Autor Tópico: duvida turbo  (Lida 15690 vezes)

Offline drummer

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 106
duvida turbo
« em: 04 de Fevereiro de 2012, 12:12 pm »
o turbo do motor 1.5 dci 85cv e fixo ou variavel???
e que andei a pesquisar e apareçe informaçao que o turbo e de geometria variavel! pensava que era so nos 105 que tinha

Offline Caracol

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • Mensagens: 1373
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
Re: duvida turbo
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro de 2012, 12:23 pm »
É variável

Offline drummer

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 106
Re: duvida turbo
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro de 2012, 13:15 pm »
entao o meu 85 de 2007 e variavel?
obrigado pensava que era fixa!:)

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2658
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: duvida turbo
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro de 2012, 13:28 pm »
penso que a geometria seja fixa, a centralina é que já esta preparada para trabalhar com turbos de geometria variável...

corrijam-se se estiver enganado ;)

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: duvida turbo
« Responder #4 em: 04 de Fevereiro de 2012, 13:44 pm »
O do 85 é fixa. O do 105 é que é variável.

Abraço

Offline sykios

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Mafra
  • Mensagens: 371
Re: duvida turbo
« Responder #5 em: 04 de Fevereiro de 2012, 13:59 pm »
exactamente...Geometria fixa!

Offline Caracol

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • Mensagens: 1373
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
Re: duvida turbo
« Responder #6 em: 04 de Fevereiro de 2012, 14:02 pm »
Então já não sei.
O do meu vizinho é um megas de 2006, 1.5 dci 85CV van e a conclusão que chegamos à uns dias atrás (segundo o técnico) era variável.

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: duvida turbo
« Responder #7 em: 04 de Fevereiro de 2012, 14:04 pm »
Então já não sei.
O do meu vizinho é um megas de 2006, 1.5 dci 85CV van e a conclusão que chegamos à uns dias atrás (segundo o técnico) era variável.
Estranho. Mas pelo que me disseram, sente-se as diferenças.

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: duvida turbo
« Responder #8 em: 04 de Fevereiro de 2012, 15:30 pm »
O meu é de 80, mas ao que sei é fixa.. mas é possivel mudar para variavel como qualquer carro.  :tongue

Mudar turbo, e programar.

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5683
Re: duvida turbo
« Responder #9 em: 05 de Fevereiro de 2012, 00:08 am »
O mecanico que disse que o 85 é variavel nao percebe nada de dci's

No 1.5 dci só o 100 e o 105 cvs tem turbo geometria variavel
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Caracol

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • Mensagens: 1373
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
Re: duvida turbo
« Responder #10 em: 05 de Fevereiro de 2012, 01:52 am »
Provavelmente e peço desculpa se induzi em erro.
Mas há motores de 85CV com geometria variável de serie. Um dos exemplos é o novo clio III break.
Ou estarei enganado novamente?

Offline S3rgio

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 164
  • Megane 2.0 dCi
Re: duvida turbo
« Responder #11 em: 05 de Fevereiro de 2012, 14:43 pm »
O mecanico que disse que o 85 é variavel nao percebe nada de dci's

No 1.5 dci só o 100 e o 105 cvs tem turbo geometria variavel

Exactamente =)

Offline dj-clark

  • dCi 80cv + IC 100cv + Turbo KP39b (Toxicated By TM)
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 336
  • dCi 65cv
  • Garagem : Clio 2 Ph2 5L dCi 65cv + Inj. 80cv + IC 100cv
Re: duvida turbo
« Responder #12 em: 05 de Fevereiro de 2012, 20:15 pm »
O mecanico que disse que o 85 é variavel nao percebe nada de dci's

No 1.5 dci só o 100 e o 105 cvs tem turbo geometria variavel

Exactamente!

O meu é de 80, mas ao que sei é fixa.. mas é possivel mudar para variavel como qualquer carro.  :tongue

Mudar turbo, e programar.

É quase isso... no entanto falta o outro quase... lol Até podes colocar o turbo e reprogramar, mas não será só isso para ficar a trabalhar a geometria. E nunca é igual a ter a geometria original.

Offline Caracol

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • Mensagens: 1373
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
Re: duvida turbo
« Responder #13 em: 05 de Fevereiro de 2012, 21:03 pm »
dass já admiti que estava errado, não batam mais velhinho nem no mecânico... porque na realidade não fazem a mínima ideia que turbo é que ele tem ali... Como já foi dito é possível meter lá o menino...
e o pintinho piu...

Offline dj-clark

  • dCi 80cv + IC 100cv + Turbo KP39b (Toxicated By TM)
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 336
  • dCi 65cv
  • Garagem : Clio 2 Ph2 5L dCi 65cv + Inj. 80cv + IC 100cv
Re: duvida turbo
« Responder #14 em: 05 de Fevereiro de 2012, 23:18 pm »
É possível pois, tanto que está para ir para o meu Clio dCi 65cv um kp39b do 1.5 dCi 105cv de geometria variável. No entanto precisa de levar "acessórios" que façam a gestão da geometria... Foi apenas isso que quis dizer. Não é chegar, apertar ao sítio e reprogramar. Acho que é importante referir estes pormenores para a malta não ler as coisas e ficar "enganada".

Abraço.