Autor Tópico: Opinião - Limpeza preventiva injecção  (Lida 13778 vezes)

Offline jpcp

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
Opinião - Limpeza preventiva injecção
« em: 11 de Maio de 2011, 14:18 pm »
Boas,

Já andei aqui a fazer umas pesquisas e não encontrei nada em concreto, mas caso esteja a repetir assunto peço que me indiquem algum tópico sobre isto.

Tenho uma mégane 1.5dci 80cv de 01/2004 que vai à beira dos 170.000km. Até à data tudo bem com o motor, consumos de 5.2l e apenas noto algum fumo negro quando lhe dou uma esfrega acima das 3.000rpm. O meu circuito diário não é em cidade e acho que tendo em conta o motor que é não está nada preguiçoso, chega aos 170-175kmh com relativa facilidade e mesmo em AE o consumo fica-se nos 6.5/6.7 a uma média de 140kmh.
Devido à idade e quilometragem ando a pensar se será boa ideia fazer-lhe uma limpeza à injecção com um daqueles aditivos que se vendem para juntar ao gasóleo, mas como já ouvi dizer bem e mal destes produtos estou na dúvida...

Alguém já fez isto, e notou melhorias? Pessoal mais "expert", recomendam?

Obg

Offline jekas69

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barcelos
  • Renault Megane 1.5 Dci - Luxe Dynamic - 2003
    • Facebook
Re: Opinião - Limpeza preventiva injecção
« Responder #1 em: 11 de Maio de 2011, 14:22 pm »
Boas,

Já andei aqui a fazer umas pesquisas e não encontrei nada em concreto, mas caso esteja a repetir assunto peço que me indiquem algum tópico sobre isto.

Tenho uma mégane 1.5dci 80cv de 01/2004 que vai à beira dos 170.000km. Até à data tudo bem com o motor, consumos de 5.2l e apenas noto algum fumo negro quando lhe dou uma esfrega acima das 3.000rpm. O meu circuito diário não é em cidade e acho que tendo em conta o motor que é não está nada preguiçoso, chega aos 170-175kmh com relativa facilidade e mesmo em AE o consumo fica-se nos 6.5/6.7 a uma média de 140kmh.
Devido à idade e quilometragem ando a pensar se será boa ideia fazer-lhe uma limpeza à injecção com um daqueles aditivos que se vendem para juntar ao gasóleo, mas como já ouvi dizer bem e mal destes produtos estou na dúvida...

Alguém já fez isto, e notou melhorias? Pessoal mais "expert", recomendam?

Obg

tenho o meu carro exactamente nas mesmas condições que tu e com os mesmos Km.

Motor igual, mesmas prestações..

De vez em quando uso desses aditivos e só coloco combustível de marca.

Abraço
Renault Megane 1.5Dci
 Luxe Dynamique -  Fev 2003

Offline jpcp

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 11 de Maio de 2011, 15:55 pm »
Já agora que aditivo costumas usar? Pelo que sei devemos juntar o aditivo ao depósito cheio e se possível fazê-lo antes de uma viagem longa, certo?

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #3 em: 11 de Maio de 2011, 15:57 pm »
Tem um novo STP para injecção common rail, podem encontrar em qualquer hipermercado. Á quem note diferença, á quem não note nada...acho que qualquer um de vós pode experimentar sem problema, depois podem fazer aqui os relatos do que acharam!!
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #4 em: 11 de Maio de 2011, 16:10 pm »
desperdicio ....

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #5 em: 11 de Maio de 2011, 16:13 pm »
placebo automóvel.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline jpcp

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 11 de Maio de 2011, 16:23 pm »
desperdicio ....

é um bocado a ideia inicial que tenho.. sei que se pode também fazer uma limpeza à injecção em oficinas (oficinas, não é Roadys nem Feuverts ;), com o devido respeito) usando um líquido pressurizado, mas segundo um conhecido que trabalha numa dessas mesmas oficinas este tipo de intervenção justifica-se caso notemos algum sintoma no carro (perder força, muito fumo, etc...).

