Autor Tópico: Atraso no arranque  (Lida 55599 vezes)

Offline pedro campos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
Atraso no arranque
« em: 22 de Janeiro de 2012, 23:48 pm »
Boas,

Tenho uma Laguna II phase 2 2.0 DCI (150cv) com 158.000 km (comprei nova e nunca teve nenhum problema), de ha uns meses para cá está com um atraso no arranque (quando se carrega no start) tipo o motor dar duas voltras antes de pegar, isto só acontece com o motor frio, se quente pega rápido como sempre pegou.

Nota: não tem a ver com temp. ambiente, se estiver sol e quentinho, desde que o motor esteja frio acontece o mesmo

já levei ao concessionario várias vezes, mas parecem um bocado perdidos com aquilo sem saberem o que é...ligaram ao computador e nao tem nenhum erro registado.

... já falaram em abrir o motor por poder ser segmentos, que os valores de compressao estariam baixos, mas entretanto chegaram à conclusao que afinal eram valores normais (e tem os mesmo valores nos cilindros todos)...assim afastou-se essa hipotese.

A centralina foi reprogramada para a versao mais recente e levou as 4 velas de incandescencia desta vez de risca branca (as antigas eram de risca preta) as brancas são mais rápidas e a central foi programada de acordo com essas velas rápidas.

Outra situação quem me lembrei foi que a bateria sendo de origem (fará 6 anos no final de Abril) também já nao tinha a carga ideal...lá pedi para verificarem e concluiram tb que precisava ser substituida...pelo que coloquei uma nova (caras como o raio...mas sao baterias de 80Ah...e coloquei de origem "por causa das moscas"

Com estas duas alterações e sendo que só posso testar com o motor completamente frio (leva horas) só pude ainda testar duas vezes, posso dizer que está melhor...mas não ficou bom, ainda se nota o atraso, mas já não tão longo.

A minha conclusão é que diminuimos o efeito, mas não encontrámos a causa !

alguem tem uma ideia do que possa ser ?
alguem já teve esse problema ?

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Atraso no arranque
« Responder #1 em: 23 de Janeiro de 2012, 10:22 am »
Será que o motor de arranque tem a "genica" necessária para por o motor a rolar?

Offline pedro campos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 23 de Janeiro de 2012, 23:42 pm »
O mecânico diz que sim, mas tb já estava a pensar em pedir para fazermos um teste prático de substituição por outro...

Agora não sei se faça algum sentido isso só acontecer com o motor frio no caso do motor de arranque...
Alguem me consegue dar uma explicação que justifique o motor de arranque poder fazer isso apenas a frio ?

Obg desde já !

Offline pedro campos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 24 de Janeiro de 2012, 22:16 pm »
novo sintoma...

...hoje ao fim do dia quando peguei no carro (mais uma vez a frio) pareceu ter "pegado" (com o atraso que venho-me queixando anteriormente) mas apenas em dois cilindros, ficou  a tremer descompensado e acendeu a luz do tablier do sistema anti-poluição... fui carregar novamente no start/stop para desligar o carro mas em vez disso quando carreguei, parecem ter arrancado os outros cilindros, e a luz apagou-se pouco depois... a seguir andei 50km sem problema algum e sem nenhuma luz...

...como já era fora de horas já não deu para passar na oficina...

alguma ideia do que possa ser isto ?

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #4 em: 26 de Janeiro de 2012, 21:12 pm »
Estou a ter o mesmo problema... E também só a frio.

Já testei as velas, apenas tinha alguns bocados de carvão encrostados a elas, mas limpei e fiz o teste da incandescência e estavam boas. Melhorou mas pouco.  A bateria também está boa e o motor de arranque também. Eu acho que é qualquer coisa tipo "falta de ar"...
Assim que tiver novidades eu comunico.

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #5 em: 26 de Janeiro de 2012, 22:19 pm »
Boas.
O meu que esta sempre em garagem, muitas vezes(ainda hoje) de manha e entao se estiver 1 ou dois dias (por acaso hoje já fazia 3) sem andar para pegar começa grre...grre...grre...grre..até pegar.
Dá a sensaçao q é a eletronica q nao o deixa pegar bruscamente por estar frio para proteger a mecanica...será?

A minha bateria tambem é de 80Ah e tem pouco tempo.

Tambem é uma 2.0 Dci

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline pedro campos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 26 de Janeiro de 2012, 23:06 pm »
a minha lista de testes a efectuar é a seguinte...

