Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
20 de Outubro de 2025, 09:36 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
[Informação] Tudo sobre o XENON!
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
...
5
6
[
7
]
8
9
...
18
Ir para o fundo
Autor
Tópico: [Informação] Tudo sobre o XENON! (Lida 253829 vezes)
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
Localidade: viseu
Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
«
Responder #90 em:
17 de Dezembro de 2012, 14:25 pm »
Pelo que sei e informação da renault e do meu electricista os fios da luz da manete até à caixa de fusÃveis são de voltes variáveis se não me engano é 3v na qual lhe chamam canbus ou codificados pelo menos é o que dizem e na qual já confirmei que por esses fios 12v não passam mesmo agora o resto não sei.
Uma coisa é certa devido a voltagem diferentes é que não se consegue instalar por exemplo o kit Follow me Home, correctamente!! Existe aqui quem já o instalou no clio III mas não está colocado correctamente.....
«
Última modificação: 17 de Dezembro de 2012, 14:34 pm por carlosjcm
»
Registado
Gonçalo
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Castelo Branco
Utilizador: Coolwater
Jean Pierre, tu vás tomber!
Garagem : Aixam Vision
«
Responder #91 em:
17 de Dezembro de 2012, 14:33 pm »
Está ai o esquema como te disse
o que pode ser por canbus, e nao desminto isso, é o automatismo das luzes, que faz sentido ser por canbus, contudo o automatismo em nada tem a ver com a cablagem que vai ao farol, o automatismo funciona nada mais nada menos como um relé que é activado e por consequência activa as luzes, relé esse que suponho estar integrado na UCH, daà o sinal ser por canbus e diagnosticado via canbus. Outro que podes diagnosticar tambem será o auxiliar de viragem. Mas ainda posso ir alem disso, uma vez que tens a clip, tira a lampada de um farol, liga á clip e vê o erro
Registado
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
«
Responder #92 em:
17 de Dezembro de 2012, 14:37 pm »
Essa de tirar a lâmpada nalguns vai acusar lâmpada fundida pelo menos no initiale acusa com a clip e não no CB!!!!!
Registado
Gonçalo
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #93 em:
17 de Dezembro de 2012, 14:48 pm »
no clio III initiale? pronto, melhor ainda, vais á ficha do farol e procura por fios entrelaçados aka canbus
Registado
Pedrob
Initiale Paris
2.0 TCe
Localidade: Sintra
«
Responder #94 em:
17 de Dezembro de 2012, 14:51 pm »
Eu já tenho sem canbus a 3 anos quando foi o groupbuy do fórum e ate agora sem qualquer problema
Registado
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
«
Responder #95 em:
17 de Dezembro de 2012, 14:54 pm »
Eu digo isso, porque no manual diz que nalgumas versões quando o médio fundir os faróis de nevoeiro serão ligados logo deve haver cruzamento de informação, senão como liga ele os de nevoeiro assim do nada??!!! O meu sei que não tem essa opção, e assumindo que o manual está correcto pelo menos o intiale tem essa opção e se calhar terá a ver com alguns serem H1 ou H7 mas isto já sou eu a dizer!!!!! É como digo a historia de derreter a ficha não sei foi o que ouvi e só espero que no meu nunca aconteça!!
Registado
Gonçalo
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #96 em:
17 de Dezembro de 2012, 14:56 pm »
Essa do manual dizer isso é nova, desconhecia. Vou ler isso que nunca vi tal coisa
Registado
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
«
Responder #97 em:
17 de Dezembro de 2012, 15:05 pm »
Já fui ler e uma parte é confusão minha, então o que acontece é para os que tenham xénon de origem, estás em máximos e ao passares para médios e se existir alguma anomalia e o médio não acenda as de nevoeiro vão te acender.
