Autor Tópico: Em espanha parece que há problemas 'crónicos' com os motores DCI...  (Lida 38398 vezes)

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Em espanha parece que há problemas 'crónicos' com os motores DCI...
« Responder #15 em: 17 de Maio de 2011, 11:03 am »
Boas,
Sim, sem dúvida que os relatos de problemas são e serão muito mais divulgados que a ausência destes; acho que ninguém abriu um tópico de propósito para dizer que "Ei, tenho um dCi com 150k km e ainda não deu problemas" :D
De qualquer modo, há alguma(s) medida(s) preventiva(s) que possa(m) ser tomada(s) de maneira a evitar/minimizar os potenciais problemas?
Cumps.

Há, deixares de pensar que pode dar problemas, fazeres revisões a tempo e horas, usar os óleos recomendados, tomar atenção aos níveis dos mesmos, enfim os cuidados normais.

O trabalho necessário (tempo e dinheiro) para tirar o cárter do motor bem como substituir os bronzes da cambota e algo impraticável, logo deixem-se de se preocupar com essas coisinhas e desfrutam da condução do vosso veiculo.

Offline ScenicXD

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Montijo
« Responder #16 em: 17 de Maio de 2011, 12:39 pm »
Eu estive a falar com um antigo mecanico da renault e o gajo disse me que so o motor de 80 cvs e alguns de 85 cvs e que se escapavam porque os componentes de outros ( 100cvs,105cvs e etc) nao "aguentavam" tao bem como os de 80 e 85 agora se e verdade? Nao sei, pelo menos a minha scenic ja vai com 140k kms e ja feitos por mim quase 20 k kms e agora so tive um pequeno azar mas por culpa do stand nao m ter trocado a bomba de agua de resto de motor ta muito bom

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #17 em: 17 de Maio de 2011, 14:15 pm »
Eu estive a falar com um antigo mecanico da renault e o gajo disse me que so o motor de 80 cvs e alguns de 85 cvs e que se escapavam porque os componentes de outros ( 100cvs,105cvs e etc) nao "aguentavam" tao bem como os de 80 e 85 agora se e verdade? Nao sei, pelo menos a minha scenic ja vai com 140k kms e ja feitos por mim quase 20 k kms e agora so tive um pequeno azar mas por culpa do stand nao m ter trocado a bomba de agua de resto de motor ta muito bom

Estás vivo? lol

oh Ivo, cuida mas é desse motor que é carro para a vida  :smiley:

Offline ScenicXD

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Montijo
« Responder #18 em: 17 de Maio de 2011, 17:56 pm »
Ainda nao morri LOL
Mas pelo menos aquilo que ouvi Ha pessoas a queixarem mais dos motores de 100cvs 105cvs (1.5) e os de 1.9 Ate agora nao ouvi muitas queixas do de 85cvs

Offline caseiro

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Agualva-Cacém
« Responder #19 em: 29 de Maio de 2011, 14:41 pm »
Eu tive um Renault Megane Scenic de 105 cv. Aos 137000 o motor começou a bater e eu parei. O motor teve que ser reparado. Problema: Os bronzes das bielas não têem estrias de encaixe e ao mais pequeno desgaste começam a rodar. Em consequência os aperto das bielas fica froxo. Tratam-se dos motores da série de 2004.

Offline luism_monteiro

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
    • http://carrosusadosparavenda.blogspot.com/
« Responder #20 em: 29 de Maio de 2011, 21:34 pm »
Boas,
Sim, sem dúvida que os relatos de problemas são e serão muito mais divulgados que a ausência destes; acho que ninguém abriu um tópico de propósito para dizer que "Ei, tenho um dCi com 150k km e ainda não deu problemas" :D
De qualquer modo, há alguma(s) medida(s) preventiva(s) que possa(m) ser tomada(s) de maneira a evitar/minimizar os potenciais problemas?
Cumps.

Há, deixares de pensar que pode dar problemas, fazeres revisões a tempo e horas, usar os óleos recomendados, tomar atenção aos níveis dos mesmos, enfim os cuidados normais.

O trabalho necessário (tempo e dinheiro) para tirar o cárter do motor bem como substituir os bronzes da cambota e algo impraticável, logo deixem-se de se preocupar com essas coisinhas e desfrutam da condução do vosso veiculo.

