Boa tarde.Coloco aqui uma questão, a todos os proprietários de um Modus, relativa a um dos pontos que mais me desagrada no meu - a travagem:- Para além do "chocalhar" constante em mau piso (estrada paralelo), chocalhar esse que desaparece sempre que se trava. Para este problema, segundo oficina da Renault, existe um "kit de reparação" que resolve o problema temporariamente (alguns milhares de km, voltando depois a surgir.- A outra situação prende-se com o facto de, não raras vezes, quando tenho de levar o pé ao travão com maior intensidade, o carro responde com um barulho metálico vindo dos travões e a travagem ser péssima (até que eventualmente começa a travar "normalmente"). Isto tanto acontece em estrada alcatroada (como aconteceu hoje), mas nota-se ainda mais no paralelo. Para terem um ideia, numa descida de paralelo estava a ver que o carro não parava. Só depois de largar o travão e pressionar novamente é que funcionou correctamente.Alguém mais com este problema? Para além de ser chato, pode um dia provocar dissabores (como já esteve perto de acontecer).Peço desculpa pela intromissão e OT, mas sendo este o DB com mais expressão penso que surgirão mais respostas.Abraço.
Desculpem a minha ignorância, mas quando o ABS começa a funcionar é normal ouvir um barulho "metálico"? E não deveria activar em situações de alta velocidade, quando normalmente a travagem é mais brusca?O exemplo que dei da descida, eu ia bem devagar e quando meto o pé, começo a ouvir aquela barulheira e o carro sempre a andar.
Em relação ao chocalhar não se deve às pastilhas mal montadas. Já tive de trocar por duas vezes e seria bastante estranho terem sido mal montadas das 3 vezes (inicial + 2 jogos que já levou). Inclusive na última vez assisti à montagem e pareceu-me tudo correcto.Há é um problema, pelos vistos reconhecido pela renault (que lhe chama "feitio"), mas que passa pela aplicação desse tal "kit de reparação" a pagar pelo cliente...Segundo me explicaram na oficina o barulho deve-se ao facto de as pastilhas não preencherem totalmente o espaço que lhes é destinado, provocando esse tal chocalho.Mas esse barulho com o passar dos km aprende-se a ignorar... Agora esta falta de eficácia na travagem, que pelos vistos é provocada por um sistema que devia ajudar, é que me tira do sério.
O ABS serve para isso mesmo, poderes controlar o carro durante uma travagem, no entanto em muitas das situações em o ABS chega a aumentar a distancia de travagem.Não há sistema infalÃvel, mas no meu ver, acaba por ser o mais vantajoso.Por causa do ABS, já...+ -> Desviei-me de possÃveis grandes acidentes, controlei o carro numa travagem brusca, etc.- -> Já dei um toque num carro em piso molhado e também "atropelei" uma pessoa