Autor Tópico: Ponteiro da Gasolina não faz reset  (Lida 7937 vezes)

Offline DiogoRocha

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio Be Bop 1.2 60Cv 94 - Rover 25 1.4 2000
Ponteiro da Gasolina não faz reset
« em: 16 de Abril de 2012, 12:06 pm »
Tendo eu mudado o quadrante do meu Clio mk1 visto que o meu anterior estava a com a contagem de km a andar x8, o da gasolina já tinha morrido (muita vontade própria) e não tinha conta-rotações deparo-me com um problema no que comprei por 20€ ^^

O ponteiro da gasolina sobe quando atesto e desce à medida que vou gastando a gasolina mas quando desligo o carro ele não faz reset... Ou seja fica sempre a marcar a gasolina que tenho.
O que é estranho é que se desligar as ficha ele faz reset dando ideia que fica sempre a receber corrente?

Problemas que isto causa:
-não fazendo o reset pode o ponteiro ficar preso em determinado ponto, eu pensar que tenho gasolina e de repente ficar parado pois a gasolina puff.
-bom para quem anda a tirar gasolina aos carros ve ali um tanque cheio é uma alegria.

De acordo com a imagem abaixo apenas o cabo A13 passa informação acredito então que partilha depois o C2 alimentação/luz e o c9 (terra) como é que o ponteiro da gasolina sabe que o carro foi desligado? Em que parte do circuito recebe instruções que foi desligado o carro?
Acham que é fácil arranjar isto ou é melhor comprar outro quadrante ou modulo de ponteiro de gasolina???

[img width= height= alt=http://img178.imageshack.us/img178/4196/paineljy0.jpg" width="620" height="620" class="bbc_img]http://img178.imageshack.us/img178/4196/paineljy0.jpg[/img]

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 RN '98
Re: Ponteiro da Gasolina não faz reset
« Responder #1 em: 16 de Abril de 2012, 12:13 pm »
Não sou um grande entendido nestas coisas, mas se o carro fosse meu, iria a um electricista ou então passava por uma oficina da Renault, pois podem sair daí duas situações que para mim seriam muito desagradáveis:
- Podes ficar sem gasolina a meio de trajecto;
- Podes chegar ao carro de manhã e a bateria estar desligada;

Não é uma situação grave, mas é desagradável. Independentemente do que te digam aqui, na minha modesta opinião, acho que deves sempre consultar um electricista ou um oficina da Renault.

Cumprimentos

Offline DiogoRocha

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #2 em: 16 de Abril de 2012, 12:23 pm »
Oficina oficial da renault provavelmente não me dão assistência devido à instalação de um quadrante diferente do de origem um electricista vai analisar o mesmo que eu provavelmente e cobrar-me uma fortuna...
Esses são os meus receios Sam_Renault... Se bem que ficar sem bateria só pelo quadrante era dificil, acho eu :S

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #3 em: 16 de Abril de 2012, 12:25 pm »
Também não sou grande entendido mas tenta limpar a ficha com spray adequado que liga á bomba da gasolina que se encontra debaixo do banco trazeiro, tiras a tampa de borracha e tens acesso á ficha e limpa pode ser que melhor/resulte.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #4 em: 16 de Abril de 2012, 12:30 pm »
Se não tinhas esse problema, ele pode vir desse quadrante e o indicador de combustivel fica activo mesmo depois de desligares o carro.
Não há mesmo mais nada que deveria ficar desligado e permanece ligado com a chave desligada?
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 16 de Abril de 2012, 12:35 pm »
Não acredito que um electricista te cobre só para ver o que o carro tem, aliás, eu pessoalmente sei que nem na Renault me cobram só para dizer o que está mal, mas tudo depende de onde nos deslocamos.

Quanto ao quadrante não ser suficiente, eu não arriscaria, pois um dia deixei a luz ambiente que está no tejadilho ligada, e no dia a seguir só pegou de empurrão, portanto, não sei até que ponto dá para gastar a bateria durante a noite ou não.

Em último caso, visto seres de Lisboa, eu até posso lá ir à Renault que há perto de mim contigo, pois eu sei que eles só te cobram se quiseres arranjar aquilo.

