Autor Tópico: Percentagem de erro no CB  (Lida 6096 vezes)

Offline sykios

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Mafra
Percentagem de erro no CB
« em: 08 de Abril de 2012, 18:25 pm »
Ora bem abri este tópico porque fiz uma experiencia para medir a diferença entre os valores que o CB me dava (Consumo médio e Litros gastos) com o consumo real...

Como todos sabem o CB não dá valores certos, apenas de referencia portanto se alguem tambem quiser fazer esta experiencia, apenas por razões estatisticas é bem vindo  :cool:

A experiencia consiste no seguinte: assim que a luz de reserva acendeu fui atestá-lo com 10 euros o que me deu 6.86litros (BP), e reinicializei o CB...

assim até acender a luz de reserva fiz:
- 120km
Consumo no CB
-4l/100km e segundo ele gastei 4.8l de gasoleo
Consumo real:
5.7l/100 e gastei os tais 6.86l

assim fazendo uma regra de 3 simples:
6.86-100
4.8-X
(4.8x100)/6.86=69.97 ou seja o CB dá me um erro de 31%!

A minha opinião quanto a isso acho  algo elevado no entanto tenho repro no carro portanto acho até "normal" isto dar diferença mas nao esperava tanto  :tongue:
Quanto mais litros utilizar para estes calculos mais mais certo será a %...
ainda vou fazer com um deposito cheio (até a reserva claro)  :cool:

Cumprimentos

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Percentagem de erro no CB
« Responder #1 em: 08 de Abril de 2012, 21:42 pm »
O ponto em que a luz da reserva acende é muito variável.
Não existe luz da reserva que acenda, quando faltam por exemplo precisamente 5 litros.
A melhor forma é e será sempre atestar o depósito e na próxima ida à bomba, voltar a atestar de novo. A partir daqui é só fazer os cálculos com o combustível gasto versus distência percorrida.
Se é para fazer com o menor erro possível nos cálculos, só funciona mesmo com esta forma de atestar sempre. Aqui sim, já se pode fazer uma comparação com os valores apresentados pelo CB.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #2 em: 08 de Abril de 2012, 21:59 pm »
A maneira de fazer a média é como diz o Rui só discordo numa coisa a luz acende nuns quando tem 5,5l (exemplo do clio) e 6l (senic) pelo menos é como está programado.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #3 em: 08 de Abril de 2012, 22:14 pm »
Concordo plenamente com o Rui. Só atestando é possivel fazer um "trabalho" desses. Eu por exemplo atesto sempre, ainda assim, para ser 99% fiável, deve ser sempre atestado na mesma bomba(permitindo a que o carro tenha sempre a mesma inclinação no momento do atesto), e parando sempre ao disparar da pistola. Coisa que nem sempre faço.
Mas posso pôr-te aqui os dados dos ultimos abastecimentos se quiseres fazer depois as contas em percentagem.
CB                                 Real
45,90l / 4,9l/100km  -  46,98l / 5,11l/100km
34,00l / 4,7l/100km  -  35,02l / 4,92l/100km
29,40l / 5,0l/100km  -  30,01l / 5,12l/100km
41,80l / 5,2l/100km  -  44,00l / 5,50l/100km
49,90l / 5,4l/100km  -  51,60l / 5,58l/100km

Se alguem quiser fazer as contas estão à vontade. Atenção que como disse nem sempre paro o reabastecimento quando a pistola dispara, por vezes leva mais um bocadinho para fazer numeros redondos(em litros ou em Euros).
No meu caso o meu carro é um Meg II fase II e só para terem uma ideia, quando o comprei vinha na reserva(como é normal) e fui direito à bomba e a pistola disparou aos 61l. O depósito tem como capacidade de referência 60l.lol

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #4 em: 08 de Abril de 2012, 22:28 pm »
Eu posso atestar deste facto, porque já tive essa experiencia tambem: aqui ha umas semanas atras atestei o meu carro com 50€ de gasolina 95 e fiz com esses 50€ precisamente 566kms...ora bem, fiquei todo contente quando vi que o meu Tce tinha feito média de 5.6 no CB...

No entanto deu-me na veneta,  :tongue:, e fiz as contas com a minha calculadora de merceeiro e espantasamente a média final, real foi de 5.38l/100kms..

Offline sykios

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Mafra
« Responder #5 em: 08 de Abril de 2012, 23:40 pm »
tao o resultado e o mesmo...so a quantidade da reserva e que varia mas o resultado nao muda...é só fazer as contas da reserva para a frente nao me enganei! :cool:

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #6 em: 08 de Abril de 2012, 23:48 pm »
A maneira de fazer a média é como diz o Rui só discordo numa coisa a luz acende nuns quando tem 5,5l (exemplo do clio) e 6l (senic) pelo menos é como está programado.

