Autor Tópico: Verificar Injecção  (Lida 220416 vezes)

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Verificar Injecção
« Responder #285 em: 10 de Setembro de 2020, 17:07 pm »
A partida é o erro seria de os valores da maf serem superiores ao da map(admissão) daí o carro entrar em modo de segurança e cortar o turbo faz sentido parado verificava os valores e ambos subiam mas não tendo valores de referência ou possibilidade de verificar valores em andamento não é fácil olhar para o computador e para a estrada mas já em tempos tive o mesmos sintomas noutro 1.9dci (só não acendia a luz) e com o desligar e posterior troca de maf resolveu

Offline Tiagosilva85

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 36
  • Garagem : Renault megane break 1.5 dci
Re: Verificar Injecção
« Responder #286 em: 10 de Setembro de 2020, 17:12 pm »
O que considera muito dinheiro? Hoje em dia sem ligar à máquina "pouco" se consegue descobrir neste tipo de situações!
Tudo que seja acima de 10 euros no meu mecanico habitual é caro.
Se fosse a qualquer lado onde nao sou cliente ainda entendia dar 25 euros para ligar simplesmente a maquina. Agora no meu mecanico habitual é um roubo. Eu ja tive outro mecanico que nao me levava nada. Mas depois troquei de mecanico.
Por isso eu espero que o stand reabra para me ligarem a maquina sem pagar

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Verificar Injecção
« Responder #287 em: 10 de Setembro de 2020, 23:57 pm »
Tudo que seja acima de 10 euros no meu mecanico habitual é caro.
Se fosse a qualquer lado onde nao sou cliente ainda entendia dar 25 euros para ligar simplesmente a maquina. Agora no meu mecanico habitual é um roubo. Eu ja tive outro mecanico que nao me levava nada. Mas depois troquei de mecanico.
Por isso eu espero que o stand reabra para me ligarem a maquina sem pagar

Se soubesse o preço de uma máquina de diagnóstico e das licenças que os mecânicos pagam para as poderem usar, provavelmente ia achar 10€ barato.

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Verificar Injecção
« Responder #288 em: 11 de Setembro de 2020, 00:10 am »
Fora a formação que têm de fazer para saberem trabalhar com as máquinas e interpretar o que as máquinas dizem. E como qualquer um de nós quando estamos a trabalhar alguém nos está a pagar pelo nosso tempo de trabalho. Portanto um mecânico quando está 1h de volta do carro a fazer um diagnóstico está a trabalhar! Logo deve ser pago por isso.
Por curiosidade... porque mudaste de mecânico se pelos vistos até era barato?

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Verificar Injecção
« Responder #289 em: 11 de Setembro de 2020, 02:08 am »
Fora a formação que têm de fazer para saberem trabalhar com as máquinas e interpretar o que as máquinas dizem. E como qualquer um de nós quando estamos a trabalhar alguém nos está a pagar pelo nosso tempo de trabalho. Portanto um mecânico quando está 1h de volta do carro a fazer um diagnóstico está a trabalhar! Logo deve ser pago por isso.
Por curiosidade... porque mudaste de mecânico se pelos vistos até era barato?
O grande conhecimento nem é saber interpretar o que a máquina diz mas sim o que ela não diz, já vi fazerem diagnóstico a componentes electrónicos com osciloscópio em que a máquina de diagnóstico não detetava nem erro nem os valores pareciam foram do normal mas com o osciloscópio verificou se que o sinal tinha quebras que nem a própria centralina do carro a identificava como erro esse sim é um diagnóstico brutal e exige muito mas muito conhecimento do funcionamento da eletrónica do carro devem ser precisas horas e horas de estudo para saber como funciona cada válvula e cada sensor e como o sinal deveria ser no osciloscópio.
Cumprimentos

