Autor Tópico: Aquecimento Laguna 2 1.9 DCI (2001)  (Lida 10375 vezes)

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
Aquecimento Laguna 2 1.9 DCI (2001)
« em: 18 de Agosto de 2011, 15:37 pm »
Carrinha adquirida há 2 meses e os problemas não param (mas porque é que não comprei a porra da Mondeo de 2003????????  :angry: )

Levei recentemente a carrinha de férias e na viagem de regresso, numa subida um pouco íngreme, a carrinha estava a aquecer (o ponteiro da temperatura estava ligeiramente acima de 3/4).

Para situar mais ou menos a coisa;
Temperatura ambiente - uns 35C.
Ocupantes - 2 adultos, 2 adolescentes e 1 criança.
Bagagem -  Muito volume mas pouco peso... uns 60 kg de bagagem.
Velocidade - Estava a manter uma média de 140/150 Km/h e vinha a rolar há cerca de 2 horas.

Abrandei imediatamente para cerca dos 100 Km/h e depois de umas tremideiras esquisitas do ponteiro da temperatura esta desceu para os níveis normais (ligeiramente abaixo do meio da escala do manómetro de temperatura).
Depois disto rolei em média a 120 Km/h e o problema não se repetiu.
Pensei eu "deve ser do calor... carro carregado..... ritmo 'elevado'..." mas pelos vistos estas coisas só me afectavam a mim porque vinha tudo a abrir e eu era a tartaruga que vinha a 120 na Auto-estrada. Mais lento do que eu só mesmo camiões.

Perto de casa dei-lhe uns 'esticões' a ver se a coisa se repetia com o tempo mais fresco (era já noite) e nada. Tudo normal (com a mulher ao lado e o carro cheio não deu no entanto para grandes 'esticões'  :grin: ).

No dia seguinte fui verificar se o deposito tinha agua e percebi que quando aqueceu a agua saiu para fora do deposito, já que tinha nuns tubos por baixo as marcas da agua ter transbordado. Acrescentei um pouco de liquido próprio para radiadores e ficou logo no nível certo. Não foi por isso falta de liquido.

Ainda coloquei a possibilidade de poder existir ar no circuito e apesar do deposito parecer cheio faltar de facto agua (ja me aconteceu num Fiat), mas segundo me informaram isso não pode acontecer neste carro  :huh: . Vou acreditar que é mesmo assim.....

As minhas perguntas enfim, a quem tenha experiência neste modelo são;
Já vos aconteceu??
É normal? (não me parece mas não custa perguntar)
Terei algum problema na carrinha apesar de neste momento parecer estar tudo bem?
Devo preocupar-me com esta 'aquecidela' que a carrinha levou (junta da colaça e tal....)??
140 Km/h é o limite dos 1.9 dci?? Tive um UNO 1.0 que andava mais... :grin:

Qualquer comentário é bem vindo  :sad:

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Aquecimento Laguna 2 1.9 DCI (2001)
« Responder #1 em: 18 de Agosto de 2011, 16:20 pm »
Mas acima de tudo o ventilador actuou????

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 18 de Agosto de 2011, 16:44 pm »
Mas acima de tudo o ventilador actuou????

Boa pergunta.....  :huh:

Não parei mesmo por isso não sei.

Mas depois de abrandar a temperatura manteve-se sempre constante. Se fossem problemas no accionamento da ventoinha de arrefecimento do radiador a temperatura voltava a subir não?  :huh:

Ps. Vim a viagem toda com o AC ligado.

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #3 em: 18 de Agosto de 2011, 16:46 pm »
Já experimentaste ver se o liquido de refrigeração está de nível? Já deixaste a carrinha a trabalhar tempo suficiente para disparar a ventoinha e ver se a temp. sobe ou se mantém?

Offline bruno_twingo

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #4 em: 18 de Agosto de 2011, 17:00 pm »
o que tanta preocupaçao por causa disso? e normal que a temperatura varie se tanbem tiveres a variar de velocidade, pois quanto mais rapido andares mais ar frio arrefece o radiador, e é claro que se o carro estiver quente e tirares a tampa do deposito do liquido de refregiraçao o liquido vai subir ate transbordar, para repores o liquido convem ser com o carro frio nao va depois o carro arrefecer e o nivel do liquido descer.
Twingo 1.2 75cv 16v 2001

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 18 de Agosto de 2011, 17:40 pm »
Já experimentaste ver se o liquido de refrigeração está de nível? Já deixaste a carrinha a trabalhar tempo suficiente para disparar a ventoinha e ver se a temp. sobe ou se mantém?