Na teoria é assim, na prática não existe nada no depósito que garanta efectivamente essa medida. O combustível no depósito não está sempre "quieto".
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #7 em: 08 de Abril de 2012, 23:54 pm »
Sim tens razão.

tao o resultado e o mesmo...so a quantidade da reserva e que varia mas o resultado nao muda...é só fazer as contas da reserva para a frente nao me enganei! :cool:

É difícil saber o valor exacto, só se andar até acabar mesmo a gasolina e depois meter-lhe por exemplo 50l e andar até parar novamente e ai se tem o consumo real mesmo, mas como isso ninguém vai fazer o melhor só mesmo seguindo a ideia do Rui e ai terás um consumo 99% real.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #8 em: 09 de Abril de 2012, 10:48 am »
boas
Na minha opinião a melhor forma, de calcular o consumo gasto, é a forma com que se apuram os débitos dos pulverizadores, que para fazer os tratamentos fitossanitários, têm que ser feitos com algum rigor.
É atestar até um determinado nível, neste caso como é para apurar o consumo do carro versos cb ou até mesmo para ter uma ideia mais concreta do consumo real do carro, vamos ter que encher ate estar quase a pingar para o chão, depois percorrer uma determinada distancia, de preferência acima dos 100 km depois atestar até à marca que foi cheio inicialmente e ver quantos litros foram necessários para voltar a encher.

Depois é só fazer as contas x km percorridos gastou x litros e calcular a media real.

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #9 em: 09 de Abril de 2012, 15:23 pm »
Por acaso também foi assim que me ensinaram.

Offline blino

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Carnaxide
  • Garagem : Megane III ST 1.5 Dci GT Line
« Responder #10 em: 09 de Abril de 2012, 16:01 pm »
Então agora, só para confundir mais um pouco:

O meu carro, com gasóleo da BP, tem um consumo de 0,4L inferior ao indicado no CB.
Com gasóleo do Jumbo os valores são idênticos / aproximam-se muito (diferença de 0,05L).

Penso que esta diferença se deve à qualidade do combustível.

Os mais entendidos que se pronunciem.
-------------
Bruno Lino

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #11 em: 09 de Abril de 2012, 21:13 pm »
Não necessariamente,pode ter a ver com o andamento que fazes, por exemplo espaços a circular em ponto-morto, ou com o carro engatado mas sem pisar o acelerador(o que teoricamente é consumo 0,0l, mas não vamos entrar nessa discussão que daria pano para mangas). Depois também terá a ver com a distancia percorrida, teoricamente quanto mais distancia percorrida(e combustivel gasto) mais se deverá acentuar o erro. Podes ver pelos valores que coloquei aqui, tendencialmente quantos mais litros consumidos\colocados maior a diferença entre os dois. O CB não é 100% regular nem 100% fiável. O erro não é de certeza o mesmo sempre(apenas a minha opinião, sem qualquer sustentação cientificamente provada)
« Última modificação: 09 de Abril de 2012, 22:53 pm por carlosjcm »

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #12 em: 10 de Abril de 2012, 09:39 am »
Há ainda um outro factor que, acho que, ninguém mencionou aqui.
O carro raramente (pelo menos o meu) entra na reserva ao lado de uma bomba, logo a distancia que se percorre entre esse espaço faz com que a quantidade de litros abastecidos nunca seja igual. O que me leva a dizer que sendo um calculo que comporta muitas variáveis o melhor é não acreditar muito no CB e nos nossos calculos, o melhor mesmo é ir abastecendo enquanto houver dinheiro para pôr combustivel nas máquinas e não pensar muito nisso... :tongue:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #13 em: 10 de Abril de 2012, 11:43 am »
Tambem é normal teres esses resultados visto teres o carro reprogramado....tem srmpre mair erro cb
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline drummer

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 10 de Abril de 2012, 13:45 pm »
bem o meu carro tambem tem de ser estudado break de 85cv. Vinha universidade e o carro piii. Ja era tarde e decidi meter gasoleo no carro no dia seguinte quando fosse pa a univers. Fiz cerca de 10km na reserva meti dez euros e fiz ate apitar 160 km com ac ligado. Media do cb mais ou menos 4.1 mas tem de ser menos pk andei com ele na reserva. Como fix?  nao sei ou erro do cb ou das bombas.