
E não estou aqui para arranjar guerrinhas, apenas para debater o assunto.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Xmarine

• Visitante
« Responder #125 em: 05 de Fevereiro de 2014, 11:13 am »
Já vi que não sabem....

A diminuição da poluição é apenas 50% da utilidade da EGR. outros 50% da sua utilidade é para reduzir a temperatura de combustão do motor!! E a primeira parte é uma consequência da segunda.

"Ah e tal, mas como é que meter gases quentes na admissão diminui a temperatura?"

Pois... o NOx é produzido em maior quantidade quanto mais quente for a combustão. Se se introduzir gás de escape inerte nos cilindros, ocupa espaço que seria ocupado pela mistura ar/combustível, tornando a mistura ligeiramente pobre, a pressão diminui e a temperatura da combustão diminui.

"Ah e tal mas se eu a tirar não faz mal nenhum"

Faz.... às andorinhas e aos colectores de escape. Sabem que o motor dci105 já de origem empena e racha colectores de escape mas ainda chegam a durar uns anos. Se tirarem a EGR e andarem sempre a fundo, o colector não aguenta 3 dias?

"Ah e tal, mas isso tira potência ao motor"

Verdade, por isso é que a válvula só abre passagem em determinadas situações, de pouca carga no motor.

"Ah e tal, mas o reprogramador disse para retirar"

Acredito, mas sei de reprogramadores que sabem como usar e bem a EGR numa reprogramação. A esses eu dou mais valor!

Xmarine

• Visitante
« Responder #126 em: 05 de Fevereiro de 2014, 11:16 am »
Responsável pelo controle do fluxo dos gases produzidos pela combustão da mistura dentro dos cilindros do motor, a válvula EGR ajuda a controlar e reduzir a emissão de poluentes.

Como sabemos, os motores veiculares mais modernos incorporam dispositivos destinados a diminuir os poluentes lançados na atmosfera, sendo este um dos principais motivos da utilização do gerenciamento eletrônico nos veículos atuais, nacionais e importados.
Basicamente, os três mais importantes poluentes produzidos por um motor de combustão interna são, em ordem de importância, o Monóxido de Carbono (CO), os Hidrocarbonetos (HC), e os Óxidos de Nitrogênio (NOx).
Falando especificamente sobre os Óxidos de Nitrogênio, eles são formados quando a temperatura da câmara de combustão atinge níveis mais elevados, seja pelo empobrecimento gradual da mistura, devido ao aquececimento do motor, seja por condições de trabalho mais críticas; e neste caso, devem ser controlados para se manterem dentro dos limites de emissões definidos por lei.
A fim de reduzir a formação destes óxidos, os gases de escapamento são desviados até o sistema de admissão, através de uma tubulação existente no coletor de escapamento do veículo, para que possam ser aspirados e ocupar um espaço dentro da câmara de combustão usualmente destinado à mistura ar/combustível.
Como sabemos, os gases de escape são formados por uma mistura já queimada e, portanto, não são mais combustíveis. Todavia, se ocuparem um espaço dentro da câmara, irão limitar a queima da mistura ar/combustível, diminuindo, conseqüentemente sua temperatura. Ao reduzir a temperatura, automaticamente será reduzido o nível de formação dos Óxidos de Nitrogênio produzidos pelo motor.
É óbvio que a admissão destes gases na câmara, ocupando o lugar destinado a mistura ar/combustível, reduzirá a potência disponível gerada pelo motor e, portanto, este processo deve ser controlado criteriosamente, com a finalidade de não prejudicar o desempenho do veículo em determinados regimes de funcionamento.

