Autor T√≥pico: RENAULT 5 - HISTORIA  (Lida 10844 vezes)

Offline laguna1994

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RENAULT 5 - HISTORIA
« em: 29 de Outubro de 2009, 19:06 pm »
O Renault 5 √© um supermini produzida pela automobil√≠stica francesa Renault em duas gera√ß√Ķes entre 1972 e 1996. Ele foi vendido em os E.U. marca Le carro na d√©cada de 1970 e 1980.

Primeira geração (1972-1984)

O Renault 5 foi introduzido em Janeiro de 1972. Renault Foi a primeira incursão na supermini mercado, e sua característica mais proeminente era o seu estilo de Michel Boue (que morreu antes de o carro da libertação), que incluía uma forte inclinação hatchback traseiro e frontal fáscia. Boue tinha solicitado a lanterna para ir toda a maneira acima do pára-choques para o C-pilar, na moda da Volvo V70 muito mais tarde, mas esta não era para ser. As luzes se manteve a um nível mais convencionais.

Por debaixo da pele, é emprestado pesadamente da Renault 4, usando um motor montado longitudinalmente-motriz as rodas dianteiras com barras de torção suspensão. OHV motores foram emprestados da Renault 4, Renault 8 e Renault 12, e variou de 850 a 1400 cc.

Early R5s utilizado um painel idiossincr√°sica-gearshift montado na verdade estilo franc√™s, mas este foi posteriormente abandonada em favor de um piso montado passador. A outra caracter√≠stica era o porta al√ßas, que foram formadas a partir de um simples corte-out no painel da porta e B-pilar. Outras vers√Ķes do primeiro carro da Renault 5 Alpina inclu√≠da (Gordini no Reino Unido), Alpina / Gordini Turbo, e uma vers√£o quatro portas sedan foi chamado a Renault 7 e constru√≠do pela FASA-Renault de Espanha.
O carro da Renault, que foi concebido exclusivamente para o mercado norte-americano e vendidas pela American Motors viu a sua introdução retardada até 1976 devido à elevada procura na Europa. A escolha do nome foi muito ridicularizada entre francófonos, na medida em que significa literalmente "o treinador". Os E.U. versão caracterizado um motor 1297cc que produziu 55hp, eo traço montado artes mudança foi substituído por um piso mais convencionais montados unidade. Vendas continuou através de 1984.

Houve também um grande sucesso rallying versão, desenvolvido de acordo com o Grupo 4 (Grupo B posterior regulamentação. Foi nomeado como o Renault 5 Turbo, mas que seja em meados de motor e roda traseira de carro, suportaram pouca semelhança com o técnico-estrada indo versão . A forma ea aparência geral da 5 foi mantida usando a mesma luz, e curiosamente, ele só painéis porta partilhada no que diz respeito ao corpo. Motivados por Jean Ragnotti, este carro ganhou o Rali Monte Carlo para a sua primeira corrida na World Rally Championship .

O original Renault 5 continuou a ser construída no Irã por Pars Khodro, como o Sepand. Em 2002, o Sepand foi substituído pelo PK, um carro que adoptou um estilo que lembra da segunda geração, mas continuam usando-a ligeiramente modificado original carroçaria. Image: PK-ParsKhodro.jpg

Em Agosto de 2006, um inquérito realizado pela revista Auto Express automobilismo revelaram que apenas 317 dos 216.699 pré-1984 Renault 5s registada no Reino Unido estavam ainda na estrada.

Motores

‚ÄĘ 0,8 L (845 cc) 8-valve I4; 36 cv (26 kW), velocidade m√°xima: 120 km / h
‚ÄĘ 1,1 L (1108 cc) 8-valve I4; 45 cv (33 kW), velocidade m√°xima: 135 km / h
‚ÄĘ 1,3 L (1289 cc) 8-valve I4; 55 cv (40 kW), velocidade m√°xima: 140 km / h (autom√°tico)
‚ÄĘ 1,3 L (1289 cc) 8-valve I4; 64 cv (46 kW), velocidade m√°xima: 151 km / h
‚ÄĘ 1,4 L (1397 cc) 8 v√°lvulas I4, 63 cv (46 kW), velocidade m√°xima: 142 km / h (autom√°tico)
‚ÄĘ 1,4 L (1397 cc) 8-valve I4; 93 cv (67 kW), velocidade m√°xima: 175 km / h, 0-100 km / h: 8,9 s
‚ÄĘ 1,4 L (1397 cc) turbo 8 v√°lvulas I4; 110 cv (81 kW), velocidade m√°xima: 185 km / h, 0-100 km / h: 9,1 s
‚ÄĘ 1,4 L (1397 cc) turbo 8 v√°lvulas I4; 160 cv (118 kW), velocidade m√°xima: 201 km / h, 0-100 km / h: 6,9 s
Segunda geração (1985-1996)

