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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: maddmaxx em 26 de Junho de 2012, 14:49 pm
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Boas!
Adquiri o mês passado um Clio 1.9d o qual ainda não andei com ele pois esteve semanas parado e depois fui trocar a correia de distribuição e revisão completa para que ficasse tudo certinho.
Quando o fui ver, reparei que o AC não ligava (aquele estalinho) e no stand garantiram-me que o ar iria ser reparado.
Quando o fui buscar reparei que o Radiador do AC estava pintado, ou seja foi reparado (pelos vistos tinha fuga).
No entanto e mesmo tendo sido carregado o gas, eu sempre achei que o ar que saia é basicamente o ar sem estar refrigerado, sente-se mais fresco pois é o mesmo fenómeno de uma ventoinha, mesmo que o ar seja expelido de uma ventoinha, ao bater na cara dá a sensação de fresco. O homem da oficina disse-me que aquilo era assim etc e eu mesmo não aceitando porque sempre tive carros com AC e sabia perfeitamente que aquilo não era frio.
Alguns dias mais tarde quando fui trocar a correia, pedi para olhar para o radiador pois saia um liquido gorduroso verde ao que me disseram que era o radiador do AC com alguns furos, e que aquilo não tinha reparação era lixo e trocar. Liguei com a oficina e trocaram-me o Radiador por um novo e carregaram-me novamente.
Eu nem testei o AC, apenas liguei e meti a mão ns tubos e senti aquilo gelado está bom.....
Esta semana liguei o carro e ligo o AC e meto a mão nos tubos e sinto o Compressor a dar o estalo e os tubos a ficarem gelados, mas lá dentro nada..... Vim cá fora e o compressor novamente a dar o estalo e os tubos não pareciam muito frios mas depois do estalo, ficaram gelados. E depois de algum tempo com a mão nos tubos cheguei à seguinte conclusão: Só faz frio nos 5 primeiros segundos que se liga o AC, depois os tubos tornam a ficar quentes e nunca mais gelam.
Fui novamente à oficina e expliquei a situação e mostrei, e la fui informado de que o compressor nunca trabalha sempre, ele liga e desliga frequentemente por isso é que eu ouço o estalo algumas vezes, pois ele não pode estar a trabalhar continuo. Estranhei porque sempre tive carros com AC e SEMPRE que o AC está a rolar, os tubos estão gelados e aquele so gelam nos primeiros 5segundos e depois aquecem.
Ficou lá o carro e eu até perguntei se não poderia ser problema do compressor, pois se escutar perto dele o barulho que ele faz, parece um rolamento meio gripado, ao que disse logo que não.
Hoje ligou-me e diz que já está a rolar a 100%. Diz-me que o carro foi ligado à máquina e tinha muitos erros, e um era da pressão do compressor e limpou os erros, retirou o gás e tornou a meter e tá feito.
A minha pergunta é: O compressor do AC é gerido pela centralina? (este é um carro de 1999 nm sabia que a centralina estava lá sequer.) É possível este caso todo por causa de erros na centralina que fazem o compressor atracar e desatracar de imediato o que impede que ele crie o ar frio?
Caso contrario o que poderá ser?
Eu estou com receio de chegar lá e o carro não faz frio conforme deveria fazer, pois eu chego lá e tentam logo indrominar-me como das outras vezes e depois venho embora e o problema fica e o ar não trabalha. Caso não fique o carro como eu quero eu queria ter algo plausível para poder explicar como motivo para reclamar.
Agradeço qualquer ajuda que me possam dar.
Obrigado
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Podia ter carga a menos ou a mais ;) tambem pode ser a embraiagem do ar condicionado que já não está a atracar devidamente ;)
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Relativamente à carga ele falou em 650g
Isso da embraiagem tem reparação? Quais os sintomas disso estragado?
Eu bastava acelerar um bocado (e isto não garanto a 100% mas é com forte convicção que digo) e o acabava o frio.
A "reparação" que supostamente foi feita é válida? "Tinha erros acumulados, um dos quais muita pressão".
Eu não entendo mas não me "cheira" esta explicação, mas gostava que fosse esse o problema, era bom sinal
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De que ano é o carro?
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Boas.
E de 1999 (06/1999)
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Portanto é um Clio II?
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Sinceramente não faço ideia se esse erro pode ser memorizado, num carro antigo não me parece, mas a ser era por pressão a mais no circuito. Recordo que pressão a mais pode estragar o compressor, tal como pressão a menos.
A embraiagem do AC é aquele estalido que ouves quando carregas no botão do AC, é a embraiagem a atracar ;) se ele estiver sempre a atracar e desatracar pode ser o magneto da embraiagem que está desgastado e a perder a sua eficácia ;)
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Sim é um clio II (Aquele mais redondito)
Mas a pressão é mantinha pela quantidade de GAS certo?
gás a menos pressão a menos e gás a mais pressão a mais ou algo mais influencia na pressão?
Ele sempre a atracar não está, será embraiagem?
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Podem ser várias as causas, é um pouco reticente dizer que é isto ou aquilo, mas pode ser a embraiagem pode. Contudo o mais certo é as pressões de gás não terem sido colocadas as correctas ;)
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E nesse caso pergunto se a pressão é criada pela quantidade de gás. E se sim, onde é que posso ver qual a quantidade correta.
Ele falou-me em 650g, mas não me inspira muita confiança, noto que não há segurança quando me disse isso.
Mas a ser o problema que seja esse, para resolver ele põe aquilo na "medida" correta e fica bem não?
Pressão a menos, e assumindo que a pressão é gerada pelo gás, estragando, existem muitos carros que fazem pouco frio, logo pode-se assumir que a pressão a menos não estraga de uma forma rápida, pois alguns andam anos a fazer pouco frio.
E pressão a mais será igual? Eu tenho o carro há pouco tempo e na minha mão o ar quase nunca trabalhou até porque como não fazia frio eu nem o ligava, por isso na minha mão não forcei muito o sistema, antes de mim não sei. Mas tendo em conta que o radiador estava furado, não sei se ele trabalhou muito, eu quando o fui ver (no stand) ele não dava aquele estalinho.
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Errado, há carros que têm compressores fracos, como o caso do clio III e fazem pouco frio. Nesse caso a pressão é regulada por essas gramas. Não sei ao certo a quantidade de gás que esse carro leva, contudo é uma questão de confirmares se essa é a pressão indicada para o carro. Como? No autodata ou semelhante ;)
Pressão a mais é mais fatal que pressão a menos ;) e quem mete pressão a mais á espera que faça mais frio, vai é rachar frio na carteira quando comprar um compressor novo :)
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Eu vou ver isso quando chegar a casa (os gramas).
Mas de qualquer forma penso que danificar o compressor com pressão a mais não será instantâneo certo?
Eu logo vou lá buscar a máquina e especulações à parte vejo se faz ou não o frio que deveria fazer.
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Ora bem.... Ontem cheguei a casa e no Autodata vi que os gramas a meter no sistema são entre 625 e 695, e o homem meteu 650g por isso está dentro dos parâmetros.
Ele ligou o carro e e o AC e de inicio parecia igual, o compressor atracava e desatracava, os tubos ficavam gelados por momentos e aqueciam. Ainda me chateei lá, mas o certo é que ao vir embora o frio sentia-se. Vim já com o carro fresco. Ele disse-me que a única coisa que fez foi verificar a pressão e segundo ele o problema ficou sanado quando ele apagou os erros todos, um dos quais que falava na pressão do compressor do AC.
De uma forma geral, penso que o problema está ultrapassado, pelo menos ontem frio estava a fazer.
Outra situação que fiquei interessado é o seguinte: Quando comprei o carro notei uma vez que a agua do vaso expansor estava mais baixa, e como capot aberto acelerei manualmente e quando acelerava a tampa do vaso espansor dava um estouro e saía liquido.
Quando fiz a revisão tirou-se a agua, limpou-se o sistema e meteu-se liquido e eu meti uma tampa nova. Ontem após algum tempo de viagem fui ver e notei que a tampa estava molhada com liquido do lado de fora o que me leva a crer que o liquido saiu novamente, dei um aperto à tampa e desliguei aquilo. A água estava a ficar escura, mas isso talvez se deva ao lixo acumulado la antes (ferrugem). Quando o homem o ligou ao dispositivo não acusava erros e a pressão que o dispositivo acusava era de 8 ou 9 (penso serem bars), este é um valor normal?
Eu tenho um Opel e tenho algo chamado OP-COM com o software, que serve para ligar o carro ao PC, para este carro há algo assim? Pelo menos para ir apagando erros na eventualidade de eles irem aparecendo.
Obrigado
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Relativamente ao cabo, já tinha pesquisado e apenas tinha encontrado algo que se chama clip, apenas fiz a pergunta pois penava que pudesse haver algo mais barato (chinesa ou assim), pois o meu cabo custou uns 40euros e este renault vale uns 250euros.
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Este tópico é sobre o AC não sobre a clip ou liquido de refrigeração, há inumeros tópicos sobre esses temas, coloca as duvidas nesses sff ;)
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Passados estes dias todos, volto à carga com este assunto.
