Autor Tópico: Travagem renault modus  (Lida 12096 vezes)

Offline ponto

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
Travagem renault modus
« em: 30 de Junho de 2011, 18:14 pm »
Boa tarde.

Coloco aqui uma questão, a todos os proprietários de um Modus, relativa a um dos pontos que mais me desagrada no meu - a travagem:

- Para além do "chocalhar" constante em mau piso (estrada paralelo), chocalhar esse que desaparece sempre que se trava. Para este problema, segundo oficina da Renault, existe um "kit de reparação" que resolve o problema temporariamente (alguns milhares de km, voltando depois a surgir.

- A outra situação prende-se com o facto de, não raras vezes, quando tenho de levar o pé ao travão com maior intensidade, o carro responde com um barulho metálico vindo dos travões e a travagem ser péssima (até que eventualmente começa a travar "normalmente").
Isto tanto acontece em estrada alcatroada (como aconteceu hoje), mas nota-se ainda mais no paralelo.
Para terem um ideia, numa descida de paralelo estava a ver que o carro não parava. Só depois de largar o travão e pressionar novamente é que funcionou correctamente.

Alguém mais com este problema? Para além de ser chato, pode um dia provocar dissabores (como já esteve perto de acontecer).

Peço desculpa pela intromissão e OT, mas sendo este o DB com mais expressão penso que surgirão mais respostas.

Abraço.

Offline tiagojpt

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
Re: Travagem renault modus
« Responder #1 em: 30 de Junho de 2011, 18:36 pm »
Isso não será o ABS a actuar? Eu noto que o ABS do Clio, que suponho ser o mesmo do Modus, é muito (por vezes demasiado) interventivo e quando o piso não é bom, ainda atrapalha.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #2 em: 30 de Junho de 2011, 18:38 pm »
Boa tarde.

Coloco aqui uma questão, a todos os proprietários de um Modus, relativa a um dos pontos que mais me desagrada no meu - a travagem:

- Para além do "chocalhar" constante em mau piso (estrada paralelo), chocalhar esse que desaparece sempre que se trava. Para este problema, segundo oficina da Renault, existe um "kit de reparação" que resolve o problema temporariamente (alguns milhares de km, voltando depois a surgir.

- A outra situação prende-se com o facto de, não raras vezes, quando tenho de levar o pé ao travão com maior intensidade, o carro responde com um barulho metálico vindo dos travões e a travagem ser péssima (até que eventualmente começa a travar "normalmente").
Isto tanto acontece em estrada alcatroada (como aconteceu hoje), mas nota-se ainda mais no paralelo.
Para terem um ideia, numa descida de paralelo estava a ver que o carro não parava. Só depois de largar o travão e pressionar novamente é que funcionou correctamente.

Alguém mais com este problema? Para além de ser chato, pode um dia provocar dissabores (como já esteve perto de acontecer).

Peço desculpa pela intromissão e OT, mas sendo este o DB com mais expressão penso que surgirão mais respostas.

Abraço.

Isso da descida ja me aconteceu repetidamente, o ABS entra e o carro travar é mentira... :|
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline ponto

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 30 de Junho de 2011, 18:43 pm »
Desculpem a minha ignorância, mas quando o ABS começa a funcionar é normal ouvir um barulho "metálico"? E não deveria activar em situações de alta velocidade, quando normalmente a travagem é mais brusca?

O exemplo que dei da descida, eu ia bem devagar e quando meto o pé, começo a ouvir aquela barulheira e o carro sempre a andar.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #4 em: 30 de Junho de 2011, 18:53 pm »
Desculpem a minha ignorância, mas quando o ABS começa a funcionar é normal ouvir um barulho "metálico"? E não deveria activar em situações de alta velocidade, quando normalmente a travagem é mais brusca?

O exemplo que dei da descida, eu ia bem devagar e quando meto o pé, começo a ouvir aquela barulheira e o carro sempre a andar.

Isso já me aconteceu tambem... Tambem devagar. Presumo que seja bug eletronico :S
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Amilcar Rocha

• Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Be cool :)
  • Garagem : Laguna I PHII 1.6 16V
« Responder #5 em: 30 de Junho de 2011, 18:55 pm »
O 206 que tive também tinha  ABS muito sensível, principalmente em estradas com buracos, cheguei a ter alguns sustos inclusive numa vez ou outra ter de usar o travão de mão, eu pessoalmente não gosto muito ABS, acho que são mais as vezes que atrapalha do que ajuda. Das experiencias que ja tive quando o ABS trabalha parece que o carro não trava.

O barulho metálico que te faz é que desconheço, ele faz um barulho ao ser accionado não é isso?
Penso que o barulho de ABS seja idêntico em qualquer carro, se tiveres oportunidade testa em outro carro e compara o barulho do teu e ficas a saber se é normal ou não.

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: MG
« Responder #6 em: 30 de Junho de 2011, 19:16 pm »
Esse barulho metálico (chocalhar) que se ouve em piso irregular vem das pastilhas estarem mal montadas.

O ABS, tal como todas as ajudas electronicas que inventam por aí, é uma ganda m€rda e isso que descreves prova-o.
O ABS entra sempre que uma roda bloqueia ou existe uma grande descrepancia na velocidade das 4 rodas. E é exactamente em pisos irregulares, terra batida,.. onde ele é menos eficaz.
E se o estado/qualidade dos pneus não é o melhor, pior ainda.

Offline ponto

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 30 de Junho de 2011, 19:39 pm »

Em relação ao chocalhar não se deve às pastilhas mal montadas. Já tive de trocar por duas vezes e seria bastante estranho terem sido mal montadas das 3 vezes (inicial + 2 jogos que já levou). Inclusive na última vez assisti à montagem e pareceu-me tudo correcto.