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Verificar Injecção
« Responder #290 em: 11 de Setembro de 2020, 02:34 am »
E de certeza que fica bom ao levar uma nova? Pode ser daí o problema mas também pode não ser. Tendo noções, sabes o comportamento quando desligas um MAF.
Estou só a alertar para o facto de poderes estar a mascarar o problema e quando meteres um MAF novo ficar igual.
Na Renault e nesta geração a que me refiro julgo que eliminar a Maf a centralina assume um valor de 75 ou 80% para o valor de entrada de ar no motor e coloca o valor médio da temperatura do mesmo, a consequência é que o valor da injeção do combustível deixa de ser ajustado ao nível de ar que o motor está a "sugar" e a respectiva temperatura o que prejudica a eficiência do combustível (aka consumos e talvez alguma performance), não tendo dados para conferir porque não consigo conduzir e olhar para o computador para ver os dados em tempo real (nem valores de referência) algures entre as 2000rpm o MAF deveria dar valores superiores aos reais de tal forma que deveria enviar a centralina valores superiores aos medidos pelo sensor de pressão do turbo (MAP) fazendo com que a centralina entrasse em modo de protecção para o turbo e o fizesse abrir a válvula para não danificar com o excesso de gases de escape. Se fosse o tal MAP ou algum tipo de excesso/falta de pressão na admissão do motor o erro teria sempre de permanecer com ou sem MAF.
O que me demorou muito tempo a perceber foi o facto de já ter tentado o mesmo procedimento já depois da eletrovalvula do turbo mudada (1a suspeita) e da EGR limpa e sem sucesso mas depois encontrei o turbo do intercooler roto e como já tinha a MAF descartada nao voltei a tentar andei este tempo todo com suspeita da MAP mas como o carro melhorou bastante com isto tudo nunca mais perdi tempo com isso até agora o problema se ter agravado e ter voltado a experimentar e pronto problema aparentemente descoberto, agora é comprar uma MAF baratucha para teste e se o diagnóstico se confirmar comprar uma OEM para ficar a 100%.
Espero que tenhas percebido o raciocínio e as deduções que fiz mas na ausência de condições para fazer um bom teste de estrada e verificar os dados a conduzir em tempo real para ter 101% de certezas porque parado os valores pareciam ok (alteravam consoante rotação mas o próprio erro que o computador conseguia ler desaparecia quando se baixava das 2000rpm e não ficava armazenado o mesmo só era visível no computador enquanto a luz no quadrante estava acesa) talvez invista num tablet com Windows e "invente" um suporte para o volante para estás situações mas nunca fui amante de tablets prefiro um bom desktop e um pequeno portátil para quando preciso de computador fora de casa.
Cumprimentos

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Verificar Injecção
« Responder #291 em: 11 de Setembro de 2020, 08:07 am »
E não achas possível teres um problema de injeção em que o combustível esteja a ser debitado em pressões incorretas e que isto fique oculto pelos valores por defeito com MAF desligado?
Não sei se sabes como funciona o MAF ou não mas muito resumidamente, é composto por uma placa de circuitos e um fio elétrico que é aquecido e consoante mais ar entra, mais ele arrefece e de mais corrente ele necessita para ficar quente. Portanto, quanto mais corrente, mais ar está a passar na admissão. É daqui que advém o valor lido pela centralina.
A minha ideia para ti quanto ao portátil, é sacares um programa que grave o que está a ser reproduzido no ecrã para poderes analisar posteriormente. A seguir tentas encontrar os valores de referência na internet para comparação. Porreiro porreiro era arranjares um MAF emprestado para testar.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Verificar Injecção
« Responder #292 em: 11 de Setembro de 2020, 11:04 am »
O software de diagnostico costuma ter uma opção de teste de estrada que grava os valores em tempo real, e depois dá para reproduzir. Não é preciso mais nenhum software para fazer essa gravação.

Offline Tiagosilva85

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 36
  • Garagem : Renault megane break 1.5 dci
Re: Verificar Injecção
« Responder #293 em: 11 de Setembro de 2020, 13:24 pm »
Se soubesse o preço de uma máquina de diagnóstico e das licenças que os mecânicos pagam para as poderem usar, provavelmente ia achar 10€ barato.
Boa tarde. Nao é 10 euros mas sim 25 euros que leva para ligar á maquina.
Nao é o achar caro. É achar que como meu mecanico habitual nem devia levar era nada

Offline Tiagosilva85

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 36
  • Garagem : Renault megane break 1.5 dci
Re: Verificar Injecção
« Responder #294 em: 11 de Setembro de 2020, 13:31 pm »
Fora a formação que têm de fazer para saberem trabalhar com as máquinas e interpretar o que as máquinas dizem. E como qualquer um de nós quando estamos a trabalhar alguém nos está a pagar pelo nosso tempo de trabalho. Portanto um mecânico quando está 1h de volta do carro a fazer um diagnóstico está a trabalhar! Logo deve ser pago por isso.
Por curiosidade... porque mudaste de mecânico se pelos vistos até era barato?
Boa tarde eu mudei de mecanico simplesmente porque o meu antigo mecanico para me pegar num carro demorava muito tempo enquanto o novo mecanico é mais rapido. Tambem era mais demorado porque tinha muito trabalho. Mas como o carro me faz falta mais vale mais rapido.
De resto fiquei a perder porque este leva muito mais caro.
O outro com clientes habituais nem levava nada para ligar a maquina.
Mas como disse tou a espera que o stand venha de ferias para levar o carro la. Assim fica mais barato.
O carro tem garantia de dois anos

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Verificar Injecção
« Responder #295 em: 11 de Setembro de 2020, 14:12 pm »
E não achas possível teres um problema de injeção em que o combustível esteja a ser debitado em pressões incorretas e que isto fique oculto pelos valores por defeito com MAF desligado?

