Autor Tópico: Dúvida - Airbag  (Lida 7680 vezes)

Offline anoc_se

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • ZZZZ
Dúvida - Airbag
« em: 16 de Fevereiro de 2012, 13:57 pm »
Boas,

eu tenho um duvida, se um carro bater de frente o que faz disparar o airbag? É um sensor que tem á frente do carro que quando pressionado o faz disparar? Tenho um amigo meu que diz que é um aparelho a meio que sente a pancada e faz disparar o que para mim não faz grande sentido, por exemplo a passar uma cova forte assim podia disparar  :gun:

Já agora no caso do meu clio 1.5dci de 2003 onde fica?
Clio 1.5 DCI van

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Dúvida - Airbag
« Responder #1 em: 16 de Fevereiro de 2012, 14:04 pm »
Onde fica, não sei dizer.
O que ele faz é apenas detectar uma desaceleração brusca, portanto não tem nada a ver com sensores na frente que são pressionados, nem com sensores que sentem a pancada e que possam activar o airbag ao passar num buraco.
Sensor de desaceleração apenas.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Guess

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Ilha da Madeira
  • Garagem : Clio Expression 1.2 75CV 2003
« Responder #2 em: 16 de Fevereiro de 2012, 14:37 pm »
Hummmm...

Se eu estiver parado num vermelho e me baterem por trás a 120Km/h o meu Airbag não dispara?

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #3 em: 16 de Fevereiro de 2012, 14:45 pm »
Possivelmente não... Existe numerosos casos de carros que bateram de frente e de lado e que não disparou os Airbags. Depende da força da pancada e deformação das barras de reforço, barras essas onde estão montados os sensores.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #4 em: 16 de Fevereiro de 2012, 14:47 pm »
Os airbags foram projectados para dispararem quando o veículo sofre um impacto frontal moderado ou mais "bruto":
1-Colisão frontal contra um muro sólido a uma velocidade de aproximadamente 25 Km/h.
2-Impacto frontal moderado a forte em ambos os cantos frontais do veículo (até a um ângulo de 60º em relação ao centro do carro).

Isso significa que em caso de capotamento, colisão lateral ou traseira o airbag frontal não será accionado, pois nestas condições seu disparo poderia representar risco de lesões nos passageiros.
Basta ver os videos do euro-ncap, que no caso do embate lateral apenas são disparados os airbags laterais.
Claro que dependendo da dinâmica do acidente, mais tarde o ou os airbags frontais poderão ser activados.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #5 em: 16 de Fevereiro de 2012, 14:51 pm »
Quando falei de não ter disparado os Airbags refiro-me a qualquer um, seja frontal, cortina/lateral banco ou joelhos.

Mas sim esta explicação é a mais correcta.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 16 de Fevereiro de 2012, 14:56 pm »
Crash test Mégane III:

Euro NCAP | Renault Megane | 2008 | Crash test

No choque frontal, apenas os airbags frontais são activados. A partir do segundo 32 temos os choques laterais (contra um elemento deformável e depois contra um poste. Nestes 2 casos apenas os airbags laterais são activados.

Se eu estiver parado num vermelho e me baterem por trás a 120Km/h o meu Airbag não dispara?

Só para rematar a coisa, para melhor protecção neste caso que indicas, o melhor é ter o encosto de cabeça regulado na altura correcta, isto é pelo menos ao nível da testa, de forma a "aguentar" a tua cabeça pois ela neste caso é projectada à bruta mesmo para trás.

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #7 em: 16 de Fevereiro de 2012, 17:29 pm »
Hummmm...

Desculpa-me a sinceridade, mas se te baterem a essa velocidade acredita que o airbag vai ser o menor dos teus problemas...
É provável que até seja accionado mas pela projecção que o teu veículo vai sofrer que provávelmente o fará embater de frente noutro obstáculo qualquer. Mas como disse antes o Rui nesse caso o ideal é mesmo o encosto de cabeça estar bem regulado e agora dito por mim o melhor é rezar a todos os anjinhos para que a coisa não fique feia.
Há menos de um mês levei um toque na traseira no carro e o pescoço ressentiu-se durante 2 semanas, estamos a falar de uma velocidade de 30km's agora imagina a 120km's...
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Guess

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #8 em: 16 de Fevereiro de 2012, 20:38 pm »
Já me bateram por trás mas não foi (talvez) a essa velocidade.

Só para dar uma ideia o carro que me bateu (um Punto) foi direto para a sucata e os bancos da frente sairam das calhas. O condutor foi hospitalizado na hora.
Ia com a maria no banco do pendura e o filhote de 2 anos atrás. Ninguém no meu Clio se magoou.

Mas fiquei sempre na dúvida se o embate fosse mais violento ainda, os airbags disparavam ou não, daí o meu post.

Offline Guess

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #9 em: 16 de Fevereiro de 2012, 20:47 pm »
Como não dá para editar o post anterior cá vai um PS:

Faltou dizer que o Punto estava a parar quando foi albaroado pelo 3º carro que este sim devia vir bem embalado...