Boas, um recente problema no meu Megane 1.5 dCi 110 (K9K 836 suponho) trouxe-me até aqui. Desculpem desde já o extensão do texto...
Mudo o óleo/filtro a cada 15k desde a primeira revisão (30k), utilizo sempre óleo com a norma RN0720 (normalmente Valvoline SynPower MST C4 5W-30). As revisões foram feitas todas certinhas em oficinas Renault, exceto a substituição da correia de distribuição (aos 6anos/105k no meu caso). Também por volta dos 30k coloquei um chip de potência (Tunit). De combustÃvel geralmente utilizo o "normal" Galp Evologic (nunca ponho combustÃveis simples e só muito raramente ponho BP Ultimate). Faço 20km/dia durante a semana e, 1 vez por mês, cerca de 500km num fim de semana. Até aqui nenhum problema de motor.
O carro tem cerca de 117.500 km e recentemente obtive a mensagem "Mandar verificar antipoluição". O carro não apresenta qualquer sintoma. Uma pesquisa inicial indicou-me que este motor tem problemas frequentes com o 5º injetor, responsável pela injeção de óleo e combustÃvel no FAP para o processo de regeneração. Também consta que pode ser uma vela queimada, entre outras coisas...
Coloquei o carro na Midas para fazerem um diagnóstico, ligaram à máquina e recomendaram colocá-lo na oficina da Renault uma vez que a indicação era de problemas com os injetores. Nunca lá tinha ido, foram simpáticos e não cobraram nada. Tive de fazer marcação na Renault e vou lá deixá-lo na próxima semana. Ainda na Midas pedi que retirassem o chip e desde então não voltei a obter a mensagem de erro, não sei se por ter sido ligado à máquina ou se por ter retirado o chip. De qualquer forma o carro irá à oficina pelo que aproveito para esclarecer algumas dúvidas:
- Tanto quanto percebi os problemas dos bronzes já não se colocam neste motor, de qualquer forma não custa nada pedir para controlar através do óleo, certo?
- Outro problema comum neste motor está relacionado com a bomba de óleo, existe alguma forma de prevenir isso?
- Têm alguma sugestão adicional acerca deste problema em especÃfico ou de outros que possam ser evitados?