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #7 em: 11 de Maio de 2011, 16:27 pm »
essa acção preventiva feita em oficinas da especialidade e com maquinas proprias ( fiz há uns anos numa audi a4 1.9 tdi 130cv ) nota se bem a diferente . Notei melhor rendimento , melhor consumo , menos fumo  . Paguei 60€ na altura , há cerca de 5 anos

Offline jpcp

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 11 de Maio de 2011, 16:37 pm »
Quem me disse isso trabalha na Bosch e falou-me actualmente em +/- 75€+IVA (a inflacção é f*** :))! Mas pronto, no fundo já me elucidaram e vai de encontro ao que tinha na ideia: líquidos desentupidores = banha da cobra.

Abraço

Offline rruuii_

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Ermesinde
« Responder #9 em: 11 de Maio de 2011, 16:57 pm »
Quem me disse isso trabalha na Bosch e falou-me actualmente em +/- 75€+IVA (a inflacção é f*** :))! Mas pronto, no fundo já me elucidaram e vai de encontro ao que tinha na ideia: líquidos desentupidores = banha da cobra.

Abraço

Atenção que há agentes bosch ( vulgos bosch car service ) e oficinas mais especializadas na injecção. Nem tudo é igual.

Renault Laguna Break 1.9 dci

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #10 em: 11 de Maio de 2011, 17:26 pm »
placebo automóvel.

desperdicio ....

é um bocado a ideia inicial que tenho.. sei que se pode também fazer uma limpeza à injecção em oficinas (oficinas, não é Roadys nem Feuverts ;), com o devido respeito) usando um líquido pressurizado, mas segundo um conhecido que trabalha numa dessas mesmas oficinas este tipo de intervenção justifica-se caso notemos algum sintoma no carro (perder força, muito fumo, etc...).

A Toyota, quando os veiculos vão a revisão, oferece sempre uma embalagem de 500mL para por no deposito cheio do veiculo para limpeza de injectores. Se é placebo ou não isso já não sei!

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #11 em: 11 de Maio de 2011, 17:30 pm »
No tempo do meu 205 XAD, experimentei alguns desses produtos supostamente milagrosos.
Nunca notei nada de especial e mais, alguns dos que nesse tempo apareceram, hoje estão completamente desaparecidos.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #12 em: 11 de Maio de 2011, 17:39 pm »
No tempo do meu 205 XAD, experimentei alguns desses produtos supostamente milagrosos.
Nunca notei nada de especial e mais, alguns dos que nesse tempo apareceram, hoje estão completamente desaparecidos.

Esqueci-me de indicar que a embalagem e mesmo da Toyota, ou seja é um produto mesmo indicado pela marca, nao e produtos tipo Redex e afins.

Realmente penso que a limpeza de injectores deverá fazer o mesmo que as supostas Ultimates e GForces e afins, limpeza de resíduos do motor, nada mais! Ou não, até provas ou um estudo feito em grande escala (2 veículos iguais, um a levar liquido de limpeza desde o 0 Km a cada 10000Kms e outro sem nunca ter levado, fazendo o mesmo percurso todos os dias).

Offline jpcp

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 11 de Maio de 2011, 17:50 pm »
Enquanto usei GForce o carro não fazia fumo praticamente nenhum, acho que até o meu Twingo a gasolina fazia mais! Mesmo a nível de consumos e do estado do filtro do gasóleo na revisão, notei bem a diferença enquanto a usei.

Mas agora a estes preços já custa meter gasóleo normal, quanto mais GForce.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #14 em: 11 de Maio de 2011, 17:57 pm »
desperdicio ....

Como eu costumo dizer :

Esses liquidos / fluidos/ protectores/ etc não são nem bons nem maus não há melhores nem piores .... Não fazem nem bem nem mal e são todos iguais.

Já se for efectuada uma limpeza de injectores em equipamento próprio, com liquido pressurizado etc aí sim tratam-se de acções preventivas que devem ser equacionadas no entanto nos dias que correm o pessoal  "só se lembra de St. Barbara quando há trovões"