Autor Tópico: Em espanha parece que há problemas 'crónicos' com os motores DCI...  (Lida 38027 vezes)

Offline GeoAir

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: FarWest
  • Jorge
  • Garagem : Grand Scenic III Bose 1.5 110cv - Modus 1.2 75cv
Boas,
Costumo frequentar um forum espanhol de pessoal que tem Scenics e lá começaram a detectar o que eu chamaria problemas crónicos com os motores DCI, não só na gama Scenic mas também em outros modelos que recorrem à mesma tecnologia DCI: Mégane, Koleos e mesmo os Gashqai, envolvendo sempre reparações de alguns milhares de euros.
Do que (pouco) que percebo de mecânica e de algum espanhol, as peças que são mais afectadas são casquilhos(?), bielas (?) etc etc.
Eles (espanhóis)  parecem apontar para um problema na bomba de óleo, que com o passar do tempo, começa a perder a capacidade de bombear adequadamente e a deficiente lubrificação dará origem a estes problemas.
O que eu acho estranho é acontecer com pessoal que trocava o óleo com intervalos pequenos e /ou fazia as manutenções na rede.
Não sei se é permitido colocar links para outros fóruns, mas se for depois coloco aqui o link.
Cá em PT há assim relatos de avarias frequentes nos DCI?

Cumps.

Offline luism_monteiro

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
    • http://carrosusadosparavenda.blogspot.com/
Re: Em espanha parece que há problemas 'crónicos' com os motores DCI...
« Responder #1 em: 15 de Maio de 2011, 11:40 am »
Se fosse só em Espanha... :cry:

Offline miguelbreakdci

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: oeiras
  • Garagem : megane II break fase II
« Responder #2 em: 15 de Maio de 2011, 12:26 pm »
em oeiras nem por isso! :laugh: :laugh: :laugh:vendi o clio dci com 185000km e zero problemas e a megane vai com 116000km e 0 problemas!

MRC

• Visitante
« Responder #3 em: 15 de Maio de 2011, 12:36 pm »
Epah, eu dos que tive contacto, em termos de 1.5, todos eles tiveram apenas "pintelhices"... Anilhas de injectores, bombas de água, coisas simples e normais... Peças internas, rails ou bombas injectoras, nada!

Vai do que cada um estima, em grande parte das vezes... Volta meia vejo com cada arranque parvo mal o motor de arranque roda, que depois admiram-se que "chove". :|

Offline tiagojpt

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
« Responder #4 em: 15 de Maio de 2011, 12:43 pm »
Epah, eu dos que tive contacto, em termos de 1.5, todos eles tiveram apenas "pintelhices"... Anilhas de injectores, bombas de água, coisas simples e normais... Peças internas, rails ou bombas injectoras, nada!

Vai do que cada um estima, em grande parte das vezes... Volta meia vejo com cada arranque parvo mal o motor de arranque roda, que depois admiram-se que "chove". :|
Não creio que esta situação se deva a mau uso, embora possa também estar ligada a isso ou ser potenciada por isso.

Pelo que já foi descrito há uns tempos por um user daqui que até publicou a situação no FaceBook da Renault Portugal e associando o problema ao que deu origem a este novo tópico, é caso para pensar que nao há fumo, sem fogo.

É curioso que apenas o DCi105 seja afectado, há algum motivo? a bomba de óleo é diferente?

Seria interessante partilhar esse link.

Offline GeoAir

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Jorge
« Responder #5 em: 15 de Maio de 2011, 15:28 pm »
Boas, só para clarificar algumas coisas:
Eu não abri o tópico por ter um problema na minha GS DCI, apenas abri por que fiquei surpreendido pela situação descrita pelos nossos 'hermanos' e por:
- Transversalidade do problema, uma vez que os problemas relatados por eles não se restringem a uma só cilindrada do DCI, mas a várias;
- Acontece a que sempre fez a manutenção nas concessões;
- Acontece até a quem troca de óleo com intervalos curtos;
- O custo da reparação a quem acontece.

Como li as regras e nada refere à proibição de colocar links para outros foruns renault aqui fica

edit:

Aqui está o link
Cumps
« Última modificação: 15 de Maio de 2011, 15:37 pm por rpfc »

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #6 em: 15 de Maio de 2011, 22:30 pm »
Isso é perfeitamente "normal".
Se é um fórum de Renaults, esses problemas é natural que apareçam.
E mais, se forem consultar fóruns de outras marcas os problemas também aparecem.