Sim.... o liquido de refrigeração estava ao nível no dia seguinte a tudo isto (apenas repus um bocadinho... tipo 1/4 lt, que deve ter sido o que saiu qdo ela aqueceu).

Vou deixar a carrinha a trabalhar a ver se a ventoinha funciona mas só mesmo por descargo de consciência. Se não funcionasse, entretanto já teria voltado a aquecer. Já lá vai uma semana desde que ela aqueceu e tenho andado com ela todos os dias.

De qq das formas obrigado pela dica  :smiley:

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 18 de Agosto de 2011, 17:43 pm »
o que tanta preocupaçao por causa disso? e normal que a temperatura varie se tanbem tiveres a variar de velocidade, pois quanto mais rapido andares mais ar frio arrefece o radiador, e é claro que se o carro estiver quente e tirares a tampa do deposito do liquido de refregiraçao o liquido vai subir ate transbordar, para repores o liquido convem ser com o carro frio nao va depois o carro arrefecer e o nivel do liquido descer.

Ó Bruno acho que não percebeste muito bem o meu post  :smiley:

Não me parece NADA normal que um carro destes aqueça numa média de 140 Km/h.... nem que fosse 180. Algo se passa.

E eu não abri o deposito do liquido do radiador com a carrinha quente.... abri só no dia seguinte.  :smiley:

De qq das formas obrigado pela resposta  :smiley:

Offline bruno_twingo

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #7 em: 18 de Agosto de 2011, 17:54 pm »
ah isso ja e diferente, e que como nao falaste da temperatura em graus e disseste 3/4 do manometro nao percebi bem, realmente e estranho aquecer a essa velocidade, alguem que tenha um motor igual que se prenuncie  :huh:
Twingo 1.2 75cv 16v 2001

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #8 em: 18 de Agosto de 2011, 18:07 pm »
Eu tenho esse motor e ainda na 2ª feira passada fiz uns bons kms acima dos 200km/h e a temp. manteve-se inalterada.
Agora, para se ver se há algum problema tem que se começar por algum lado, eu começava por deixar a carrinha a trabalhar até disparar a ventoinha e controlar se a temperatura varia, poderá ser muita coisa, até o termostato marado....

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #9 em: 18 de Agosto de 2011, 21:11 pm »
Eu, se a carrinha fosse minha, mas isto sou eu a falar, punha a carrinha a direito e via o nivel do liquido de refrigeração, corrigia se necessário e punha a trabalhar e via como se comportava o manómetro, na altura da ventoinha ligar via como estava o ponteiro e controlava se a temperatura continuava a subir com o motoventilador a trabalhar ou se estabilizava e depois começava a baixar.
Este testamento todo só para dizer que se calhar essa Laguna precisava de andar em estrada um bom bocado para "limpar" e se calhar foi isso que se passou e não há problema nenhum, convêm é sempre verificar, mas se calhar não é nada.

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 22 de Agosto de 2011, 14:35 pm »
Este fim de semana a Laguna fez uma visita rápida ao sr. Dr. (vulgo, Mecanico  :grin:) e depois de uma vista de olhos rápida está tudo 'bem'. O mesmo é dizer; 'vamos ter de esperar para ver'.

Liquido do radiador no nível
Ventilador funciona correctamente
Leituras do manómetro de temperatura sempre OK (eu tenho mantido isto debaixo de olho).
Ausência de pressão no circuito.

E a saga continua....  :cry:

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #11 em: 22 de Agosto de 2011, 15:46 pm »
Acho que te estás a preocupar demasiado, não vejo alertas para tal.

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 22 de Agosto de 2011, 16:16 pm »
Acho que te estás a preocupar demasiado, não vejo alertas para tal.

Vejo que tb tens uma Laguna (a amante  :grin:). Eu quero acreditar que me estou a preocupar em demasia mas, já te aconteceu?? A tua Laguna já aqueceu em andamento?
Recorda-te que eu até nem vinha mto depressa (140/150 em 6ª).

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #13 em: 22 de Agosto de 2011, 16:25 pm »
Sim mas numa tarde de verão pode ter acontecido o termostacto não ter aberto correctamente, mas de seguida acabou por abrir e no imediato baixou a temperatura.

Em sinal de descarga de consciencia acho que deves mudar o termostacto e dar como finalizado o assunto de tanta preocupação.