Autor Tópico: Capas Bielas / Bronzes  (Lida 404789 vezes)

Offline Night028

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Abrantes
  • Garagem : Clio 1.5 DCI 2001
Re: Capas Bielas / Bronzes
« Responder #120 em: 03 de Março de 2014, 22:28 pm »
Malta, uma coisa é certa. Se realmente este problema das capas é um facto, realmente não acho que seja normal agora o pessoal que tem estes motores e especialmente em relação a meganes e scenic, ter de mudar as capas das bielas e ainda por cima eu só tive conhecimento por vir pesquisar pla net. Nem toda a gente faz revisões na renault para lhes transmitirem este problema, se é que é transmitido ao cliente. Eu desconhecia completamente isto e já tive um clio de 2001 comercial. Não estou aqui a dizer mal da renault, mas o que é certo é que muita gente com quem eu falo diz saber de problemas desses motores, especialmente em scenics. Mesmo que seja por descuido dos donos, não era razão para tal acontecer. Já estamos num nível em que os engenheiros deveriam saber realmente os problemas dos motores e saber se certos materiais irão ou não aguentar. Acho muito errado isto de ser lotaria, fala-se dos problemas destes motores como se fosse uma lotaria. Enfim, vou continuar a acreditar que o principal PROBLEMA é o trato que cada dono dá ao seu carro, vamos a ver se com a minha futura scenic, o tiro não sai contra mim. Infelizmente nem todos têm a opção de comprar carros novos, eu sou um deles. Esta scenic para mim vai ser uma alegria imensa tê-la, mesmo sendo de 2005, para as minhas posses é muito bom, mas agora com estes comentários todos fico um pouco "ancioso", parece que temos uma bomba nas mão que não se sabe quando vai explodir. Acho muito, mas muito estranho se fosse mesmo um defeito a renault não recolher os carros para mudar essas peças. Vou continuar a sonhar, é mau demais pensar que andamos com um carro e com o coração na mão depois de ler todas estas histórias que andam por aí na net.

Agora ainda ninguém me respondeu se ao comprarmos um novo kit de bronzes, se eles são já de qualidade superior, ou não....??

Resto de boa noite.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #121 em: 03 de Março de 2014, 22:31 pm »
Um colega do meu pai sempre foi à Renault e a Scenic 105 de 2007 dele arreou pelas capas.
Quanto à tua pergunta, penso que não existem de qualidade superior porque o problema não está nas capas em si. Fala-se da má lubrificação dos mesmos.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #122 em: 03 de Março de 2014, 22:39 pm »
Relativamente á tua pergunta, penso (sem certezas) que os bronzes mais recentes, já veem "estriados" de forma a não rodarem. No entanto alguns dos problemas têm a ver com uso de óleos não adequados.

Quanto às tuas dúvidas sobre o facto da marca não "publicitar" este problema, isso já é uma situação transversal a vários construtores.
Exemplos:
Mercedes que entram em combustão expontânea.
Motores N47 da BMW com graves problemas na corrente de distribuição. Igual nos TSi do grupo VAG (VW, Audi, etc.), nos THP do grupo PSA (Peugeot e Citroen) e ainda usados nos Mini e BMW série 1, 1.3 multijet do grupo FIAT, usado ainda nos Opel.
Podia estar aqui o resto da noite, mas vou resumir isto ao simples facto de que nos dias de hoje um carro com fiabilidade imaculada é miragem. Com a brutal parafernália de sistemas anti poluição a que se somam as "mariquices" que a malta tanto gosta, não é de admirar
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Erbium

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Garagem : Espace
« Responder #123 em: 03 de Março de 2014, 22:45 pm »
Não esquecer que é preciso ver o número de casos percentualmente! Estes motores venderam muito tiveram problemas mas relação problemas motores vendidos será assim tão superior a outros problemas noutros motores?