A segunda gera√ß√£o Renault 5, muitas vezes referido como o Supercinq ou Superfive, apareceu em 1985. Apesar de a carro√ßaria foi completamente novo (o que foi baseada na plataforma do Renault 9 / 11), o cl√°ssico 5 styling retoques foram deixados intactos, e foi desenhado por Marcello Gandini. A maior altera√ß√£o foi a ado√ß√£o de um montado transversalmente-motopropulsoras tomadas directamente a partir do 9 ¬ļ e 11 ¬ļ, acrescido de uma suspens√£o menos sofisticado design, que utilizou MacPherson Struts.

A segunda gera√ß√£o R5 tamb√©m gerou um painel van vers√£o, conhecida como a Renault (Extra No Reino Unido / Irlanda), a Renault Express (Fran√ßa, Espanha, Portugal, It√°lia) ou como o Renault R√°pida (principalmente na Alemanha falado pa√≠ses como Alemanha, √Āustria ), que se destinava a substituir a R4 F6 que haviam cessado a produ√ß√£o em 1986.

Um "hot hatch" versão, o GT Turbo, foi um carro amado do rapaz através de pilotos de 1980 e 90. Sporting 115PS (85 kW/113 hp) na Fase 1, a Fase 2 GT Turbo 5 potência extra, mais tarde trazidos para a mesa, uma ligeira alteração binário banda e maior confiabilidade. Vindo de um simples motor de 1397 cc OHV, esta foi considerada uma grande façanha. Devido às rigorosas exigências de emissão de certos países europeus, o GT Turbo não estava disponível em todos os lugares. Devido a esta decisão sobre a utilização da Renault naturalmente aspirados de 1,7 litros da Renault 19, que utilizaram combustível injecção multiponto. Sob o nome GTE, é produzido 95PS (70 kW/94 PS). Embora não tenha sido tão rápido como o modelo turbo, é caracterizado exatamente a mesma aparência exterior e interior, bem como uma configuração idêntica suspensão e freios.

O modelo foi come√ßando a mostrar sua idade at√© 1990, quando foi efetivamente substitu√≠do pelo mais moderno e mais bem constru√≠do Clio, que foi um sucesso instant√Ęneo de vendas em toda a Europa. Produ√ß√£o do R5 foi transferida para a f√°brica na Eslov√©nia Revoz quando o Clio foi lan√ßado, e manteve-se √† venda como um or√ßamento escolha at√© o carro tem 24 anos de produ√ß√£o executar finalmente chegou ao fim em 1996.