Pois eu posso afirmar que sempre fiz as revisões a tempo e horas, sempre utilizei os oleos recomendados pela renault (Aliás, as revisões sempre foram feitas numa oficina associada à Renault, apesar de não ser concessionário oficial!) e o meu motor estourou por este mesmo problema aos 150000 Kms. E no meu caso era um 2.2 Dci! Num periodo de cerca de um mês tomei conhecimento de mais uma Espace com o motor 2.2 Dci e tres meganes com o motor 1.5 Dci com a mesma avaria e, consequentemente, com os mesmos valores de reparação! Segundo me disseram, este problema só estará, supostamente, resolvido nos motores de 1.5 Dci de 110CV.
Quanto a não ser praticavel fazer uma reparação preventiva, permitam-me discordar, pois para mim faz todo o sentido efectuar a troca dos bronzes antes destes partirem, até porque, segundo sei, um jogo de bronzes para um 1.5 Dci andará na casa dos 80 e tal euros, e uma reparação de um motor completo anda por volta dos 3000 euros. Tenho a certeza que a mão d'obra para substituir os bronzes não deve ser tão alta quanto isso.
Eu, por mim, se tivesse tido a indicação de que o motor 2.2 Dci tambem sofria deste mal, era o que eu tinha feito.
Aliás, parece que existe um ordem da Renault, ás oficinas que tem reclamado, para efectuarem a verificação deste componente, mas quanto a isso, as pessoas daqui que tem ligações á Renault poderão confirmar, ou não, essa situação.
Só a titulo de exemplo, continuam a aparecer queixas relativamente aos motos 2.0d da BMW por causa das borboletas do colector de admissão, e continuam a sofrer com isso. Eu, no meu, troquei o colector de admissão e não me chateei mais com isso.  :happy:

Offline bossinis

• Dealer
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Pinhal Novo
  • Garagem : Renault Megane 3 1.6 dCI Bose
« Responder #21 em: 29 de Maio de 2011, 22:00 pm »
Eu tive um Renault Megane Scenic de 105 cv. Aos 137000 o motor começou a bater e eu parei. O motor teve que ser reparado. Problema: Os bronzes das bielas não têem estrias de encaixe e ao mais pequeno desgaste começam a rodar. Em consequência os aperto das bielas fica froxo. Tratam-se dos motores da série de 2004.

Bamos Lá a ber se não temos azar sr ivo....
Renault Megane 3 1.6 Dci Bose
Honda Accord 2.0i ES Vtec

Offline draper

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #22 em: 25 de Junho de 2011, 16:50 pm »
A lista de problemas do 1.5dCi (motor k9k) são conhecidos:
- cambota frágil (unidades 2002 e 2003) -> defeito fabrico da cambota;
- bomba alta-pressão diesel Delphi com falha devido a limalhas no interior -> defeito fabrico Delphi;
- Bomba de óleo gripa devido á válvula de descarga interna gripar -> defeito de concepção;
- Casos de injectores gripados (casos esporádicos)
- Apoios da cambota (vulgo bronzes) rodam no apoio (unidades 2004/2005). -> defeito de concepção

Claro que como tudo na vida, é preciso ter sorte e fazer uma condução cuidada, pois como diz o povo: ' quem não cuida, não tem'.

Xmarine

• Visitante
« Responder #23 em: 26 de Junho de 2011, 12:26 pm »
A lista de problemas do 1.5dCi (motor k9k) são conhecidos:
- cambota frágil (unidades 2002 e 2003) -> defeito fabrico da cambota;
- bomba alta-pressão diesel Delphi com falha devido a limalhas no interior -> defeito fabrico Delphi;
- Bomba de óleo gripa devido á válvula de descarga interna gripar -> defeito de concepção;
- Casos de injectores gripados (casos esporádicos)
- Apoios da cambota (vulgo bronzes) rodam no apoio (unidades 2004/2005). -> defeito de concepção

Claro que como tudo na vida, é preciso ter sorte e fazer uma condução cuidada, pois como diz o povo: ' quem não cuida, não tem'.

Em relação a cambota frágil, nunca vi nenhum a dar problemas daí.

Bomba de alta pressão. Os que vi a darem problemas de bomba, andavam com repro bem abusada.

Bomba de óleo...nunca vi nenhum com problemas

injectores, esses vejo muitos. Tanto em problema de demasiado retorno( na parte do bico) como na parte da electrovalvula.

bronzes. ate se vê muito. Principalmente nos carros mais pesados. Scenic, megane. Metem um motor fraco a puxar um peso enorme... alguma coisa tem de ceder. Em clio 2, esse problema é bastante raro.

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #24 em: 26 de Junho de 2011, 20:27 pm »
O problema da bomba de alte pressão teve o meu dci65cv de 2001. Não tinha repro. Mas tirando isso, nada dos restantes problemas relatados teve. Vendi-o com 224000km's e quem ficou com o meu clio ainda anda bem contente com o carro! :)

Cumps

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #25 em: 26 de Junho de 2011, 20:39 pm »
Bem... em termos de volantes é pessimo, o meu do RS tá uma miséria :S
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe