Autor Tópico: [Informação] Tudo sobre o XENON!  (Lida 201909 vezes)

Xmarine

  • Visitante
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #60 em: 05 de Outubro de 2011, 00:11 am »
Não, gonçalo. No outro dia tive a ver nas opticas novas do hardcore. O motor de regulação recebe tensão transformada do balastro. É diferente dos nossos clios.

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #61 em: 05 de Outubro de 2011, 00:15 am »
O sistema do teu clio é diferente do meu. O meu tem de ter uma centralina aparte para calcular a informação dos sensores, e o teu tem apenas um e o meu tem 2 sensores. Mas ok, erro meu, os meganes em que ja vi o sistema, a informação é transmitida a uma centralina, nesse por ser phase I pelos vistos difere... Estranho... Esses balastros na renault então devem ser muito mais caros que os ditos "normais", pois fazem função de centralina  :smiley:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Xmarine

  • Visitante
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #62 em: 05 de Outubro de 2011, 00:16 am »
Sim, no megane 2 fase 1 é assim

Offline ptravassos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 123
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #63 em: 05 de Outubro de 2011, 19:47 pm »
Boas,
Vou aproveitar o tópico, para perguntar se alguém sabe a referência das lâmpadas xenon da Laguna 2, fase 2 e a sua temperatura de côr.
As ópticas são estas:


Uploaded with ImageShack.us

Obrigado a todos

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #64 em: 05 de Outubro de 2011, 23:08 pm »
Boas.

Sao as D2S, 4300.

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline talabitola

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 102
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #65 em: 07 de Outubro de 2011, 11:05 am »
Boas.
O xenon no Megane 2 infelizmente tem muito que se lhe diga.
Antes de mais, já troquei as lampadas (várias vezes, várias marcas) e 1 balastro avariado (o meu carro tem xenon de origem).

Para quem tem xenon de origem, instalar um balastro aftermarket de linha branca é para esquecer por um motivo muito simples:
São os balastros (de origem) que calculam a altura dos faróis, ajustando automaticamente em aceleração/peso etc..
Comprei um usado no ebay e custou quase 200€, aqui na tugaland só me aparecia a banha da cobra.

Quanto Às lampâdas, qualquer um as troca, tem é de saber como tirar o pára-choques e as ópticas, pela cava da roda é impossível. Não esquecer de anotar a posição dos faróis, para não ficarem tortos. O modelo das lampadas é D2S (Megane 2 com xenon de origem).

--------

Para quem não tem xenon de origem, mas gostava de ter xenon:
Sim é possível, mas não com o nivelamento automático. A primeira razão está nas fichas que ligam às ópticas (halogéneo vs. xenon), são diferentes, pois os que têm xenon recebem a informação das balanças colocadas em cada roda no balastro para calcular a altura dos faróis.

Lava faróis qualquer um pode ter, basta trocar o depósito da água dos vidros, pois terá de suportar 2 bombas, uma para os vidros e outra para os faróis.

As lampadas terão de ser compatíveis com o molde H7, de preferência com cerca de 5000k de tonalidade.

Quanto à legalidade, é ilegal e dá direito a anotação na inspecção e possível multa pelo xô guarda. A informação sobre o xenon ou halogéneo está inscrita na própria óptica, portanto se aparecer uma óptica de halogéneo com uma luz de xenon, aqui há gato!

Espero ter ajudado.


O balastro recebe corrente do farol, e transforma essa corrente de modo a transformar a energia para ligar a lampada... Funciona basicamente como transformador. O balastro em si não comanda a altura do farol de forma alguma, o corrector de altura dos farois passa por uma centralina dos farois, que liga aos sensores de altura instalados no eixo dianteiro e traseiro, que posteriormente comunica com os motores reguladores de altura dos faróis que faz com que eles desçam ou subam. O que inviabiliza montar balastros aftermarket é o facto de ja lá haver uma ficha de origem para ligar o balastro renault e se colocassem um balastro aftermarket, teriam de contornar essa situação, que é possivel ;)


Boas.
Não é minha intenção contrariá-lo, mas neste caso está equivocado.
Já queimei um balastro e dei 1001 voltas, misturando balastros aftermarket com o de origem, adaptei e soldei fichas... enfim, um quebra cabeças. O problema girava sempre em torno do mesmo, tinha de manter o balastro de origem para calcular a altura do farol, ou de outra forma o motor do farol nunca se move. É um sistema ultra dependente do balastro, com vantagem apenas para quem vende o material (Renault/Valeo).

O balastro em questão é o representado na imagem:



A ficha de 2 pinos é a que liga à lampada de xenon, e a outra ficha é onde chega a informação das balanças, bem como ordem de activação para os farois, e também de onde sai a informação para o motor de elevação da óptica, tenho pena de não ter tirado nenhuma foto dessas ligações para vos mostrar.

Cheguei a analisar com um osciloscópio os sinais provenientes das balanças e do balastro, mas nunca consegui "arranjar" um sistema que simulasse aquilo que o balastro calcula. Tive mesmo de comprar um usado.

Na maior parte dos carros com xenon de origem, os balastros apenas recebem informação de activação, bem como alimentação, e depois ligam a lampada. Mas não é o caso do Megane 2. A maior vantagem é que o calculo da altura dos faróis não está dependente do balastro, podendo ser instalado qualquer balastro aftermarket com simples adaptações.


