Autor Tópico: Falha no arranque  (Lida 11877 vezes)

Offline rruuii_

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Ermesinde
Falha no arranque
« em: 15 de Maio de 2011, 01:37 am »
Pessoal preciso de ajuda num diagnóstico.

A minha menina hoje não me deixou ficar mal, mas...... Passo a explicar

Normalmente a Laguna que tenho quando carregava uma vez no interruptor de starter ( um só toque ) colocava a menina a trabalhar, hoje depois de 2h parada, quando carregava ( um só toque ) no starter ela não fazia a chamada, não punha a carrinha em funcionamento, apareceu-me 2 vezes de forma muitoooo rápida o simbolo de "Erro de carga" em vermelho no painel, e quando preciso por a carrinha a trabalhar tenho de lá deixar ficar o dedo ( carregar fixamente ) no starter uns 3 seg.

Será a bateria a entregar a alma ao criador ou devo ficar preocupado com outra situação ?!

Abraços

Renault Laguna Break 1.9 dci

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Megane Break dci 100cv
Re: Falha no arranque
« Responder #1 em: 15 de Maio de 2011, 01:47 am »
Bem, a única vez que isso me aconteceu foi quando o alternador deu a alma ao criador... Quando a bateria morreu, não deu qualquer sinal...
Mas tens um teste fácil para ver se é do alternador: com o carro a trabalhar, desliga o cabo de massa da bateria e se o motor for abaixo... É do alternador...

Cumps

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #2 em: 15 de Maio de 2011, 02:25 am »
Não é problema nem do alternador nem da bateria...é um problema já conhecido no leitor de cartões, rapidamente explicando o leitor de cartões no interior tem 2 pequenos botões, e normalmente o primeiro botão parte a "patilha de plastico" que tem deixando de ser pressionado quando se coloca o cartão, os sintomas são ter que ficar com o dedo a carregar até pegar ou as luzes interiores demorarem a apagar.
Vou-te enviar o DIY por PM pois é de outro locar e não sei se posso postar.
« Última modificação: 15 de Maio de 2011, 02:36 am por urui »
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #3 em: 15 de Maio de 2011, 10:34 am »
urui, no meu post refiro-me apenas ao Erro de Carga...
Já agora, e se não te importares, envia-me o link desse tutorial pois tenho cá em casa o Laguna a fazer o mesmo e o que encontrei na net tem uma parte confusa...

Cumps

Offline rruuii_

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #4 em: 15 de Maio de 2011, 14:06 pm »
Alternador Ok, cabo negativo desligado e continua a trabalhar.

Quando se carrega no starter as luzes do quadrante vão-se abaixo e quando volto a carregar acendem ( isto em toques simples )

Com toque prolongado, starter normal.

Offline piranha

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: loures
« Responder #5 em: 16 de Maio de 2011, 10:39 am »
Não é problema nem do alternador nem da bateria...é um problema já conhecido no leitor de cartões, rapidamente explicando o leitor de cartões no interior tem 2 pequenos botões, e normalmente o primeiro botão parte a "patilha de plastico" que tem deixando de ser pressionado quando se coloca o cartão, os sintomas são ter que ficar com o dedo a carregar até pegar ou as luzes interiores demorarem a apagar.
Vou-te enviar o DIY por PM pois é de outro locar e não sei se posso postar.

aproveitando este topico, a custar a pegar não, mas acontece que se a carrinha tiver em mãos livres não consigo abrir ao passar a mao no puxador coisa que bastava chegar perto e ele abria logo, será que é do cartão???? ja mudei a pilha mas ficou na mesma...

abraço

Offline jpcp

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
« Responder #6 em: 16 de Maio de 2011, 12:01 pm »
Provavelmente antenas dos puxadores. Não funcionam os 4?