Função e funcionamento - É aí que entra em cena a válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation ou Válvula de Recirculação dos Gases de Escape), que controla o fluxo e o momento em que estes gases devem ser admitidos na câmara de combustão.
A válvula EGR abre pela ação do vácuo do coletor de admissão, por um lado, e pela ação da pressão dos gases de escape, pelo outro, permitindo que os gases de escapamento fluam para o interior do coletor de admissão.
Os gases de escapamento seguem com a mistura ar/combustível para a câmara de combustão. Se houver um excesso de gases de escapamento admitidos, não ocorrerá combustão, ou haverá falha de combustão. Por isso, apenas uma quantidade controlada de gás passa pela válvula, que deverá estar totalmente fechada na marcha lenta.
No regime de marcha lenta não deverá haver admissão de gases de escape no coletor de admissão, pois não há geração de NOx nestas condições, sem mencionar o fato de que na marcha lenta, pela baixa quantidade de combustões nos cilindros, haverá irregularidade em seu funcionamento, oscilações e até mesmo apagamento do motor em casos extremos.
A válvula EGR possui uma câmara com um diafragma, que abre a sede da válvula pela ação de pressão positiva proveniente do escape e/ou vácuo originado do coletor de admissão, interligando os dois coletores (veja Figura 1). Por isso, geralmente sua localização está próxima aos coletores ou a alguma tubulação que os interliga.
Nos sistemas mais avançados de gerenciamento eletrônico, as funções desta válvula são controladas pelo Módulo de Controle Eletrônico (UCE), que se utiliza de atuadores para determinar o momento e o tempo em que ela deve operar, sendo sua real atuação monitorada por um potenciômetro presente na própria válvula. Este, por sinal, será parte do tema abordado na segunda parte desta matéria.
A válvula EGR abre atendendo à uma das seguintes condições:
• Motor Aquecido;
• Rotação do motor superior à da marcha lenta (veja Figura 2);
• Condições diversas de aceleração e desaceleração do veículo.
A quantidade dos gases de escape admitidos na câmara e o tempo que a válvula permanece aberta dependerá das variações no vácuo e na pressão dos gases de escapamento, de acordo com o regime de funcionamento do motor.

Identificação da Válvula EGR - Existe uma seqüência padrão nos códigos de identificação da válvula EGR, com informações importantes para o aplicador:
• As válvulas EGR de pressão positiva terão um “P” gravado na lateral superior de sua carcaça, seguindo o número da peça (veja Figura 3);
• As válvulas EGR de pressão negativa terão um “N” estampado na lateral superior da válvula em seguida à sua numeração;
• As válvulas EGR de passagem, ou seja, que trabalham tanto com pressão negativa quanto com pressão positiva, não possuem nenhuma identificação de seu regime de trabalho após seu número de peça.
A substituição da EGR deverá ser feita observando-se estas indicações de aplicação, uma vez que fisicamente todas elas são parecidas ou mesmo idênticas. Não existe um teste eficiente para checar a eficiência das válvulas EGR, uma vez que só se poderá comprovar se seu diafragma está perfeito através da aplicação de vácuo. Porém, seu correto funcionamento, como aprendemos, depende também da atuação da pressão positiva dos gases de escapamento, o que nem sempre se pode confirmar.
Quando forem observadas falhas no funcionamento do motor em altas rotações, marcha lenta irregular ou mesmo apagamento do motor após desacelerações, bem como altos níveis de emissão de CO, a culpada pode ser a válvula EGR e deverá ser substituída por outra de mesma especificação. Porém, atente que mesmo motores idênticos mas aplicados em veículos diferentes, podem utilizar EGRs diferentes, embora fisicamente idênticas.
O técnico deverá estar atento quanto à aplicação específica do tipo de componente correto, pois falhas de funcionamento ocorrerão se a EGR inadequada for aplicada. Vale a pena lembrar também que, como as EGRs trabalham utilizando o vácuo do coletor, um exame criterioso das tubulações deverá ser feito, prevenindo, dessa forma, vazamentos indesejáveis e oscilações da marcha lenta.
No próximo artigo, daremos continuaçào a este assunto, com a descrição do funcionamento das Válvulas EGR atuadas eletronicamente e como o sistema de gerenciamento eletronico do motor interage com elas, bem como dispositivos que auxiliam neste trabalho.