Não sei se sabes como funciona o MAF ou não mas muito resumidamente, é composto por uma placa de circuitos e um fio elétrico que é aquecido e consoante mais ar entra, mais ele arrefece e de mais corrente ele necessita para ficar quente. Portanto, quanto mais corrente, mais ar está a passar na admissão. É daqui que advém o valor lido pela centralina.
A minha ideia para ti quanto ao portátil, é sacares um programa que grave o que está a ser reproduzido no ecrã para poderes analisar posteriormente. A seguir tentas encontrar os valores de referência na internet para comparação. Porreiro porreiro era arranjares um MAF emprestado para testar.
Isso já eu tinha feito mas como o problema é intermitente gravar por gravar não serve de nada agora era mais frequente mas mesmo assim nem o erro ficava registado mal baixava das 200rpm desaparecia, tentei gravar 2x mas não consegui replicar dessas 2 ou 3x teria que ser sempre uma solução para ficar ligada durante a viagem para poder verificar.
Injeção não acredito costuma dar outros sintomas (motor manco, barulho a bater, poços de falta de potência e fumo muito fumo) nada zero fumos motor linear sem barulhos e o fator de correção dos injetores está baixo e equilibrado diferença de 0,01 ou 0, 1% é possível mas não acredito que seja injeção ia mais depressa para a wastegate com problemas.
Quanto a Maf vou experimentar umas de marca branca baratinhas a do meu laguna parece igual (e internamente é igual) mas como aperta no filtro do ar aquela fica a fazer de tubo tem que ter 2 bocais a minha aperta no filtro não dá a não ser que ande com o carro sem filtro de ar, vi umas na net marca branca baratas a ver se dá para tirar alguma conclusão

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Verificar Injecção
« Responder #296 em: 11 de Setembro de 2020, 21:49 pm »
Boa tarde. Nao é 10 euros mas sim 25 euros que leva para ligar á maquina.
Nao é o achar caro. É achar que como meu mecanico habitual nem devia levar era nada
Então um alto dignitário da família real portuguesa encontra-se entre nós?
Ousadia nossa assumir que deveria pagar o tempo, material e conhecimento de outro para efectuar algo para o qual não pode ser incomodado!

Faça o favor de ir à Renault perguntar quanto fica um diagnóstico.

Um diagnóstico de máquina permite localizar mais depressa porém não tem 100% de precisão. Sem máquina é possível diagnosticar sabendo como fazer.



Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Verificar Injecção
« Responder #297 em: 12 de Setembro de 2020, 01:04 am »
Boa tarde. Nao é 10 euros mas sim 25 euros que leva para ligar á maquina.
Nao é o achar caro. É achar que como meu mecanico habitual nem devia levar era nada

Ou seja, na tua forma de ver as coisas, desde que o mecânico não aperte ou desaperte parafusos não deves pagar, certo? Mesmo que ande 2 horas de volta do carro a fazer Diagnóstico. Depois queixas-te de ficar na fila a aguardar vez... Enfim.

Offline Tiagosilva85

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 36
  • Garagem : Renault megane break 1.5 dci
Re: Verificar Injecção
« Responder #298 em: 12 de Setembro de 2020, 09:49 am »
Eu me increvi no site para ter ajuda e nao para ser criticado.
Eu ate era para pagar para fazer o diagnostico. Mas so pela comversa do mecanico decidi esperar que seja o stand a fazer o diagnostico. Pois o mecanico disse logo que tinha problemas nos injectores so por eu dizer que acendia a luz de verificar injeçao.
Como o carro esta na garantia nem vou me chatear

Offline Tiagosilva85

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 36
  • Garagem : Renault megane break 1.5 dci
Re: Verificar Injecção
« Responder #299 em: 12 de Setembro de 2020, 10:25 am »
Meti gasoleo no jumbo e a luz acendia muitas vezes.
Nao sei se é coincidencia ou nao mas fui colocar gasoleo na galp e a luz nao tem acendido