Há é um problema, pelos vistos reconhecido pela renault (que lhe chama "feitio"), mas que passa pela aplicação desse tal "kit de reparação" a pagar pelo cliente...
Segundo me explicaram na oficina o barulho deve-se ao facto de as pastilhas não preencherem totalmente o espaço que lhes é destinado, provocando esse tal chocalho.

Mas esse barulho com o passar dos km aprende-se a ignorar... Agora esta falta de eficácia na travagem, que pelos vistos é provocada por um sistema que devia ajudar, é que me tira do sério.

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #8 em: 30 de Junho de 2011, 19:43 pm »

Em relação ao chocalhar não se deve às pastilhas mal montadas. Já tive de trocar por duas vezes e seria bastante estranho terem sido mal montadas das 3 vezes (inicial + 2 jogos que já levou). Inclusive na última vez assisti à montagem e pareceu-me tudo correcto.

Há é um problema, pelos vistos reconhecido pela renault (que lhe chama "feitio"), mas que passa pela aplicação desse tal "kit de reparação" a pagar pelo cliente...
Segundo me explicaram na oficina o barulho deve-se ao facto de as pastilhas não preencherem totalmente o espaço que lhes é destinado, provocando esse tal chocalho.

Mas esse barulho com o passar dos km aprende-se a ignorar... Agora esta falta de eficácia na travagem, que pelos vistos é provocada por um sistema que devia ajudar, é que me tira do sério.

Existem algumas oficinas que acabam por "resolver" esse problema colocando uma pelicula aderente para a pastilha não mexer quando não se está a travar.

O barulho deve-se exactamente por essa razão que indicas, já nos Clio III acontece o mesmo

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: MG
« Responder #9 em: 30 de Junho de 2011, 20:13 pm »
Não sabia que as pastilhas dos Clio 3/Modus não vinham com pelicula autocolante. Daí ter dito que estavam mal montadas.

Offline St3wie

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Torre da Marinha - Seixal
« Responder #10 em: 30 de Junho de 2011, 21:08 pm »
Bom, nem vou comentar algumas coisas que disseram sobre o ABS, sobretudo as que o salazar fez...
Quanto ao chocalhar não posso responder.
Agora, quanto ao ABS, o mesmo não serve para "travar melhor". Serve para podermos controlar o carro no processo de travagem.
Corrijam-me se estiver errado.
A sensação que eu tenho é que o pessoal quer é o ouvir o pneu a sofrer para ter a sensação de que o carro está a travar com mais intensidade. Mas pode ser panca minha.
Antes de mais, acho que há pessoas que deviam perceber como o ABS actua, antes de se pronunciarem.

Boa sorte com o problema no teu carro :)
Clio III Dynamique Luxe 1.2 16v
Citroen Saxo 1.0 Chrono

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #11 em: 30 de Junho de 2011, 21:17 pm »
O ABS serve para isso mesmo, poderes controlar o carro durante uma travagem, no entanto em muitas das situações em o ABS chega a aumentar a distancia de travagem.

Não há sistema infalível, mas no meu ver, acaba por ser o mais vantajoso.

Por causa do ABS, já...

+ -> Desviei-me de possíveis grandes acidentes, controlei o carro numa travagem brusca, etc.

- -> Já dei um toque num carro em piso molhado e também "atropelei" uma pessoa  :smiley:

Offline St3wie

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Torre da Marinha - Seixal
« Responder #12 em: 30 de Junho de 2011, 21:31 pm »
O ABS serve para isso mesmo, poderes controlar o carro durante uma travagem, no entanto em muitas das situações em o ABS chega a aumentar a distancia de travagem.

Não há sistema infalível, mas no meu ver, acaba por ser o mais vantajoso.

Por causa do ABS, já...

+ -> Desviei-me de possíveis grandes acidentes, controlei o carro numa travagem brusca, etc.

- -> Já dei um toque num carro em piso molhado e também "atropelei" uma pessoa  :smiley:

A meu ver também é o sistema mais vantajoso :)
E já me salvou a vida.
Claro que em certas situações a distância de travagem é prolongada, mas compensa muito no controlo.
Só acho que as pessoas têm uma noção errada do trabalho do ABS e das situações em que mais compensa...
E que o carro sem ABS nem ESP é que é carro para homens de barba rija :laugh:
Clio III Dynamique Luxe 1.2 16v
Citroen Saxo 1.0 Chrono

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #13 em: 30 de Junho de 2011, 22:22 pm »
O ABS é muito bom apesar de ter um grande mal: Travagem com mudança no piso. Exemplo: Lombas! Os cálculos efectuados reagem mal a alterações e em lombas aumenta consideravelmente a distância de travagem (chega para numa travagem mais no limite para uma passadeira, por exemplo, dar o "toque" no peão...). Em meu ver são mais os prós que o mesmo tem, que os contras...

Cumps

Offline m78msantos

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Santa Marta Do Pinhal(Corroios)
  • CLIO V EDITION ONE 😉
    • O Meu Menino :)
  • Garagem : Um renault claro!!!!!!!!!!!
« Responder #14 em: 30 de Junho de 2011, 23:21 pm »
Boas pessoal.
Eu tenho um modus vai para 5 meses e não tenho esse tal chocalhar e o barulho metálico ao travar :smiley:
Será do carro ser recente :huh: :huh:
Ainda só conta com 8 mil kilometros :grin:
Em relação ão ABS para mim é porreiro já me ajudou bastantes vezes a controlar melhor o carro e antes de ter o modus tinha um clio2 e se não fosse o ABS tinha atropelado uma pessoa em plena passadeira :embarrassed:
Boa sorte com o carro :wink: