Autor Tópico: Módulo fecho central do Twingo  (Lida 13817 vezes)

Offline Bzidroglio

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém city
Módulo fecho central do Twingo
« em: 09 de Dezembro de 2011, 22:01 pm »
Boas. Juntei à minha Laguna II -  1.8 a GPL,  um Twingo de 1997 para as voltinhas.
Ando a tentar recuperar o carro das maleitas que trazia e que eram muitas.
Agora deparo-me com 1 problema. O comando do fecho central da chave está nas lonas, e penso que não terá recuperação.
A Renault, como sabemos pede uma fortuna obscena por tudo o que tenha a ver com fechos centralizados, chaves, etc...
Pensei solucionar o problema de outra forma pelo que preciso da V/ ajuda.
Essencialmente o que necessito é que me digam onde fica o módulo que controla o fecho central.
As "pistolas" das portas funcionam porque carregando no botão de trancamento das portas (ao pé do espelho) ambas as portas trancam/destrancam.
Mas, estando o comando avariado, a chave deveria activar o comando da outra porta. Mas nada....  :cry: . Não dá qualquer sinal.
Estou a pensar comprar 1 kit (chinoca) que trás a centralina, 2 comandos e cablagem e ligar às pistolas existentes.
Precisava da v/ ajuda para me indicarem onde devo procurar a centralina do fecho central.

Renault Laguna II  break, 1.8 - 16 V de 09/2003 - Equipada com GPL, sistema multiponto sequencial da BRC.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Módulo fecho central do Twingo
« Responder #1 em: 09 de Dezembro de 2011, 22:04 pm »
o fecho central não activa nas fechaduras das portas , mas sim por infra vermelho nesse carro ( ou radio frequencia depende do sistema instalado ) o modulo que faz essa activação no por infra vermelho é o receptor de sinal

Offline Bzidroglio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 09 de Dezembro de 2011, 22:20 pm »
Obrigado. Mas se estou a pensar bem, dá para anular o modulo de origem (avariado certamente) e ligar as "pistolas" à centralina  "chinoca" e passar a abrir e fechar as portas com o novo comando.
A ideia é adquirir um kit deste tipo: http://www.leiloes.net/KIT-DE-FECHO-CENTRAL-COM-2-COMANDOS,name,184904318,auction_id,auction_details

Ligar à cablagem existente e passar a usar o comando como porta chaves da chave de ignição.

Penso que dá, não? É capaz de ser a solução mais fácil e barata....
Renault Laguna II  break, 1.8 - 16 V de 09/2003 - Equipada com GPL, sistema multiponto sequencial da BRC.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 09 de Dezembro de 2011, 22:24 pm »
em principio será compativel ...
por esse preço , compras um alarme

Offline Bzidroglio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 09 de Dezembro de 2011, 22:46 pm »
E onde fica o modulo FC  original do Twingo? Ao pé da caixa de fusíveis? Ou noutro local? Sabes?
Não quer dizer que compre esse, é apenas o exemplo do kit. Estando as "pistolas"  boas é a maneira mais fácil do carrito voltar a ter fecho central ;)

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 09 de Dezembro de 2011, 22:48 pm »
o fecho central não activa nas fechaduras das portas , mas sim por infra vermelho nesse carro ( ou radio frequencia depende do sistema instalado ) o modulo que faz essa activação no por infra vermelho é o receptor de sinal
é o receptor de sinal .... ou modulo ....

Offline Bzidroglio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 10 de Dezembro de 2011, 01:16 am »
Artur, obrigado.  Vi esse módulo à venda e aparentemente todos os fios estão aí centralizados. O problema deve ser montar aí um desses módulos chinocas. O espaço deve ser reduzido.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 10 de Dezembro de 2011, 01:23 am »
a montagem terá que ser efectuada em outro local , é uma questão de ter o esquema electrico do carro ou a moda antiga , a bater fios

Offline Bzidroglio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 10 de Dezembro de 2011, 01:38 am »
Pois!  É demasiada areia  :azn:
O esquema electrico do Twingo por acaso já o arranjei na net.  (posso disponibilizar a quem precise por MP)
Imaginava que fosse uma caixa parecida com a que é vendida, num local algures no tablier, onde ligasse os fios vindos das "pistolas" à cablagem fornecida com o modulo.
O módulo original  deve ser este não? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180235874-infravermelho-da-luz-interna-com-chave-renault-twingo-_JM
Deve ser esta placa que está alojada no receptor ao pé do espelho. naõ?
Vou saber quanto custa na Renault uma chave com o infravermelho a funcionar (deve custar uma pequena fortuna).
Obrigado pela ajuda

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 10 de Dezembro de 2011, 01:41 am »
uma chave dessas anda a volta de 90€ salvo erro ( fui saber para o meu clio I 1.9 d ) depois mais o dente da chave e o infravermelho / receptor respectivo mais outros tantos . Ves na net a venda por volta de 40 ou 50€ o receptor mais a chave ( teem de ser compativeis , não dá para programar )
eu optei por mandar vir um alarme , estou a espera que chegue

Offline Bzidroglio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 10 de Dezembro de 2011, 02:01 am »
Outra solução é tentar recuperar esta. Com o cartão da Laguna, mandei para inglaterra, o tipo recuperou o circuito, meteu o circuito num cartão novo e está a funcionar perfeitamente. O tipo foi 5 estrelas.
Podia fazer cá, mas... dar moradas é correr o risco de uma clonagem.
Ainda vou ver essa situação. Penso que este modelo ainda não tem imobilizador, faço uma chave e entretanto envio para UK para ele tentar reparar.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 10 de Dezembro de 2011, 02:03 am »
os cartões dos lagunas partem o switch que tem lá dentro ...
já recuperei vários , mas alguns não dão ....
esses modulos é mais complicado

Offline Bzidroglio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 25 de Janeiro de 2012, 00:06 am »
Bem, mandei a chave do Twingo para inglaterra e já veio reparada. A chave só actua no fecho central até cerca de 1 palmo do receptor. Depois disso, mesmo sentado dentro do carro, não dá sinal. Já mudei a pilha (2 vezes) e os sintomas mantiveram-se. Entretanto adquiri um comando "chinoca" daqueles que dá para programar (clonar). Dizem que trabalha na faixa de 433 mhz, mas presumo que o comando de infravermelhos do Twingo não seja compatível. Não deu !    :cry:   Alguém tem alguma ideia de como poderei resolver o problema uma vez que o receptor reconhece a chave, mas ou o emissor não tem potência ou o receptor não capta. Refiro ainda que carregando no botão do fecho central, fecha as portas normalmente.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 25 de Janeiro de 2012, 00:24 am »
ou um fecho central, ou um alarme....
soluções que indiquei de inicio.
estava o problema resolvido com o dinheiro já gasto

Offline Bzidroglio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 25 de Janeiro de 2012, 01:08 am »
Não gastei assim tanto. Cerca de 15 euros nas duas coisas. A minha dúvida é se não haverá forma simples de reparar, ou quando tem esses sintomas, só novo?