Sensor TDC ... (tambem conhecido por captor PMS, sensor TPS, sensor da cambota, sensor ponto morto do motor entre outros nomes) que possa estar a dar informação errada ou com atraso (embora o ralenti na clip seja indicado 830rpm o que me pareceu correcto), sei de alguns relatos de outros carros de que este sensor ao fim de alguns anos pode dar problemas com estes sintomas, normalmente basta passar uma lixa fina e voltar a colocar no sitio...não faço a minima ideia onde está colocado na Laguna... alguem sabe ?

Valvula EGR ... ha relatos de que tenha tido este tipo de problemas de arranque causados pela EGR...e tb ha relatos de quem já tenha limpo a EGR, e não tenha ficado contente com os resultados, tendo experimentado uma nova com resultados surpreendentes a nível do desempenho da viatura e tb com consumos substancialmente mais baixos...situação de consumo elevado tb eu me queixo já ha anos... a minha faz uma média de 9,3l/100 o que considero um exagero para o tipo de condução que pratico nesta viatura, tenho acesso a outros carros, por ex. ainda ontem fui de Aveiro a Lisboa e voltei num Mercedes CLS 320...velocidade de cruzeiro mais elevada que o costume na Laguna... carro muito mais pesado, cilindrada brutalmente maior e exactamente a mesma média 9,3l/100...não faz sentido a Laguna ter este consumo !... limpeza, não é...foi desmontada e voltada a montar ha uns 2 ou 3 meses e estava limpinha (sim sei que a Laguna tem sistema de auto limpeza, mas quis confirmar como aquilo estava)... tb pode ser alguma tubagem relaccionada com a EGR obstruida...nao foi desmontado muito mais...vamos ver...

Motor de arranque... embora aqui um colega diga que no caso dele não é do motor de arranque, não sei que tipo de ensaio fez para o comprovar, mas tb estava na minha lista...pode explicar como testou ? o mecanico no meu caso diz que nao deve ser dali...mas tb não parece saber qual possa ser a causa...e já lá vao algumas viagens para a oficina gastar dinheiro e perder tempo, sem resolver o problema...e de algum sitio tem de vir o problema...

medidor de massa de ar...este de vez em quando precisa de ser limpo/lavado...já o limpei algumas vezes com bons resultados... mas considero vir a testar com outro para confirmar...alguns relatos que limpar nem sempre resolve, mas nao conheço nenhum caso que tenha provocado estes sintomas...só outros mais relaccionados com o desempenho... (como me aconteceu a mim, mas bastou limpar...)

aceitam-se mais ideias...

peço desculpa pelo longo texto... mas é na tentativa de entreajuda aos colegas com o mesmo sintoma e para troca de ideias com quem entende disto por aqui.

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #7 em: 27 de Janeiro de 2012, 20:32 pm »

"...Motor de arranque... embora aqui um colega diga que no caso dele não é do motor de arranque, não sei que tipo de ensaio fez para o comprovar, mas tb estava na minha lista...pode explicar como testou ? ..."

Foi testado por um electricista, ele disse que o problema não poderia partir dali. Amanha se calhar bem, vou fazer um teste um bocado estúpido, vou sacar o filtro de ar fora e ver se reduz o tempo.

Offline ptravassos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #8 em: 30 de Janeiro de 2012, 20:07 pm »
Pedro Campos, que tipo de combustível usas? Marca branca? Ou de marca?
Pergunto isto, porque já tive uns sintomas semelhantes na minha, que também é o 2.0 dci 150cv, ou seja: 1º arranque do dia, o processo de ignição parecia que se "arrastava" e o motor parecia que pegava por fases, se é que me faço entender.
Depois, nas restantes ignições ao longo do dia, já pegava normalmente.
Inicialmente, julguei que fosse bateria. Coloquei uma nova, mas continuou a fazer o mesmo.
Entretanto, disseram-me que poderia ser os injectores sujos, visto que eu usei durante muito tempo, diesel do Jumbo. E é sabido que estes injectores mais recentes, são algo sensíveis à qualidade do combustível.
O que é facto é que deixei de meter diesel de marca branca, ainda lhe meti um aditivo de limpeza do sistema de alimentação da STP, que a marca diz para usar de 15Mkm em 15Mkm e levei-a para a auto-estrada para tirar o carvão. Notei melhorias significativas, inclusive no arranque a frio.
Já chegou a estar uma semana parada e na 1ª ignição pegou normalmente.
 Entretanto, a última vez que pus diesel, tive que pôr do Jumbo, e depois de andar uns dias com este combustível, começou novamente a fazer o mesmo!
Não sei se a causa será esta em exclusivo, mas que notei diferenças notei.
Eu também ainda estou em fase de despite deste problema.
Já agora, como é que fizeste a limpeza do medidor de massa de ar? Tens algum DIY deste processo?

