Sou dono de um Megane II 1.5 dci de 100cv de 2004, que possui neste momento cerca de 162.000km e com as manutenções em dia. Nunca tive problemas de maior com ele, a não ser os famosos casos da Egr por volta dos 120.000km, a qual foi limpa uma vez e substituÃda noutra e um apoio de motor (já está a precisar de outro). Tirando isto foi sempre a rolar, até que à pouco tempo comecei a sentir que o trabalhar do carro não me parecia o mesmo.
Os sintomas são os que passo a descrever:
1º- Com o arranque a frio o motor tem um trabalhar irregular, com pequenos soluços
2º- Após alguns quilómetros percorridos e depois de atingir a temperatura de funcionamento normal e parar o carro, apresenta um trabalhar com um ralenti com quebras no funcionamento, que para além de se sentirem vêem-se também no conta rotações.
3º- Por vezes na passagem de caixa de 4ª para 5ª, sente-se um quebra no funcionamento, como que se fosse um vazio (coisa de 1 segundo).
4º- A par do trabalhar irregular ouve-se também um arranhar na zona do lado direito do motor (zona das correias), mas não consigo saber ao certo de onde.
5º- O motor sobe de rotação sempre que a marcha atrás é engrenada, mesmo sem soltar a embraiagem.
Na máquina de diagnóstico só acusou erro numa das velas, o que eu acho não ter nada a haver. O carro vai para a oficina nos próximos dias fazer teste aos injectores.