Legal montar farois diurnos ??? --------------------------------------------------------------------------------Gente,No sentido de partilhar informação, deixo-vos a minha questão e a resposta do IMTT sobre a instalação de faróis diurnos.O meu Email:A minha questão prende-se com uma duvida simples: Existem já no mercado diversos produtos para a instalação nos veiculos de faróis diurnos.Estes dispositivos mais não são que barras de Led para substituir as luzes de presença/minimos.O produto a que me refiro em especifico está homolgado para circulação em estrada com a necessaria indicação dos certificados "E" e "CE".É legal a sua utilização nas viaturas? Existe já alguma legislação sobre este assunto em especifico? Resposta IMTTNa sequência do seu pedido de esclarecimento, informamos:1. A instalação de quaisquer luzes ou dispositivos de sinalização luminosa num veículo, que não esteja prevista pelo fabricante do mesmo, e que por conseguinte não conste da sua homologação de fábrica é considerada uma transformação não autorizada. 2. Para além disso, o sistema em causa viola o ponto 6.9.2. do Regulamento UNECE n.º 48, respeitante à instalação de dispositivos de iluminação e sinalização luminosa nos veículos, que refere que o número de luzes de presença da frente é de duas. Assim, a instalação de tiras ou barras de LEDs como luzes de presença da frente aumentaria o n.º legalmente prescrito deste tipo de luzes.
realmente e esquisito, pois trata se de uma alteração que melhora a visibilidade da nossa viatura (a noite) de dia no meu entender é só uma paneleirice, em dias de chuva e nevoeiro ate é bem pensado mas tirando isso não vejo o nexo de andar com esses leds diurnos.
... nós os vendedores (penso ser daí a "mania" do Lipe) é andar com médios mesmo durante o dia, aumenta a minha visibilidade não, já a segurança... pode aumentar e muito.
Um pequeno reparo......Quem é que falou em SUBSTITUIR as luzes de presença com a barra ou faróis (ou outra coisa qualquer) de led's ???Meu caro, a questão não se trata (penso eu) eu substituir a luz de presença (vulgo minimo) do farol, mas implementar mais uns faróis ou fitas ou outra coisa qualquer, e pelo conhecimento que tenho..... a partir do momento que é aplicado.. na IPO só tem é de trabalhar.Passo a explicar, se aplicares em carros que não tem (é vulgar ver isso em Jipes, um par a mais de opticas de longo alcance) um par de faróis de nevoeiro e/ou longo alcance, se tiverem homulgação e funcionarem... tudo ok!Embora no exemplo que te dou, existe um contratempo, eles têm de ter um interruptor de On-Off.Sobre a questão de paneleirice ou não, nós os vendedores (penso ser daí a "mania" do Lipe) é andar com médios mesmo durante o dia, aumenta a minha visibilidade não, já a segurança... pode aumentar e muito.
Sinceramente não sei como há compradores para ópticas aftermarket com aspecto "tuning", a imitar uma certa marca. Ainda por cima para colocar num carro familiar.Eu se estivesse comprador de um veículo e visse esses faróis descartava-o logo, nem sequer via o resto.Se queres luzes de dia o melhor que tens a fazer é circular sempre com os médios ligados. Resultam bem melhor que esses LEDs, e evitas de gastar 320€. Pensa nisso.