Autor Tópico: Capas Bielas / Bronzes  (Lida 404784 vezes)

Xmarine

• Visitante
Re: Capas Bielas / Bronzes
« Responder #135 em: 10 de Março de 2014, 11:19 am »
Um tem de altura 50mm e outro 64mm.

Mas tanto um como outro são utilizados em qualquer dos motores. Se viste um com o dobro do tamanho, é porque não era para renault.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #136 em: 10 de Março de 2014, 11:20 am »
Lá está, concorrência no seu melhor xD E agora é que reparei que estamos a falar de filtros de óleo num tópico de capas de bielas loool

Offline RM

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: PT
« Responder #137 em: 10 de Março de 2014, 13:37 pm »
Boas,

o que usei no 1.9D enquanto lhe fiz manutenção foi semelhante a este:

RM
« Última modificação: 10 de Março de 2014, 14:38 pm por rodinhas »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #138 em: 10 de Março de 2014, 14:45 pm »
Estar a compara motores de fabricantes diferentes é complicado, pois uns optam por uma tecnologia , outros noutra tecnologia ;)
Assim, comparando o filtro de óleo do meu clio a esse, é como se fosse uma amostra grátis de filtro  :laugh:
As capas da biela praticamente que estão quase  em banho de óleo, e não é o fluxo de óleo que passa pelo filtro que vai influenciar a sua lubrificação ;)

Se as bielas que estão num ponto mais baixo, são mal lubrificadas, fará os componentes que estão nos pontos mais altos, tendo em conta essa teoria...

Offline Night028

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Abrantes
  • Garagem : Clio 1.5 DCI 2001
« Responder #139 em: 10 de Março de 2014, 16:04 pm »
O problema poderá ser mesmo o fator "sorte" aliado ao desgaste prematuro dos bronzes, estes, poderão oscilar na sua posição alterando o ponto de lubrificação (dois orificios, um no bronze e outro na abraçadeira da biela) que fará com que fique um deficiente lubrificação na zona da cambota. Parece-me, segundo o que tenho lido, a situação mais lógica. Só sei que, por fonte segura, na Mercar, Abrantes, concessionário renault, todas as carrinhas que vão fazer revisão ou as que são vendidas usadas, os bronzes são todos mudados, como medida de prevenção. Esta decisão foi uma das grandes decisões do falecido dono do stand, que por medida de prevenção, optou por mandar mudar todos os bronzes a carrinhas usadas ou semi novas, mais ou menos, aos 120 000km sempre que se consiga fazer tal manutenção dentro desses kmt. Agora, o problema é que muita gente não vai à marca fazer as revisões nem sabe sequer do problema (se é que é mesmo um problema), dos bronzes. Eu próprio andei com um clio II 1.5 dci 6 anos e vendi com 215 mil km e sempre sem problemas e desconhecia este problema de bronzes. Já falei com muita gente que tem meganes e scenics e nunca ouviram falar de tal problema, tal um primo meu que tem uma scenic 2005 1.5 dci 105cv com 220 mil e nunca teve problemas até agora. Numa loja que vende material para a renault, só as capas das bielas rondam os 40 euros. Só as capas!!!

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #140 em: 10 de Março de 2014, 16:07 pm »
Foram vendidos demasiados carros para toda a gente conseguir saber deste problema e a condução/manutenção de cada um também ajuda mas no fim é preciso é sorte. Volto a frisar que os Clios são dos menos afectados com esta situação.

Offline Night028

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Abrantes
  • Garagem : Clio 1.5 DCI 2001
« Responder #141 em: 10 de Março de 2014, 16:54 pm »
Sim, os clios são os menos afetados, provavelmente devido ao peso. Contudo, há que ter sorte e apesar de tudo, ter uma condução preventiva e manutenção, como eu costumo dizer, "antes do tempo".
« Última modificação: 10 de Março de 2014, 19:51 pm por rodinhas »

Offline lima6k

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: renaultlandia
« Responder #142 em: 10 de Março de 2014, 18:09 pm »
Foram vendidos demasiados carros para toda a gente conseguir saber deste problema e a condução/manutenção de cada um também ajuda mas no fim é preciso é sorte. Volto a frisar que os Clios são dos menos afectados com esta situação.
pelo que vejo sim, o meu ex- clio 2 vendi com 200 mil e nunca tive problemas.
o atual clio 3 ja vai com 171mil e para ja nada
conhço vario clios com quilometragem acima dos 250 mil, com manutenção bastante duvidosa ( 1 ate anda com óleo 15w 40), o que e certo é nenhum dos que conheço teve qualquer problema de motor. e desconhecem este stress das capas.

Offline Gerimbeta

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Parede
« Responder #143 em: 02 de Maio de 2014, 15:45 pm »
Boas.

Tive a oportunidade de fazer uma analise ao óleo usado na minha Megas, gostava que dessem a vossa opinião sobre a mesma face ao assunto das capas das bielas. Ainda se já alguém fez alguma e que possa relatar. O óleo que uso é o Castrol Edge 5W40 em intervalos de 15.000 Km's.

« Última modificação: 03 de Maio de 2014, 13:14 pm por rodinhas »
Se algum dia alguém te atirar uma pedra, mostra que és diferente, atira-lhe um tijolo.

