Autor Tópico: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR  (Lida 20144 vezes)

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
« Responder #15 em: 10 de Junho de 2012, 18:21 pm »
Essa peça metálica é uma válvula termostática para o aquecimento do carburador. Estes motores com carburadores simples Solex 32 BIS vinham com essa válvula num dos dois tubos. Podes e deves retirar isso, caso esteja em mau estado pela ferrugem (bloqueada). Se quiseres comprar isso novo, só na Renault e creio que o preço ronda os 30€ e a sua referência é 7700739812.

Quanto ao botão, algo partiu no mecanismo de cabo, só desmontando e vendo... :S
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #16 em: 10 de Junho de 2012, 18:24 pm »
boas fernando faz uma busca no google por este documento mr257super50.pdf, são notas técnicas sobre o super5 que te podem vir a ser úteis. Encontrar em português é que é mais difícil.

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Assumar
  • Garagem : Renault 5 GTR 1989
« Responder #17 em: 12 de Junho de 2012, 22:03 pm »
      Boa noite, já coloquei o radiador novo, bomba de água, tubos e tudo o resto muito bem limpo, sangrei o sistema de refrigeração, apenas nas mangueiras, porque não encontrei o parafuso do bloco do motor, pus liquido de radiador novo, correndo tudo dentro da normalidade até que liguei o carro.
      Após isso quando ele começou a aquecer, a água dentro do vaso de expansão começou a ferver e por isso a ventoinha não disparava porque eu tinha que desligar o carro para a água não sair para fora.
      A única forma de a ventoinha disparar foi tapar o vaso de expansão, assim a agua já não ferveu e a ventoinha atingiu a temperatura de funcionamento, por diversas vezes.
      Será que esta situação é fruto de ter sido mal sangrado ou não? Agradeço que alguém me diga. Obrigado.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #18 em: 12 de Junho de 2012, 22:19 pm »
Isso ficou mal purgado...
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #19 em: 12 de Junho de 2012, 23:33 pm »
        Obrigado pela resposta, então se está mal purgado será que me podes indicar se foi o tal parafuso no bloco que me faltou sangrar?
        Em caso afirmativo podes-me indicar em concreto qual é o parafuso, é que segundo me pareceu e porque tirei a bomba de água fora, não sei qual é o parafuso que tenha ligação com o sistema de arrefecimento do carro. Agradeço indicação.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #20 em: 12 de Junho de 2012, 23:37 pm »
colocas te a chaufagem no quente para encher o circuito ?

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #21 em: 13 de Junho de 2012, 00:01 am »
      Eu coloquei no quente, mas não aqueceu nada apenas fazia o barulho da ventoinha, porque não tenho o termostato junto da bomba de água, porque me esqueci hoje de o comprar,será que o facto de não ter termostato contribui para a água ferver sem tampa,ou é mal sangrado? Obrigado.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #22 em: 13 de Junho de 2012, 00:20 am »
Não, o facto de não ter o termostato nada tem a haver com essa fervura... O facto de não aquecer o ar da sofagem, deverá ser pela avaria que tem no botão que comanda o ar quente/frio. Antes de purgares o sistema, tens que adquirir um termostato. É barato, numa casa de peças ronda os 7 euros!
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #23 em: 13 de Junho de 2012, 11:00 am »
       Já comprei o termostato, mas antes de o montar ocorreu-me o seguinte:
       Já meti uma junta de cabeça, junta de tampa das válvulas, radiador novo e mesmo assim persiste a fervura no vaso de expansão, com os tubos a ficarem secos e a agua a ir toda para o vaso.
       Será que não entra ar no sistema pela bomba de água?
       Em caso afirmativo, como poderei testar a bomba de água para saber se deixa entrar ar? Obrigado.

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #24 em: 13 de Junho de 2012, 18:58 pm »
Colocando o circuito à pressão. Isto faz-se colocando em vez da tampa do vaso de expansão um manometro com uma bomba manual, permitindo assim ver se existe alguma fuga ;)

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 15 de Junho de 2012, 22:53 pm »
     Boa noite, já coloquei a bomba de água e sangrei todo o sistema como deve ser e aconteceu-me o seguinte: ao meter o carro ao ralenti com o vaso de expansão aberto para que a ventoinha disparasse, ela da primeira vez disparou normalmente, sem entornar a água do vaso, não aquecendo a sofagem, apesar do termóstato ser novo
     Após isto deixei o carro mais algum tempo ao ralenti e então a agua começou novamente a ferver dentro do vaso, ameaçando entornar, não permitindo chegar á temperatura de disparo da ventoinha.
     Tapei então o vaso e assim a ventoinha já dispara  normalmente e a água não ferve dentro do vaso.
     Pergunto, será isto normal, ou entrará ar no sistema através do radiador da sofagem, que foi só o que não mudei, porque tudo o resto já substitui por novo ? Agradecia alguma ideia.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #26 em: 15 de Junho de 2012, 23:26 pm »
boas,
O circuito de refrigeração se não estiver sobre pressão, ou seja , tem que ser um circuito fechado sem fugas, para que funcione bem e para a agua não ferver.
Depois de sangrares o circuito como deve de ser, deves fechar o vaso de expansão, para que ele ganhe pressão e a agua não ferva. deixas a trabalhar durante um bocado, se não me engano já falaram anteriormente uns 5 disparos da ventoinha, deixas arrefecer e voltas a atestar o vaso de expansão até ao max.

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #27 em: 16 de Junho de 2012, 00:12 am »
    Obrigado pela ajuda, este forum é dos melhores, porque nunca ficamos sem resposta.
    Sendo assim concluo que o sistema de arrefecimento estará em boas condições, só não estaria se a água fervesse dentro do vaso com a tampa e a ventoinha não disparasse, estou certo ou estou  errado e quanto ao carro não aquecer a soufagem não tem influência no aquecimento anormal do motor? Obrigado.

Offline GeoAir

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: FarWest
  • Jorge
  • Garagem : Grand Scenic III Bose 1.5 110cv - Modus 1.2 75cv
« Responder #28 em: 16 de Junho de 2012, 07:49 am »
    Obrigado pela ajuda, este forum é dos melhores, porque nunca ficamos sem resposta.(...)

Só uma correção: este forum é o melhor :grin: :grin: :grin:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #29 em: 16 de Junho de 2012, 09:32 am »
Em principio, estando o circuito sangrado como deve de ser e o vaso de expansão fechado, a agua não ferve e a temperatura do motor mantém-se ao nível normal podendo oscilar um pouco, para o lado do quente quando o motor entra em maior esforço. A ventoinha deve disparar  quando atinge uma determinada temperatura, e quando o veiculo já estiver na sua temperatura normal de trabalho, a sofagem se for ligada deve sentir-se a fazer calor, se não se sentir calor quer dizer que a agua quente não esta a passar pelo radiador da sofagem e ai tem que se ver o que se passa.