Espero ter ajudado!
Abraço! =)

Offline DiogoRocha

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #6 em: 16 de Abril de 2012, 12:42 pm »
Também não sou grande entendido mas tenta limpar a ficha com spray adequado que liga á bomba da gasolina que se encontra debaixo do banco trazeiro, tiras a tampa de borracha e tens acesso á ficha e limpa pode ser que melhor/resulte.

Não é da ficha pois no outro quadrante fazia reset

Se não tinhas esse problema, ele pode vir desse quadrante e o indicador de combustivel fica activo mesmo depois de desligares o carro.
Não há mesmo mais nada que deveria ficar desligado e permanece ligado com a chave desligada?

Só mesmo o ponteiro é que não baixa

Não acredito que um electricista te cobre só para ver o que o carro tem, aliás, eu pessoalmente sei que nem na Renault me cobram só para dizer o que está mal, mas tudo depende de onde nos deslocamos.

Quanto ao quadrante não ser suficiente, eu não arriscaria, pois um dia deixei a luz ambiente que está no tejadilho ligada, e no dia a seguir só pegou de empurrão, portanto, não sei até que ponto dá para gastar a bateria durante a noite ou não.

Em último caso, visto seres de Lisboa, eu até posso lá ir à Renault que há perto de mim contigo, pois eu sei que eles só te cobram se quiseres arranjar aquilo.

Espero ter ajudado!
Abraço! =)

Em ultimo caso combinamos isso então Sam onde fica essa Renault?
Abraço

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 16 de Abril de 2012, 12:46 pm »
É em Odivelas, chama-se Auto Cambota. Já foi falada em alguns fóruns.

Em último caso, manda-me PM perto do fim de semana!  :wink:

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #8 em: 16 de Abril de 2012, 12:47 pm »
Diogo o problema que ai tens é mesmo do quadrante na certa.

Espero ter ajudado!
Abraço! =)

Quanto ao que este user refere, acho engraçada esta apreciação: " cobrar só por dizer o que está mal ?????"

Porquê não será justo? Não foi dispendido tempo e conhecimento? Tanto a Renault como o electricista têm algum alguma placa na porta a referir serviço público?

Se o user têm mesmo esse conhecimento acho que deve ser bem mantido em segredo pois caso contrário não deverá ser mantido por muito mais tempo.

"Opinião/ conselho " :cool: :cool:

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #9 em: 16 de Abril de 2012, 12:49 pm »

Só mesmo o ponteiro é que não baixa

Então resta apenas o quadrante.

Auto Cambota: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=137.0
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline DiogoRocha

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #10 em: 16 de Abril de 2012, 12:51 pm »
A renault vende só o módulo da gasolina mas tenho medo que o problema depois seja no circuito...

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 16 de Abril de 2012, 14:55 pm »
Diogo o problema que ai tens é mesmo do quadrante na certa.

Quanto ao que este user refere, acho engraçada esta apreciação: " cobrar só por dizer o que está mal ?????"

Porquê não será justo? Não foi dispendido tempo e conhecimento? Tanto a Renault como o electricista têm algum alguma placa na porta a referir serviço público?

Se o user têm mesmo esse conhecimento acho que deve ser bem mantido em segredo pois caso contrário não deverá ser mantido por muito mais tempo.

"Opinião/ conselho " :cool: :cool:

Secalhar até foi ingenuidade da minha parte, mas como, e ainda bem, que o meu carro nunca deu problemas, quando lá fui nunca me cobraram nada para ver o que está mal. Eu também tenho um carro que tem 14 anos que foi comprado lá novo, e como tal, desconhecia que se cobrava só para dizer "o problemas é neste fio", mas ainda bem que me prevines. Nós estamos sempre a aprender, aliás, foi um dos motivos pelo qual me inscrevi.
Cumprimentos

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #12 em: 16 de Abril de 2012, 16:57 pm »
verifica se na ficha A o pino 13 fica sem corrente após desligar o a ignição

Offline DiogoRocha

• 0.9 TCe
  • *
Ponteiro da Gasolina não faz reset
« Responder #13 em: 16 de Abril de 2012, 17:51 pm »
Vou ver quando chegar a casa se mantém corrente obrigado pela dica

Offline DiogoRocha

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #14 em: 16 de Abril de 2012, 20:46 pm »
Nah é mm o quadrante o outro funciona sem problemas...