É curioso que apenas o DCi105 seja afectado, há algum motivo? a bomba de óleo é diferente?

Existem vários relatos também do dCi 100, os tristemente famosos 1.9 dCi do Laguna, etc, etc.

Problemas existem em todos os construtores, agora ficarmos todos cheios de medo só porque aparecem na net uma série de relatos sobre problemas nos dCi, nem pensar nisso.
Eu até tenho 1 Renault com um 1.5 dCi, que em quase 1 ano não deu qualquer problema e na empresa são vários Clio e Kangoo (muitas vezes com tratamento à bruta) e estão todos a rolar.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #7 em: 15 de Maio de 2011, 22:42 pm »
Esses problemas também estão relatados cá pela casa, com as capas das bielas (ou bronzes) a irem à vida, o que se detecta através de um ruído de metal a roçar com o motor em funcionamento. Pelos vistos é mais comum nas primeiras gerações (1.5 dci sobretudo de 100 cv, mas com algumas ocorrências nos de 80 cv, pelo que tenho lido que os mais recentes de 85 cv e 105 cv não têm tido tantos problemas)
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline miguelbreakdci

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #8 em: 15 de Maio de 2011, 22:46 pm »
acho que ha varios casos de 105 cv com esse problema!fiz bem em optar pelo 85cv! :tongue: :tongue:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #9 em: 15 de Maio de 2011, 23:04 pm »
se tiverem em conta que é o modelo mais vendido em portugal , é normal que haja mais relatos de problemas ....
se virmos em universo de percentagem , se calhar não chega a 5% das viaturas vendidas a darem problemas ....
é normal que num forum da marca renault encontremos problemas em renault e problemas comuns

Offline miguelbreakdci

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #10 em: 15 de Maio de 2011, 23:10 pm »
se tiverem em conta que é o modelo mais vendido em portugal , é normal que haja mais relatos de problemas ....
se virmos em universo de percentagem , se calhar não chega a 5% das viaturas vendidas a darem problemas ....
é normal que num forum da marca renault encontremos problemas em renault e problemas comuns
nem mais!!não se ouve falar em problemas no novo delta!! claro, ninguem o compra!  logo não dá problemas!LoooooL

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #11 em: 15 de Maio de 2011, 23:42 pm »
se calhar ao se tentar conhecer um pouco a realidade de outras marcas ou tendo a vantagem de conhecer a realidade de oficinas renault, sabe-se que não é um cenário tão preto como o pintam.

Agora claro, aqui ve-se um ou outro a dizer, tou muito contente com o meu carro, mas quando aparece um problema, frequentando vocês foruns de Renaults é normal que vejam relatos desses.

Vão ver aí oficinas Mercedes com motores abertos ainda com poucos meses, etc.

Todos dão problemas.
 :wink:

Offline oldmaxx

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #12 em: 16 de Maio de 2011, 05:12 am »
O problema da bomba de óleo dos DCI's é crónico e é em todas motorizações praticamente.
É essa a questão que ainda não decidi se ia meter radiador de óleo ou não.

A única razão que vi motores DCI colados foi devido á bomba de óleo avariar e não lubrificar o motor devidamente, isto para alem dos bronzes ( que também acontece nos 105cv's tb )

É um pouco como dizerem que os volantes em pele dos clio3 não se vão começar a desfazer lol

Offline GeoAir

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Jorge
« Responder #13 em: 16 de Maio de 2011, 09:32 am »
Boas,
Sim, sem dúvida que os relatos de problemas são e serão muito mais divulgados que a ausência destes; acho que ninguém abriu um tópico de propósito para dizer que "Ei, tenho um dCi com 150k km e ainda não deu problemas" :D
De qualquer modo, há alguma(s) medida(s) preventiva(s) que possa(m) ser tomada(s) de maneira a evitar/minimizar os potenciais problemas?
Cumps.

Offline tiagojpt

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
« Responder #14 em: 16 de Maio de 2011, 16:02 pm »
O problema da bomba de óleo dos DCI's é crónico e é em todas motorizações praticamente.
É essa a questão que ainda não decidi se ia meter radiador de óleo ou não.

A única razão que vi motores DCI colados foi devido á bomba de óleo avariar e não lubrificar o motor devidamente, isto para alem dos bronzes ( que também acontece nos 105cv's tb )

É um pouco como dizerem que os volantes em pele dos clio3 não se vão começar a desfazer lol

Se fossem de pele, já era muito bom:D