Um dos grande problemas quando tinha o balastro aftermarket a funcionar em paralelo com o balastro de origem, era o arco eléctrico gerado nos terminais onde deveria ligar a lampada. O espaço é diminuto, e era dificil isolar os terminais de forma a não queimar o material.
Megane 2 1.5dci 80cv 2003

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #66 em: 07 de Outubro de 2011, 11:13 am »
Boa infoormaçao p evitarmos comprar balastros aftermarket, q depois iriam p  lixo.

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Edgar Canoa

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Casal do Marco
  • Mensagens: 6
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #67 em: 30 de Novembro de 2011, 15:13 pm »
Já agora uma pergunta aos GURUS, para esta óptica:



Existe mais do que um tipo de balastro, ou mais do que um tipo de óptica mas xénon ?????

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #68 em: 02 de Dezembro de 2011, 11:44 am »
Claro q sim.

A 1ª vez q encomendei uma lampada guiei-me pelo livro de instruçoes e lá diz que a lampada é D2R.
Mandei-a vir e quando ía montá-la afinal era D2S.

Tive q a vender. Por acaso lucrei com isso...

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #69 em: 09 de Abril de 2012, 20:12 pm »
Deixar aqui uma pergunta para pessoal mais especializado na matéria, tenho um colega meu com um clio III fase II e está com medo que aconteça o mesmo que eu o piscar (neste momento o meu deixou de piscar). Ele está indeciso entre um kit xénon samsung e um da GT, qual o melhor??? O da samsung é usado esteve num golf IV.

Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #70 em: 10 de Abril de 2012, 09:25 am »
Quais são as opticas que o teu colega tem no clio3.2?
Se forem opticas abertas pode esquecer essa mod. Eu fiz essa asneira e fiquei com um kit pendurado.
O encaixe da lâmpada dessas opticas é um plástico que comprime a lâmpada contra a optica e para passar o fio não o podes colocar, logo a lâmpada fica solta. Com alguma bricolage até se segura a lampada mas...
Outra coisa é a "nuvem de luz" que sai do farol encadeia tudo o que venha de frente, a única hipótese de não encadear é baixar os faróis ao máximo ficando com menos visibilidade do que com as lâmpadas normais e mesmo assim ainda há quem faça cortes de luz.
Respondendo à tua pergunta eu tinha um kit da H7R 4300k da Santerchips que trazia lampadas GT HID (muito boas estas lampadas) e não tive problema nenhum ao nivel de piscar e/ou interferencias no rádio.
Como vês mesmo usando as lampadas "R" tive problemas nos encadeamentos.
« Última modificação: 10 de Abril de 2012, 09:31 am por depx »
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline urui

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1569
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #71 em: 10 de Abril de 2012, 10:03 am »
Com lampadas "R" isso não devia acontecer. A unica explicação é o comprimento da lampada vs a zona pintada (zona na lampada onde tem o adesivo) vs a parte reflectora da optica. O conjunto não bate certo para não haver encandeamento. Pelo que tenho lido, basta haver um milimetro de desvio no conjunto para que a luz seja projectada de forma diferente, dando uma luz pobre ou projectando para zonas onde não devia.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #72 em: 10 de Abril de 2012, 11:46 am »
Pois sinceramente não te sei responder qual a óptica, a única coisa que sei é que tem mascara preta agora se tem o olho de boi ou não isso já não te posso dizer. Ele basicamente só me procurou qual a melhor marca.

Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #73 em: 10 de Abril de 2012, 14:33 pm »
Exacto urui, a lampada por ser mais comprida que a H7 de halogénio dispersa a luz na vertical e na lateral esquerda do farol. Mas ainda temos de considerar outros factores, visto que estas opticas são desenhadas para se tirar o maior proveito da luz de halogénia e não do xenon.
Esta optica tem uma abertura lateral e vertical muito grande logo uma lampada de xenon que produz muitos mais lumens irá reflectir e dispersar a luz por uma área maior. Para teres uma ideia, apesar da optica estar nivelada a "nuvem" de luz dispersa (acho que o termo em inglês é "glare") era inorme o que provocava o encadeamento. Baixando a regulação toda para baixo havia muita luz imediatamente a seguir ao para-choques mas em projecção apenas havia sombras, provocando essencialmente o meu próprio "encadeamento".

Carlos é fácil saber qual a optica que o carro tem, nos de 5lugares só o GTS e o Sport é que têm essa optica e nos comerciais só saiu no dynamiq.
« Última modificação: 10 de Abril de 2012, 15:49 pm por depx »
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Mefisto

  • O que é um carro ?
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Mensagens: 285
  • Garagem : Renault Laguna 2.2dci Aut (2004)
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #74 em: 14 de Setembro de 2012, 15:15 pm »
boas a todos

vamos la desenterrar isto

tenho uma Renault laguna 2 de 09/2004
tenho o médio, que é xénon, do lado direito fundido

como posso saber se é a lâmpada mesmo ou o balastro ? só mesmo trocando ?
quanto custa uma lâmpada para xénon, igual à original ?

thx \o
Aluga-se este espaço