Autor Tópico: Clio III Motor de arranque?  (Lida 7198 vezes)

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
Clio III Motor de arranque?
« em: 23 de Outubro de 2011, 23:55 pm »
Olá a todos.

Venho pedir uma opinião sobre uma coisa que pode ser estranha.

Tenho um Clio III 1.2 75cv, desde sempre ele fez faz uma coisa estranha, no verão e de manhã (1º arranque) por vezes não pega à 1ª ou se pega é a muito custo, qdo não pega e dou à chave a 2ª vez funciona normal. Ate´aqui na boa.. não é preocupante, pois passado o verão volta ao normal  :shocked: (testei com a outra chave, levei-o mesmo à oficina e ninguém detectou nenhum problema)

Neste momento, não sei se tem algo a ver com o escrevi acima ou não, no 1º arranque (todos os dias) faz um barulho estranho.. assim que dou à chave o motor pega e por alguns segundos ouve-se 'algo' que parece estar em esforço ou como se estivesse 'perro' sei la.. não consigo muito bem explicar.

Nos dias em que está mais frio, que o motor ao inicio vai logo para rotações mais elevedas automaticamente (relanti), ouve-se isto com mais intensidade. À tarde se o meter a trabalhar oiço um pouco mas já não é tão acentuado...

Alguém tem alguma situação do mesmo tipo? O que me vem logo à cabeça é o motor de arranque.. mas sinceramente não faço ideia!

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Clio III Motor de arranque?
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2011, 00:08 am »
Pelo que descreves poderá ser do Captor PMS, mas vamos esperar mais opiniões....
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2011, 02:50 am »
faz um rrrrrrrrrrrrrrrrrr depois de pegar ? parece que o motor de arranque continua a trabalhar é isso ? se for isso , é mandar verificar o motor de arranque que pode ser o bendiz que fica preso

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2011, 08:56 am »
É mandares lubrificar o motor de arranque, já tive algo parecido, e como explica o Artur o meu fazia o tal rrrrrr depois de pegar.

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2011, 09:28 am »
ora é isso mesmo!! um rrrrrrrrr parece mesmo que o motor de arranque continua a trabalhar! Tenho de ligar para a Renault então, já agora para quem já teve que fazer isso.. é uma intervenção muito cara ?  (50€ são de certeza)

Obrigado pelas respostas

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2011, 09:41 am »
A minha foi ao abrigo da garantia pelo que não paguei nada, mas na altura tinham falado em 69€.

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 24 de Outubro de 2011, 09:42 am »
A minha foi ao abrigo da garantia pelo que não paguei nada, mas na altura tinham falado em 69€.

Ok, obrigado. Pois a garantia do meu já acabou (e não foi há muito tempo).. então deve ir lá para uns 100€ ou mais!

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #7 em: 24 de Outubro de 2011, 11:50 am »
Com 100€ reparas o motor de arranque de certeza e ainda deve ter troco :laugh: :laugh: :laugh:

Procuras um bom electricista e ele faz-te isso na boa  :grin:

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 25 de Outubro de 2011, 10:46 am »
Pois é.. o diagnóstico é mesmo este, a bendix fica presa e por momentos o motor de arranque roda já com o motor a trabalhar, mas não é muito e geralmente só com o motor frio.

Um motor de arranque novo está fora de questão, pois só qdo este der o berro. Vou contactar com um mecânico que conheço a ver o que me diz, se ele conseguir ou se um electricista auto conseguir rectificar sem que seja preciso gastar muito será porreiro :).

Bolas, a garantia do carro acabou este ano e logo a seguir acontece isto! é mesmo de propósito 

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #9 em: 25 de Outubro de 2011, 12:08 pm »
Não necessita de ser motor de arranque novo, como disse o caçoilauto um bom electricista faz-te isso.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 14:31 pm por carlosjcm »

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #10 em: 25 de Outubro de 2011, 13:30 pm »
Pois é.. o diagnóstico é mesmo este, a bendix fica presa e por momentos o motor de arranque roda já com o motor a trabalhar, mas não é muito e geralmente só com o motor frio.

Um motor de arranque novo está fora de questão, pois só qdo este der o berro. Vou contactar com um mecânico que conheço a ver o que me diz, se ele conseguir ou se um electricista auto conseguir rectificar sem que seja preciso gastar muito será porreiro :).

Bolas, a garantia do carro acabou este ano e logo a seguir acontece isto! é mesmo de propósito 

Tenta logo um electricista.... caso contrário podes estar a encarecer a coisa.....

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 25 de Outubro de 2011, 13:42 pm »
Pois.. tenho de procurar um aqui ao pé!