in http://www.oficinabrasil.com.br/

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #127 em: 05 de Fevereiro de 2014, 11:24 am »
Finalmente vejo pessoas a defenderem o manter a EGR em vez de a remover só porque dizem que só faz bem ao motor.
Excelente post X! Concordo a 100%

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #128 em: 05 de Fevereiro de 2014, 13:00 pm »
Já eu tinha dito aqui que uma das causas que o 1.9 dci falhava tão rapidamente era a EGR entupir muito. se entope não faz a circulação dos gases, a temperatura normal no motor é superior degradando assim o óleo mais rapidamente :)

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #129 em: 05 de Fevereiro de 2014, 21:42 pm »
Grande post X, muito bom!
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #130 em: 06 de Fevereiro de 2014, 11:33 am »
É grande, mas poderia ser maior... Para isso bastava descriminar também os pontos negativos da válvula egr, principalmente para certos veículos em que as válvulas nem se quer têm sistema de refrigeração.

Offline Drio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #131 em: 06 de Fevereiro de 2014, 20:11 pm »
Eu acho engrassado certos comentarios em respeito a egr nao tar la a mais, principalmente a quem disse que os engenheiros colocavam pecas a mais nos motores, sim, porque o que a marca quer nao e que o motor a medio/longo prazo traga alguns problemas, ate porque o interesse deles, nao e estar a gastares dinheiro constatemente no carro para eles tarem constatemente a encher os bolsos, e nao me venham com conversas de que isso nao e bem assim, porque e' mesmo assim!
As marcas hoje em dia nao querem que os motores durem tanto, basta olhar para qualquer carro de antigamente, em que raras eram as marcas que nao davam a volta ao Conta Kilometros e hoje raras excepcoes fazem isso, isto com muito mais tecnologia! Supostamente eram pra ser melhores, mas nao o sao, e nao e porque nao conseguem mas porque nao querem! Por isso venham com as tretas que quiserem, meio ambiente, puluicao etc etc etc que a verdade e que a valvula egr em praticamente nada beneficia a vida do motor e dos restantes componentes! Ou vamos ser assim tao tapados ao ponto de acreditarmos que eles se quiserem mesmo desenvolver alguma coisa para preservar o meio ambiente sem danificar a vida do motor que nao conseguem? Se acreditam nisso peco imensa desculpa mas....

Xmarine

• Visitante
« Responder #132 em: 06 de Fevereiro de 2014, 20:50 pm »
Sabes que o facto de existir a EGR nos automóveis foi uma imposição europeia e não um capricho de alguma marca automóvel? Se  calhar por isso não faz muito sentido o comentário...

Dá uma olhadela nas imposições das normas Euro 3 e euro 4 e euro 5 ;)

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #133 em: 06 de Fevereiro de 2014, 20:54 pm »
Só mais uma coisinha.
 Em vez de andarem a colocar válvulas, EGRs e outras.
Mais FAPs e outros  filtros de partículas, não seria boa ideia começarem
a pensar, essas grandes fábricas desses grandes carros, BMs AUDIs, Mercedes etc
em desenvolverem motores de FACTO mais eficientes, já que estão "tão preocupados"
com o nosso bem estar

Xmarine

• Visitante
« Responder #134 em: 06 de Fevereiro de 2014, 21:04 pm »
aacc...

Antigamente um 1.9td, para fazer 80cv precisava de uns 6-7L/100

Hoje em dia, já tens motores com a mesma cilindrada (1.9L) com mais de 150cv e a consumir os mesmos 6-7L/100

Não achas que estão mais eficientes?

Agora se são mais fiáveis ou não... acho que continua como sempre foi desde que o automóvel foi inventado: Uns andam 500mil km sem dar problemas....outros nem 20mil e já estão encostados... Sempre foi assim e acho que assim vai continuar.

As grandes diferenças que noto na evolução de motores é que cada vez é preciso que os técnicos sejam cada vez mais especializados, as ferramentas de diagnóstico/reparação cada vez mais específicos e as peças são muito mais caras e a quantidade de peças é muito maior.