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #124 em: 03 de Março de 2014, 23:06 pm »
Boas
Quere-me parecer que estes problemas de quebras de motor por falência
das capas das bielas, só apareceram a partir do uso massivo de motores
turbo-comprimidos.
Onde se conseguem boas potências com reduzidas celindradas, pode-se
dizer que os potênciais problemas são multiplicados por dez.
Se os materiais no interior do motor são solicitados quase à exaustão,
o que parte é sempre o "elo mais fraco".
Tem que haver um extremo cuidado no óleo que os lubrifica.
É NÃO usar lubrificantes minerais nem semi sintéticos e manter o
nível SEMPRE no máximo.

Offline RM

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: PT
« Responder #125 em: 03 de Março de 2014, 23:26 pm »
Boas,

Do que eu pude apurar, estes sintomas nos motores Renault apareceram juntamente com os dci, logo que estes começaram a escalar a potência.
Segundo a pessoa que fez a troca no meu carro, estes motores têm um ponto de injecção praticamente no PMS o que é forçosamente mais exigente para o bronze/biela.

Outra causa que já vi apontada é o tamanho dos filtros de óleo. O meu 1.9D tinha uns filtros que são o triplo dos do dci, para intervalos de manutenção muito inferiores, isto prejudica com certeza o caudal de óleo disponível no motor, a prazo.

Provavelmente, a causa é mesmo uma soma de causas.

O uso terá alguma coisa a ver, mas no meu caso em particular, o uso seria um factor a favor, para terem uma ideia, as médias andam nos 5.0 a 5.4, deixo sempre rodar uns segundos antes de arrancar, óleo de acordo com o especificado e mudado em intervalos de 15k km ao invés dos 30 indicados pelo fabricante. Não sei quantos km mais faria sem ter problemas, mas duvido que chegasse aos 200k.

RM

Offline Samel

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Garagem : Renault clio mk1 1.2
« Responder #126 em: 09 de Março de 2014, 20:00 pm »
hoje la tive tempo e agarreime ao clio e detectei que é o motor a passo avariado quanto e que custa um novo na origem alguem me sabe dizer ?

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #127 em: 09 de Março de 2014, 21:17 pm »
Este se calhar não é o melhor tópico para tal.  :rolleyes:
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #128 em: 09 de Março de 2014, 22:38 pm »
hoje la tive tempo e agarreime ao clio e detectei que é o motor a passo avariado quanto e que custa um novo na origem alguem me sabe dizer ?

Multiplicas o custo de uma capa de biela por 4,82. De seguida com o valor do IVA calculas a ordenada na origem e com o desconto que a Renault te faz, consegues obter o declive da recta. Tens assim uma função de "scaling" a funcionar.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #129 em: 09 de Março de 2014, 22:39 pm »
fdx cum crl , agora é que o gajo avariou

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #130 em: 09 de Março de 2014, 22:40 pm »
ou não... :laugh: :laugh:

Xmarine

• Visitante
« Responder #131 em: 10 de Março de 2014, 09:43 am »
O meu 1.9D tinha uns filtros que são o triplo dos do dci, para intervalos de manutenção muito inferiores, isto prejudica com certeza o caudal de óleo disponível no motor, a prazo.

1.9d, 1.9dt, 1.9dci, 1.9 dti, todos os 1.5dci, Energie's, cleon's, 1.4 16v, 1.6 16v e 8v, 2.0 16v com ou sem turbo..Todos estes motores usam exactmente o mesmo filtro de óleo. Por isso não sei onde forte buscar essa ideia....

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #132 em: 10 de Março de 2014, 09:47 am »
De origem mas depois o material da concorrência é que coise lool

Xmarine

• Visitante
« Responder #133 em: 10 de Março de 2014, 10:03 am »
Só existem 2 modelos de filtro que dão em todos estes motores. A diferença é que um é ligeiramente mais alto que o outro. E são iguais aos de origem, sejam de que marca forem.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #134 em: 10 de Março de 2014, 10:05 am »
Ligeiramente? Eu já vi um que era quase o dobro! LOL