Offline Timoteo

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Olhão
  • Utilizador: culatreu
  • Já ultrapassou a barreira dos 20.000
  • Garagem : Megane III Sport Tourer GtLine
« Responder #7 em: 16 de Maio de 2011, 15:41 pm »

aproveitando este topico, a custar a pegar não, mas acontece que se a carrinha tiver em mãos livres não consigo abrir ao passar a mao no puxador coisa que bastava chegar perto e ele abria logo, será que é do cartão???? ja mudei a pilha mas ficou na mesma...

abraço

E já agora como costumas fechar o carro? È que se fechas com o cartão, então só abre com o cartão e não por sensor..
Cumps

Offline piranha

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: loures
« Responder #8 em: 16 de Maio de 2011, 15:48 pm »
Provavelmente antenas dos puxadores. Não funcionam os 4?

nenhuma porta abre, só carregando varias vezes nos botões....nao fecho com o cartão, deixo trancar sozinho...ele trancar tranca, depois para abrir é que são elas...

Offline jpcp

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
« Responder #9 em: 16 de Maio de 2011, 18:17 pm »
E já agora como costumas fechar o carro? È que se fechas com o cartão, então só abre com o cartão e não por sensor..
Cumps

Não. Mesmo que feches no cartão, deveria abrir ao passar a mão no sensor.

Se o problema é nas 4 portas, então devem ser as antenas dos puxadores que estão avariadas. No entanto, é pouco provável mas pode ser um problema no cartão que descarrega a pilha (eu tenho 1 cartão assim). Uma vez dentro do carro, ele pega à 1ª com o cartão no bolso ou tens de insistir ou de o meter na ranhura?

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #10 em: 16 de Maio de 2011, 18:22 pm »
Cumps

Não. Mesmo que feches no cartão, deveria abrir ao passar a mão no sensor.

Se o problema é nas 4 portas, então devem ser as antenas dos puxadores que estão avariadas. No entanto, é pouco provável mas pode ser um problema no cartão que descarrega a pilha (eu tenho 1 cartão assim). Uma vez dentro do carro, ele pega à 1ª com o cartão no bolso ou tens de insistir ou de o meter na ranhura?

jpcp, não é assim linear o abrir ao passar a mão no sensor. Se for Laguna II fase 1, tem possibilidade de desactivar o mãos livres. Por vezes essa função no de cá de casa desactiva, logo tenho que fechar novamente no "auto+lock", o botão da função no cartão.
Agora, parece um pouco estranho deixar de dar em todos. Isso foi tudo ao mesmo tempo ou foi deixando de funcionar?
Cumps

Offline rruuii_

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #11 em: 16 de Maio de 2011, 18:42 pm »
não queria ser indelicado com ninguém, mas sempre que aqui respondem venho ver se é para mim...... Não sei se me faço entender

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #12 em: 16 de Maio de 2011, 21:10 pm »
Piranha, é melhor colocares aqui ( http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4249.0 )as tuas dúvidas que assim fica melhor, uma vez que este tópico não tem nada haver com o problema do rruuii_. Pede à moderação que reencaminhe os posts que dizem respeito ao teu problema para este tópico que indiquei, ou criem um novo.

rruuii_, fui agora ver como faz o meu, tem a tal patilha partida o urui falou e o meu não faz com que as luzes do quadrante desliguem, ou vão abaixo.
De resto não posso ser muito mais útil...

Offline rruuii_

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #13 em: 16 de Maio de 2011, 21:47 pm »
Ok, obg Bruny. Vou ver o que posso fazer em relação ao leitor ;)

Offline rruuii_

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #14 em: 13 de Junho de 2011, 11:31 am »
Retomando.....

Ontem pra limpezas, acabei por desmontar o leitor, perdi o medo e abri o dito cujo. Até perceber o que estava partido e o que teria de fazer, nada de dificuldade.

Agora através de um cartão (TêMêNê) criar o molde para meter lá no local, isso sim... foi uma luta tremenda e acabei por desistir.

Urui, alguma sugestão simples ?!

Bem dizia o meu prof de trabalhos manuais... que não tinha muito jeito pra coisa, loooooooool.