Autor Tópico: Luz STOP + Bateria acesas  (Lida 40803 vezes)

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Luz STOP + Bateria acesas
« em: 28 de Maio de 2011, 00:34 am »
Pois é... hoje a noite eis que me meto no meu bote com a mulher e o filho para ir jantar e dar uma volta, quando começa a acender as ditas luzes... 1º de forma intermitente depois acabou por ficarem sempre acesas.
Depois de chatear um amigo aqui do forum para uma opinião, segui viagem e o que é facto é que depois de uns KM´s as luzes acabaram por se apagar... agora, será que era a bateria com pouca carga, visto que tenho andado pouco nele ultimamente? Será que é o alternador a entregar a alma ao criador?
Fiz ainda uns km com o carro e as luzes nunca mais acenderam, mas agora fiquei de pé atraz com o charuto.
A meio do percurso, antes de se terem apagado as luzes, pareceu-me sentir um cheiro a queimado, mas já nem sei se era mesmo ou se era "psicologico"....

Alguém já passou por um episodio semelhante?

Abraço!

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Megane Break dci 100cv
Re: Luz STOP + Bateria acesas
« Responder #1 em: 28 de Maio de 2011, 00:39 am »
Quando, no Laguna, o alternador entregou a alma ao criador este apresentava a mensagem "Defeito de carga"... De resto nunca tive tal sintoma na Megane.

Cumps

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #2 em: 28 de Maio de 2011, 00:41 am »
lembrei me agora que o teu é um 1.9 , verifica a poli do alternador e da cambota que por vezes desvulcanizam . depois manda verificar o circuito de carga de bateria

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #3 em: 28 de Maio de 2011, 01:04 am »
lembrei me agora que o teu é um 1.9 , verifica a poli do alternador e da cambota que por vezes desvulcanizam . depois manda verificar o circuito de carga de bateria

Artur, isso quer dizer o quê.....

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #4 em: 28 de Maio de 2011, 01:19 am »

Artur, isso quer dizer o quê.....

As polies do alternador e da cambota em vez de serem em aço maciças são em aço na zona de contacto com a correia e em borracha vulcanizada na zona de aperto (centro). Logo se a borracha desvulcaniza, as mesmas ganham folga por serem feitas no aperto por um material maleável em vez de maciço.

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #5 em: 28 de Maio de 2011, 10:25 am »
I see, i see... ou seja, a dita folga poderá causar o não carregamento ou carregamento incorrecto da bateria? É isso?
A solução é economica? É que nas ultimas 2 semanas já gastei mais de 600€ no carro e já estou a fazer contas de cabeça!!!!

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #6 em: 28 de Maio de 2011, 15:44 pm »
I see, i see... ou seja, a dita folga poderá causar o não carregamento ou carregamento incorrecto da bateria? É isso?
A solução é economica? É que nas ultimas 2 semanas já gastei mais de 600€ no carro e já estou a fazer contas de cabeça!!!!

A dita folga faz com que a correia patine, não rodando a polie montada no veio do alternador. Não sei os preços da polie mas lembro-me de ter lido que é relativamente acessível o preço da peça em questão. Há que adicionar mão de obra para chegar lá!

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #7 em: 28 de Maio de 2011, 16:03 pm »

A dita folga faz com que a correia patine, não rodando a polie montada no veio do alternador. Não sei os preços da polie mas lembro-me de ter lido que é relativamente acessível o preço da peça em questão. Há que adicionar mão de obra para chegar lá!

Não tenho a certeza, mas penso que num outro tópico em que o problema era em tudo semelhante (caso da polie), falou-se na escolha de uma polie da concorrência devido a ser toda em material metálico...

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #8 em: 28 de Maio de 2011, 17:57 pm »
Boas!

Obrigado pelas respostas.
De manhã fui a oficina e o electricista esteve a medir com um voltimetro e está tudo dentro dos valores normais. Ele falou desse problema que é conhecido nestes carros e esteve a ver e não há qualquer folga na poli.
Entretanto já fiz umas dezenas de km e até agora 5* ao menos que continue assim....

Se houver novidades deixo aqui a "posta"...

Abraço e obrigado a todos.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #9 em: 28 de Maio de 2011, 18:14 pm »
se está tudo bem , para mim , associo a pouca carga devido ao carro ter estado parado e a noite com luzes acesas e todos os acessorios , acusou pouca carga , o carro andou , carregou e tudo ok

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #10 em: 29 de Maio de 2011, 02:03 am »
se está tudo bem , para mim , associo a pouca carga devido ao carro ter estado parado e a noite com luzes acesas e todos os acessorios , acusou pouca carga , o carro andou , carregou e tudo ok

Pois, foi precisamente esse o pensamento que me ocorreu, nem mais nem menos... vamos ver como se comporta nos próximos dias, ainda por cima vai ficar parado mais uns dias porque vou para fora e levo um dos da empresa.
Depois se se passar alguma coisa "estranha" digo aqui.

Abraço!

Offline rruuii_

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Ermesinde
« Responder #11 em: 30 de Maio de 2011, 09:27 am »

Não tenho a certeza, mas penso que num outro tópico em que o problema era em tudo semelhante (caso da polie), falou-se na escolha de uma polie da concorrência devido a ser toda em material metálico...

A concorrência dispõe de 2 polies diferentes para as mesmas situações.

1º  toda metalica identica à original que leva a borracha.... Minha opinião.... esqueçam pois vai fazer bastante barulho.
2º  polie de embraiagem (tipo a do grupo VAG) para substituir a original, ou seja, nem sequer são parecidas, mas substitui e é relativamente melhor, embora relativamente mais cara

Abraço

Renault Laguna Break 1.9 dci

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #12 em: 30 de Maio de 2011, 13:12 pm »

A concorrência dispõe de 2 polies diferentes para as mesmas situações.

1º  toda metalica identica à original que leva a borracha.... Minha opinião.... esqueçam pois vai fazer bastante barulho.
2º  polie de embraiagem (tipo a do grupo VAG) para substituir a original, ou seja, nem sequer são parecidas, mas substitui e é relativamente melhor, embora relativamente mais cara

Abraço

Essa segunda polie com embraiagem que falas também existe na Renault. No Laguna do meu pai, colocaram uma dessas aquando da reparação que tiveram que fazer ao motor...

Cumps.

Offline rruuii_

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Ermesinde
« Responder #13 em: 30 de Maio de 2011, 13:50 pm »
Correcto, é a "very last" actualização ;) Mais fiável que a vulcanizada em borracha

Renault Laguna Break 1.9 dci

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #14 em: 30 de Maio de 2011, 18:59 pm »
Para já continua sem "luzes encarnadas" acesas... vamos ver se continua assim.