Boas pessoal.Eu tenho um modus vai para 5 meses e não tenho esse tal chocalhar e o barulho metálico ao travar Será do carro ser recente Ainda só conta com 8 mil kilometros Em relação ão ABS para mim é porreiro já me ajudou bastantes vezes a controlar melhor o carro e antes de ter o modus tinha um clio2 e se não fosse o ABS tinha atropelado uma pessoa em plena passadeira Boa sorte com o carro
Bom, nem vou comentar algumas coisas que disseram sobre o ABS, sobretudo as que o salazar fez...
Boa tarde.Coloco aqui uma questão, a todos os proprietários de um Modus, relativa a um dos pontos que mais me desagrada no meu - a travagem:- Para além do "chocalhar" constante em mau piso (estrada paralelo), chocalhar esse que desaparece sempre que se trava. Para este problema, segundo oficina da Renault, existe um "kit de reparação" que resolve o problema temporariamente (alguns milhares de km, voltando depois a surgir.- A outra situação prende-se com o facto de, não raras vezes, quando tenho de levar o pé ao travão com maior intensidade, o carro responde com um barulho metálico vindo dos travões e a travagem ser péssima (até que eventualmente começa a travar "normalmente"). Isto tanto acontece em estrada alcatroada (como aconteceu hoje), mas nota-se ainda mais no paralelo. Para terem um ideia, numa descida de paralelo estava a ver que o carro não parava. Só depois de largar o travão e pressionar novamente é que funcionou correctamente.Alguém mais com este problema? Para além de ser chato, pode um dia provocar dissabores (como já esteve perto de acontecer).Peço desculpa pela intromissão e OT, mas sendo este o DB com mais expressão penso que surgirão mais respostas.Abraço.
Citação de: St3wie em 30 de Junho de 2011, 21:08 pmBom, nem vou comentar algumas coisas que disseram sobre o ABS, sobretudo as que o salazar fez...Desculpa lá se feri algumas susceptibilidades, mas é a minha opinião. (um pouco exagerada, sim, mas vá..)Não tem de ser comentada ou deixar de ser. Deve de ser respeitada da mesma forma que eu respeito todas as que leio por aqui (mesmo aquelas com as quais não concordo).Não nego que o ABS seja útil em certas circunstancias (sobretudo travagens fortes com mudanças rápida de direcção), mas noutras é mesmo muito chato e, inclusivamente, desvatajoso (para não dizer perigoso). Basta ter em conta que, no mesmo modelo de carro, o exemplar equipado com ABS apresenta sempre uma maior distancia de travagem em piso seco. Para não falar do comportamento em estradas com piso irregular..Não sou totalmente contra ajudas electronicas, aliás até podem ser uteis quando tenho um dia de trabalho chato e venho para casa a pensar em tudo menos na condução. Mas nessas alturas, sou sincero, preferia estar a andar de autocarro para poupar o trabalho de conduzir.Agora, nas vezes em que gosto de conduzir, em que gosto de "estar ligado" com a maquina, dispenso bem qualquer tipo de ajuda. Não é pelo facto do super5 não ter ABS, EBD, ESP, ABC, XYZ que o poupo ao mesmo tipo de condução do Clio. Pelo menos quando não chove. Não vamos ser ceguinhos e dizer que, só porque tem, é muito bom... Às vezes é, outras não.
Citação de: ponto em 30 de Junho de 2011, 18:14 pmBoa tarde.Coloco aqui uma questão, a todos os proprietários de um Modus, relativa a um dos pontos que mais me desagrada no meu - a travagem:- Para além do "chocalhar" constante em mau piso (estrada paralelo), chocalhar esse que desaparece sempre que se trava. Para este problema, segundo oficina da Renault, existe um "kit de reparação" que resolve o problema temporariamente (alguns milhares de km, voltando depois a surgir.- A outra situação prende-se com o facto de, não raras vezes, quando tenho de levar o pé ao travão com maior intensidade, o carro responde com um barulho metálico vindo dos travões e a travagem ser péssima (até que eventualmente começa a travar "normalmente"). Isto tanto acontece em estrada alcatroada (como aconteceu hoje), mas nota-se ainda mais no paralelo. Para terem um ideia, numa descida de paralelo estava a ver que o carro não parava. Só depois de largar o travão e pressionar novamente é que funcionou correctamente.Alguém mais com este problema? Para além de ser chato, pode um dia provocar dissabores (como já esteve perto de acontecer).Peço desculpa pela intromissão e OT, mas sendo este o DB com mais expressão penso que surgirão mais respostas.Abraço. Ora, alguém com o mesmo problema que eu.Peço desculpa se vou ferir susceptividades, mas nenhuma das respostas dadas está correcta.O chocalhar que ouves é as maxilas de travão com folga. Essa folga é provocada por desgaste nos veios corredores, que seguram a maxila ao suporte. Esses veios funcionam com massa consistente la dentro. E têm um fole pequenino. O fole pode romper-se ou pode, por outro motivo entrar sugidade, ou até não ter sido lubrificado e, ficou a funcionar tipo lixa. Acabando por desgastar e diminuir o diâmetro do veio, originando a folga nas maxilas.Has-de experimentar abanar as maxilas para os lados para confirmar a folga.Sim, ha um kit de reparação na renault. Cerca de 25€ salvo erro. Aconselho a substituir e a colocar a massa consistente propria que vem no kit.
Ora, alguém com o mesmo problema que eu.Peço desculpa se vou ferir susceptividades, mas nenhuma das respostas dadas está correcta.O chocalhar que ouves é as maxilas de travão com folga. Essa folga é provocadhttp://www.renaultpt.com/index.php?action=post;quote=101384;topic=5604.15;last_msg=101528a por desgaste nos veios corredores, que seguram a maxila ao suporte. Esses veios funcionam com massa consistente la dentro. E têm um fole pequenino. O fole pode romper-se ou pode, por outro motivo entrar sugidade, ou até não ter sido lubrificado e, ficou a funcionar tipo lixa. Acabando por desgastar e diminuir o diâmetro do veio, originando a folga nas maxilas.Has-de experimentar abanar as maxilas para os lados para confirmar a folga.Sim, ha um kit de reparação na renault. Cerca de 25€ salvo erro. Aconselho a substituir e a colocar a massa consistente propria que vem no kit.