Cronologia

‚ÄĘ janeiro 1972: Introdu√ß√£o do Renault 5 em L e TL formas. Ambos os modelos tinham retaguarda puxar al√ßas, um banco traseiros rebat√≠veis, cinza, p√°ra-choques, dianteiro encerrar janelas, e um painel de instrumentos-montada alavanca de mudan√ßa. O TL foi melhor equipado, e tinha uma vaidade espelho para o banco da frente passageiro, tr√™s cinzeiros (um na porta do condutor armrest e dois na traseira), dois assentos reclin√°veis frente, em vez de um banco corrido, frente puxar pegas, e tr√™s Arruma√ß√£o bolsos.
‚ÄĘ 1973: engrenagem movida alavanca do painel no ch√£o, entre os assentos dianteiros. TL ganhos aquecida janela traseira.
‚ÄĘ 1974: Introdu√ß√£o do R5 LS, mesmo que R5 TL, mais palavra-montada alavanca de mudan√ßa, elegantes rodas, iodo H4 far√≥is, p√°ra anilhas el√©trico, totalmente alcatifados andar √† frente dos bancos da frente, traseira alcatifados parcela prateleira, electr√≥nica rev counter , totalizador di√°rio, duas velocidades sistema de ventila√ß√£o, iluminadas com ashtry isqueiro.
‚ÄĘ Mar√ßo de 1975: R5 LS renomeados R5 TS. O TS tinha todas as caracter√≠sticas da anterior LS, mais novos assentos dianteiros com apoios de cabe√ßa integrados, preto, p√°ra-choques, painel iluminado aquecedor, spoiler dianteiro, limpador traseiro, rel√≥gio, abrindo trimestre luzes traseiras e reverter luzes.
‚ÄĘ Fevereiro de 1976: Introdu√ß√£o do R5 GTL. Tinha o motor 1289cc do R5 TS (embora com a pot√™ncia reduzida para 42bhp), a especifica√ß√£o dos equipamentos R5 TL lado mais cinzento protec√ß√£o tiras e algumas funcionalidades do R5 TS como o estilo roda jantes, invertendo luzes, isqueiro , iluminado painel aquecedor, vidro el√©trico arruelas.
‚ÄĘ 1977: Introdu√ß√£o do R5 Alpine, semelhante a R5 TS plus 1397cc motor e 5 velocidades.
‚ÄĘ 1977: R5 GTL recebe abertura traseira trimestre luzes.
‚ÄĘ 1977: R5 L recebe novo motor de 845cc.
‚ÄĘ 1978: Introdu√ß√£o do R5 autom√°ticas, semelhantes √†s R5 GTL, mas com 1289cc (55bhp) motor, 3-velocidade transmiss√£o autom√°tica, teto de vinil e assentos frente de TS.
‚ÄĘ 1980: 5 portas TL, GTL e Autom√°tica modelos chegam.
‚ÄĘ 1982: Introdu√ß√£o do R5 TX.
‚ÄĘ 1985: Introdu√ß√£o da segunda gera√ß√£o Renault 5 3 portas bicorpo intervalo na TC, TL, GTL, Autom√°tico, TS e formas TSE. A entrada de n√≠vel TC teve o motor de 956cc (nominal em 42bhp), enquanto o TL teve o motor de 1108cc (nominal em 47bhp), e do GTL, Autom√°tico, TS e TSE tinha o motor 1397cc (nominal em 60bhp para o GTL, 68bhp para o autom√°tico, e 72bhp para o TS e TSE). O TC e TL tinha um 4 velocidades, enquanto que o GTL, TS e TSE tinha um 5 velocidades (que era opcional no CT), e as autom√°ticas tinha uma velocidade de 3 caixa de velocidades autom√°tica.











A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline Artur

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Re: RENAULT 5 - HISTORIA
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2009, 20:08 pm »
esses turbos ........

MRC

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Re: RENAULT 5 - HISTORIA
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2009, 21:07 pm »
Um dos modelos da Renault que mais gosto, especialmente o Super 5... J√° era para ter um, mas a vida deu algumas voltas e acabei por ir para o 11.

Mas o sonho de vir a ter um GT turbo ainda c√°, e hei de ter um... Ali√°s o meu sonho era ter a garagem completa da gama TURBO da Renault, desde do 5, passando pelo 18, Fuego, 9, 11... at√© ao Safrane Bi-turbo!  :cool:

Offline Artur

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Re: RENAULT 5 - HISTORIA
« Responder #3 em: 30 de Outubro de 2009, 01:30 am »
Um dos modelos da Renault que mais gosto, especialmente o Super 5... J√° era para ter um, mas a vida deu algumas voltas e acabei por ir para o 11.

Mas o sonho de vir a ter um GT turbo ainda c√°, e hei de ter um... Ali√°s o meu sonho era ter a garagem completa da gama TURBO da Renault, desde do 5, passando pelo 18, Fuego, 9, 11... at√© ao Safrane Bi-turbo!  :cool:

isso é que é sonhar :D tambem quero :D

MRC

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Re: RENAULT 5 - HISTORIA
« Responder #4 em: 30 de Outubro de 2009, 02:16 am »
ehehe .. √© o que nos resta ne!  :rolleyes:  :grin:

Offline carvalhovsky

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Re: RENAULT 5 - HISTORIA
« Responder #5 em: 22 de Janeiro de 2012, 23:20 pm »
Para quem não viu ou quer rever o espectacular Renault 5 Turbo 2 em acção no programa Volante TV, da Sic Notícias, aqui fica um link para o vídeo:

RENAULT 5 TURBO NA "SIC NOT√ćCIAS"

Offline carvalhovsky

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Re: RENAULT 5 - HISTORIA
« Responder #6 em: 08 de Maio de 2012, 12:28 pm »
Na revista "Topos & Clássicos" deste mês vem um artigo de 8 páginas, com muitas fotos, sobre os 40 anos do Renault 5.