Offline PauloValente

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Garagem : grandscenic 1.5 dci & Sandero 1.2
« Responder #144 em: 09 de Maio de 2014, 10:49 am »
Olá a todos.
Sou um proprietário desde à cerca de uma ano de uma grandscenic comprada usada (matrícula de Julho de 2008).
Tem uns modestos 201000 feitos (comprei com 179000).
Estou agora a preparar para a revisão e tenho este assunto dos bronzes atravessado.
Primeiro não me dizem na marca (já tentei numa oficina Renault) se esta dita reparação (ou teste de óleo) foi feito nas revisões que fez. Poderia eventualmente até ter comprado a carrinha com o problema já corrigido (o que seria óptimo).
Telefonei também para a Renault Portuguesa, questionei o historial, e eles disseram que isso era facultando mediante apresentação dos documentos em que provava ser eu o proprietário (o que me parece normal) e um pagamento de 160€. 160€ para ter umas folhas com o descritivo das revisões??!! Até podiam cobrar alguma coisa, ninguém trabalha de borla, mas 160€!!

No entanto o meu mecânico (não Renault)(o qual já me acompanha noutros carros), na medida em que o motor não apresentou problemas até agora, preferia não lhe mexer e colocar aditivos anti fricção juntamente com o óleo.
Também já tinha lido algures (num dos milhares de post que existe sobre este tema) que a troca dos bronzes deveria ser feita com uma correção das folgas (ou algo assim). Dizia que o motor acaba por ter com o uso algum desgaste e que estas peças novas podem originar folgas pequeníssimas mas que podem originar problemas num futuro próximo. Enfim.

Alguém tem alguma opinião sobre aditivos? Ou sobre se a troca dos bronzes pode originar outros problemas?
Inclusive no mecânico falaram-me que também podia aproveitar e fazer um aditivo de limpeza antes de trocar o óleo.

Impressão da carrinha, ótima. Consumos muito bons, conforto bom. Motor aparentemente com som porreiro. (detalhe comprei com 178000 mas sabia quem era o dono anterior, que andou muito na A1 Lisboa / Cartaxo).

Cumprimentos

Paulo Valente

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
« Responder #145 em: 30 de Maio de 2014, 16:09 pm »
Na próxima muda de óleo mande tirar a tampa do carter e verificar as ditas.
Atenção aos ruídos de batidas. O meu, com motor k9k704, de 2001, apesar de ter feito revisões todos os anos no concessionário, aos 190 000 começou a fazer uma batida mas apenas de vez em quando.
No espaço de seis meses foi várias vezes ao concessionário mas cada vez que lá ia não fazia barulho nenhum. Chegaram a dizer, à minha mulher - era ela que mais circulava com o carro - que ela andava a ouvir coisas. Isto foi até ao dia em que de repente começou a fazer o barulho tão alto que parámos logo o motor.
Tarde demais, já não eram só as capas.
E estamos a falar de um carro que circulava em média 60km por dia em estrada nacional a mais ou menos 80km/h.

Xmarine

• Visitante
« Responder #146 em: 30 de Maio de 2014, 23:49 pm »
O meu k9k 704 tem quase 300mil e nunca levou capas nem injectores nem turbos nem nada. E desde os 87 mil que o tenho que leva esfregas diária...Mas levou sempre oleo novo 2 vezes por ano... Ou de 6 em 6 meses independentemente dos km. Normalmente todos os problemas nas capas derivam de um e so um motivo: óleo!

Sent from my clio INITIALE using heated seats

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #147 em: 01 de Junho de 2014, 11:36 am »
Xmarine, normalmente todos os problemas em qualquer motor de qualquer carro derivam de um ou mais motivos que são quase sempre os mesmos: má manutenção ou manutenção insuficiente, abusos na utilização do carro, defeitos de fabrico, má concepção dos componentes (não têm defeito mas não são adequados na forma ou no material usado), mau controlo de qualidade. Poderíamos indicar mais mas parece-me que estes resumem a maioria das situações.

No caso dos motores 1.5DCI o problema é bem conhecido, conheço mais do que um carro com esse problema e posso dizer que este meu Clio levou tratamento 5*. Quando diz "derivam de um e so um motivo: óleo!", está a dizer que nos próprios concessionários poderão, aquando das revisões, não colocar o óleo correcto?

É que este carro foi à revisão no concessionário todos os anos e sempre antes das quilometragens máximas.
Inclusive este carro, algum tempo após a sua aquisição, foi ao concessionário, chamado pela Renault, para verificar precisamente problemas de lubrificação derivados de um problema logo no fabrico. Na altura foi a minha mulher que foi ao concessionário e não lhe disseram se era mesmo um defeito de fabrico ou não.
A informação que deram foi a de que podíamos estar descansados porque este carro afinal não fazia parte da série que tinha o referido problema.

O que eu suspeito é que o problema que referiam era mesmo este e o carro fazia parte da tal série mas que verificaram as bielas e os bronzes e como pararecia estar tudo bem deixaram passar e não substituíram nada.

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #148 em: 01 de Junho de 2014, 11:51 am »
:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Nunca ouviste porque isso não existe... Já me ri no outro tópico e volto a rir-me da mesma piada aqui também... Enfim....

Eu não sei se existe ou não. Mas se não existe então devo assumir que no caso do meu Clio o facto de o único pistão que teve problemas nos segmentos ser o que está ligado à biela que teve problemas nas capas foi mera coincidência.

Até nisso eu tenho azar caramba.

Offline Gerimbeta

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Parede
« Responder #149 em: 11 de Julho de 2014, 11:33 am »
Bom dia.

Alguém tem fotos das novas capas das bielas que a Renault está a usar na correcção do problema?

Sabem se tem alguma ranhura ou algo que faça um travamento?
Se algum dia alguém te atirar uma pedra, mostra que és diferente, atira-lhe um tijolo.