Cumptos

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #9 em: 30 de Janeiro de 2012, 21:46 pm »
Eu também tenho esse problema mas não acredito que seja do combustível, porque no meu caso meto sempre BP. A minha vai à renault, ligou o erro de injecção, e a situação piorou...
Não aconselho a limpar a MAF e a limpeza é feita automaticamente. Se quiseres arriscar podes usar um spray de contactos daqueles que evapora sem haver necessidade de usar os famosos cotonetes ou algodão...

Offline pedro campos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 31 de Janeiro de 2012, 00:14 am »
Bem.... o combustível é do Jumbo...vou fazer esse despiste também...mas agora tá tanque cheio...
...mas quanto a tirar o carvão na auto-estrada...isso faço todos os dias  :smiley:

quanto a limpeza da MAF, não é automática não senhor, (a da EGR é que é) primeiro soprou-se com o compressor para tirar o pó que tinha e depois com os tais spray's de contactos, de evaporaçã ultra rápida.

Offline ptravassos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #11 em: 31 de Janeiro de 2012, 01:05 am »
Pois é...usar combustíveis de marca branca é tentador, ainda mais quando é para atestar. Eu também só punha diesel do Jumbo.
Mas desde que um mecânico me disse, que já chegou a mudar injectores completamente obstruídos e calcinados, em carros com 10Mkm, que só levavam diesel do Jumbo, mudei de ideias.
E de facto não tem nada de científico: os diesel de marca branca, não têm os detergentes e aditivos que fazem a limpeza do motor. E o seu uso a longo prazo, acaba por ser prejudicial para o motor.
O que é certo, é que desde que passei a usar Repsol (é o que tenho ao pé de casa), notei diferença neste comportamento.
Mas também não digo, que a causa não poderá estar noutra coisa.

Offline pedro campos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 31 de Janeiro de 2012, 01:35 am »
o combustivel do Jumbo costumava se Repsol... até lá tinham uns autocolantes a informar isso junto das bombas...

Em relação aos injectores obstruidos, no meu caso duvido, porque ainda ha poucos dias liguei a carrinha à Clip na Renault e o homem mais entendido naquilo disse que os valores de injecção estavam muito bons e eu vi os injectores quase não tem valores de compensação nenhuns, tipo + 0,2 -0,1 e todos por volta disso, logo daí não deve ser...

De qq forma vou fazer o teste...faço uma limpeza da injecção e teste outro combustivel se não encontrar outra causa entretanto...

Ao contrário as coisas tb tem que se lhe digam... no que diz respeito aos aditivos... a minha laguna anterior depois de experimentar Gforce diesel XPTO da Galp (quando ele saiu)nunca mais ficou boa, motor com comportamento estranho e disparou o consumo 2L/100...reclamei e disseram que tinham mais lagunas com os mesmos sintomas, mas ainda nao tinham descoberto axactamente a causa...nunca ficou boa e despachei-a...por isso eu fujo um pouco dos aditivos...a nivel de resultados depende muito de carro para carro...sem aditivos...mais barato (muito) e mais seguro...tb se pode sempre de vez em quando adicionar uma latita no deposito para limpeza + segura quando necessário...

Mas obg pela indicação

Offline joshuac

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
« Responder #13 em: 31 de Janeiro de 2012, 13:42 pm »
Uma sugestão:

Alguma possivel mini fuga num tubinho de gasoleo, que durante a noite (tempo que o carro esta mais parado) o deixe recuar um bocadinho e depois de manha custe a encher...

uma sugestão.....

cumps
joshuac

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #14 em: 31 de Janeiro de 2012, 20:09 pm »
Também me disseram que poderia ser o gasóleo que recuava, mas não encontro fugas.

há novidades... o meu problema é de injecção, bomba ou injectores. Até agora meti sempre BP e uma vez GALP, mas andou algum tempo na reserva (o que não é habitual) se calhar mamou um bocado de "borra". Vou tentar fazer o mesmo tratamento que o ptravassos, e ver se noto alguma melhoria... Mas pelo sim e pelo não vou à Guimauto fazer o teste à dita cuja