Registado
Gonçalo
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #98 em:
17 de Dezembro de 2012, 15:20 pm »
Mas tal como te disse, o canbus está na central de farois, nao no farol
a central de farois é que faz o farol em maximos com xenon levantar sozinho e baixar novamente
Registado
depx
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Faro
Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
«
Responder #99 em:
18 de Dezembro de 2012, 11:38 am »
Acho que aqui se está a confundir possÃveis retornos em pico de tensão com a linha can do carro. mas isto sou a dizer.
Os balastros ditos normais e com menor qualidade vêm com um defice de condensadores e de resistencias que podem fazer com que haja retornos de energia... estes restornos em forma de pico de tensão podem queimar as fichas que estão dentro do farol e em alguns casos os contactos da manete.
Os balastros can também designados como digitais
por norma
têm mais resistencias e condesadores (que anula a diferença entre os 55w das lampadas de halogénio e os 35w dos balastros) sendo assim mais protectores do sistema electrico do carro.
Registado
Opel Kadett 1.2S - 1983 | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #100 em:
18 de Dezembro de 2012, 12:49 pm »
Depx, para reduzir esse risco que mencionaste, não se pode resolver com um simples relé? Sendo o fio que vem com corrente para o farol servir unicamente para ligar e desligar o relé e o balastro estar ligado a través do relé directamente à bateria.
Registado
depx
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Faro
Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
«
Responder #101 em:
18 de Dezembro de 2012, 14:25 pm »
SLS aka rodinhas
sim é uma possÃbilidade mas um simples relé pode matar a electrónica de um carro
os próprios relés podem causar picos quando colam
nesse tipo de instalação convém usar relés com um diodo incorporado para prevenir isso, mas...
o melhor mesmo é não comprar balastros baratos
mas atenção que nem todos os caros são bons, tal como já foi mencionado os supostos philips que andam por aÃ.
No entanto, e concordado com o que já foi dito o mais seguro é comprar balastros can, visto que estes têm os anuladores de erro que não passam de um conjunto de resistencias e condensadores.
Registado
Opel Kadett 1.2S - 1983 | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro
piranha
1.0 SCe
Localidade: loures
«
Responder #102 em:
24 de Dezembro de 2012, 11:13 am »
boas
uma coisa impensável, pelo menos para mim, um médio fundido não fosse xenon na boa mas nunca pensei que pudesse mas enfim, ok 1º passo ir a um electricista, depois de ele desmontar a coisa, conclusão, estava mesmo fundida (toda preta), foi á procura de outra, depois de montada e ligada começa bem, branquinha, passado 10 segundos começa a "amarelar" e por fim fica mesmo amarela, depois de ele ir á renault e dizerem-lhe o preço de 1 nova, a modica quantia de 277 euros + iva salvo erro foi isso que ele me disse, não garantiam que a luz fosse igual.
resultado, ando com um médio amarelo e um branco e pronto vou ficar sem xenon porque antes de ir á inspecção tenho de meter outra "amarela". mesmo assim ainda paguei 135 euros por esta.
será que fui enganado??? ou é normal isto acontecer, pelo menos na minha ignorância na materia não pensei que podesse acontecer.
abraço e bom natal para todos....
Registado
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
«
Responder #103 em:
24 de Dezembro de 2012, 12:02 pm »
Amarela como assim??? Para ser amarela se calhar é os Kelvins que são diferentes, já agora 135€ que deste por esta lâmpada amarela ??? e compras-te a onde???
Registado
Dom
2.0 TCe
Utilizador: Z1gZa
Got to love corners
Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
«
Responder #104 em:
24 de Dezembro de 2012, 14:18 pm »
A lâmpada é amarela porque a temperatura que é medida em Kelvins, é inferior à tua de origem e as lâmpadas xenon com o tempo vão alterando a cor daà eles aconselharem aquando uma fundida, trocar o par. Tinhas pegado nesses 135€, juntavas mais uns euritos e compravas umas Osram ou assim que são mais baratas que na marca e é uma marca conceituada.
Registado
Imprimir
Páginas:
1
...
5
6
[
7
]
8
9