Autor Tópico: Capas Bielas / Bronzes  (Lida 404776 vezes)

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Capas Bielas / Bronzes
« Responder #285 em: 22 de Dezembro de 2015, 10:24 am »
Confere, não conheço nenhum caso de Clio III > 2008 (mesmo não tendo FAP) que tenha dado este problema.

Offline AMCF

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Paços de Ferreira
  • Garagem : Clio III
« Responder #286 em: 22 de Dezembro de 2015, 15:31 pm »
Boa tarde   :smiley:
Sim é verdade não me posso queixar em relação a outros casos onde o problema apareceu bem mais cedo e a resolução não foi tão simples como a minha que foi só trocar as capas das bielas (mais oleo e filtro claro). Mas não contava com esta pois como já tem uns bons kms, o carro, pensei que se tivesse que dar problemas nos bronzes já o tinha dado... Mas não afinal ainda ia dar.  :laugh:

Sim é verdade nos Clios é menos frequente este problema, mas acontece como nos Meganes ou Lagunas... Também já cheguei a ver um 1.9 dci com este mesmo problema...

Offline RM

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: PT
« Responder #287 em: 28 de Dezembro de 2015, 11:10 am »
Confere, não conheço nenhum caso de Clio III > 2008 (mesmo não tendo FAP) que tenha dado este problema.
Boas!

Não querendo desmentir ninguém, o meu clio 105 de 03/2008 teve as capas trocadas aos 115k, por precaução, e as capas apresentavam desgaste. Pelo que é possível que tenha havido alguma transição nesta altura, mas não exactamente no inicio de 2008.

De toda a forma, sendo um problema que não deveria acontecer, sobretudo com a frequência que se vê, sendo feita a troca das capas atempadamente, leia-se antes dos primeiros sintomas evidentes, batidas metálicas etc, não se trata de uma reparação exageradamente cara, especialmente se tivermos em conta o orçamento possível caso se deixe andar até ver o que dá....

Continuação de boas festas!

RM

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #288 em: 28 de Dezembro de 2015, 11:13 am »
Yup os 105 apresentaram muitos casos de desgaste. Em carros mais pesados então...

Offline tulicreme

• Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Garagem : Renault Clio III dCi70
« Responder #289 em: 28 de Dezembro de 2015, 14:17 pm »
Há dias soube de mais um caso de uma amiga... Um Dacia Duster de 2011, com 170k kms. Motor novo na Renault, comparticiparam em 75%, se bem me lembro da conversa.

Offline rjafonso

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #290 em: 28 de Dezembro de 2015, 14:48 pm »
Os dacia também??? De 2011??? Alguem mais pode confirmar que se trata do mesmo problema???
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2015, 16:04 pm por luisnogueira »

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #291 em: 28 de Dezembro de 2015, 18:35 pm »
Não é o mesmo problema. Desses é a bomba de óleo que rebenta com o filtro de óleo. Não visto a tempo e motor para o lixo.
Neste caso já apanhei de tudo por exemplo:
-Quem tenha visto o "perigo de gripagem de motor" mas tenha continuado até o motor agarrar, para além disso deu cabe do motor de arranque a tentar pegar e igualmente da caixa de velocidades EDC. Levou motor , caixa de velocidades e motor de arranque. A Renault comparticipou em 50% se não me engano pois penso que provaram que a mensagem foi ignorada pelo condutor.
-Quem tenha visto o "perigo de gripagem de motor" e parou logo, capas de biela trocadas e bomba de óleo nova. Comparticipado praticamente na totalidade.
-Quem tenha visto o "perigo de gripagem de motor" e parou logo, teve sorte de não afectar nada e só trocou bomba de óleo. Comparticipado na totalidade pela Renault.
Até agora só tem acontecido nos de 110cvs, no entanto na lista de índices que podem estar afectados constam também todos os outros. Isto em carros apartir de Março de 2010. Os dci energy já não têm esse problema ao que parece.
Não vale a pena ir à Renault para trocarem a bomba de óleo pois eles não comparticipam, só se ela avariar mesmo. Mas se acharem que vale a pena trocar por precaução...

Offline tulicreme

• Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Garagem : Renault Clio III dCi70
« Responder #292 em: 29 de Dezembro de 2015, 14:31 pm »
Ela não me soube explicar a origem da avaria, eu é que assumi que fosse as famosas capas.

Offline ftomas

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #293 em: 12 de Janeiro de 2016, 11:33 am »
Bom dia

Já li bastantes coisas e ouvi algumas opiniões.... mas.... fiquei sem certezas...

O problema dos bronzes já não acontece nos motores 1.5 dci a partir de 2012? o meu é o K9K 846 de 04/2012?

Que alterações foram feitas pela renault para acabar com o problema? novo formato dos bronzes? ouvi dizer que o bonzes antigos tinham falta de um "dente" e que se moviam na viela / cambota o que provocava o rápido envelhecimento...

Offline JPCAB

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
« Responder #294 em: 12 de Janeiro de 2016, 12:44 pm »
Eu penso que os motores 1.5 dci de 110cv já não tem esse problema

Offline rjafonso

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #295 em: 12 de Janeiro de 2016, 13:22 pm »

Já vi referido que os motores 1.5 dci apos 2010 tal ja nao acontece... no meu caso as bielas estavam desgastadas

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #296 em: 12 de Janeiro de 2016, 14:41 pm »
Bom dia

Já li bastantes coisas e ouvi algumas opiniões.... mas.... fiquei sem certezas...

O problema dos bronzes já não acontece nos motores 1.5 dci a partir de 2012? o meu é o K9K 846 de 04/2012?

Que alterações foram feitas pela renault para acabar com o problema? novo formato dos bronzes? ouvi dizer que o bonzes antigos tinham falta de um "dente" e que se moviam na viela / cambota o que provocava o rápido envelhecimento...

Informação errada a do "dente" , não foi alterado nada no processo de fabrico/ montagem dos blocos k9k, apenas se fala numa alteração do composto metálico das capas de biela, nada mais.

Contudo posso afirmar que já apanhei 2 casos de bielas gripadas em meganes III ous seja de 2009 em diante, apesar de não ser habitual .

Também é importante referir que existem mais meganes II a circular que meganes III ( isto como é lógico para ser tomado como exemplo )

Offline ftomas

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #297 em: 12 de Janeiro de 2016, 14:51 pm »
Ok... então o problema capas é apenas na liga metálica usada? nada do desenho das capas foi alterado?

No laguna III existem vários motores  K9K780 / K9K782 / K9K846 / K9K849 (pelo menos)

Sei que o 780 e o 846 são diferentes pelo menos na bomba da água, pensei que tb pudessem ter alterado algo nas capas...

Sabes o porquê da bomba da àgua diferente? havia algum problema na do 780?

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #298 em: 12 de Janeiro de 2016, 14:54 pm »
Bomba com maior capacidade de refrigeração sendo a turbina interna de maior diâmetro e com pás invertidas.

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Garagem : Renault Clio III
« Responder #299 em: 12 de Janeiro de 2016, 15:11 pm »
Alguém me sabe informar se o problemas das capas é comum aos Clios 3 1.5 dci de 68 cv?