Dado que quando fui buscar o carro pela 3ª e na viagem de regresso após algum tempo ele começou a fazer frio, pensei que o meu problema estava resolvido, mas enganei-me.
Eu como o carro ainda não está com este problema resolvido tenho evitado andar com ele, é panca minha, mas eu só quero andar com ele quando estiver tudo direitinho.
Peguei nele após a suporta reparação e a porra do ar estava da mesmísima maneira, ou seja não faz frio.
Relembro o sintoma que é o facto de que quando o AC é ligado a ventoinha começa a funcionar e instantaneamente os tubos do sistema ficam gelados e dentro do carro sente-se a começar a fazer frio, mas passados uns 5 ou 10segundos sente-se os tubos a voltarem à temperatura ambiente e o compressor desatraca e a ventoinha para, ou seja o sistema desliga.
Expus novamente o problema ao stand, pois da ultima vez disseram-me que o carro não tem problema nenhum e está impecável, mas medindo à minha frente obteve uns 17º a sair das condutas, e isto num dia normal, ou seja num dia de calor deve sair bem quentinho, e ontem ligaram-me para deixar lá o carro novamente, embora eu tenha dito que não tinha confiança em lá ir, pois se me disseram que o carro não tem problemas e é mesmo assim, como iriam resolver um problema que não existe? De qualquer forma o homem garantiu-me que desta o problema (que antes supostamente não havia) iria ficar resolvido, pois ele era competente para tal, inclusive esteve a falar com um amigo que trabalha apenas nessa área e que o aconselhou a sacar o sistema todo fora (tubagens e radiadores, embora o radiador do AC que penso chamar-se condensador é novíssimo tem uns 200 ou 300km ainda), e lavar os tubos, pois que lhe disseram que poderá ser lixo a bloquear o sistema e que quando o AC liga, ganha gelo, e entope o sistema o que origina a que o sistema leia que a temperatura está baixa e desligue (como normalmente faz, mas dado o facto de estar presumivelmente entupido acontece logo após uns 10segundos) embora depois o mesmo dificilmente torna a ligar.
Bem, pediu-me 4 dias para fazer esse serviço, que segundo ele é todo à frente, pois perguntei se ia desmontar o tablier e disse que não.
Este relatório todo para perguntar: O que é que poderá estar a causar esta situação? Compressor? A informação que lhe deram é que o compressor atraca 1x quer dizer que o problema não é dele. Eu se encostar o ouvido a ele, mesmo estar desligado, sinto uma espécie de rolamento gripado, mas não sei se terá algo a ver.
Gostava de ter uma ideia do que poderá ser.
Outro problema que o carro tem é que o botão de reciclagem do ar quando pressionado, liga a luz e na frente oiço um estalinho, (sinto que um motor funciona, mas trabalha em seco) e ele já abriu a tampa e diz que era a comporta partida ou desencaixada, e teria que se desmontar tudo para reparar. Pergunto, uma vez que ele agora vai sacar tudo fora, o processo dessa reparação torna-se possível, é um problema comum? A reparação é fácil? Alguém pode informar como é essa comporta? alguém tem fotos disso?
Desde já agradeço as dicas que me possam dar.
Obrigado
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Boas!
Relativamente ao problema do AC, informo que o carro já foi para a oficina, não sei qual será a solução, mas o homem disse-me que ia desmontar todo o sistema de AC e limpar as tubagens e tornar a instalar tudo.
Gostava de saber se é possível entrar lixo para dentro das tubagens, sempre tive carros com AC e nunca tive problema semelhante, mas o maior receio é que vá lá buscar a lata e ela venha igual, e como a oficina ainda é longe o transtorno é bem grande, para não falar dos dias que fico sem carro.
Relativamente ao problema da comporta da reciclagem do ar, pelo visto, o motor queimou e a Renault demora 5dias úteis a entregar um novo motor, e essa situação irá ser resolvida também uma vez que está tudo desmontado, o que para mim é ótimo.
Só na próxima semana é que tenho o carro e já o deixei lá no domingo, pois a entrega do motor vai atrasar tudo.
De qualquer forma apenas queria deixar aqui o andamento das coisas, pois num futuro nunca se sabe se este episódio vai ser útil a alguém.
Quando levantar o carro deixo aqui o feedback, pois se for mesmo o tal lixo das condutas como referi pode vir a ser útil a informação.
Alguma dica que queiram deixar estou recetivo.
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há sempre impurezas no circuito, se não estou em erro o circuito até tem um filtro.
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Desconhecia por completo.
Pensei que como é algo que me parece estar "selado" que só é possível o acesso ao interior ao gás quando é carregado, nunca imaginei que fosse possível isso.
Mas as impurezas são trazidas pelo gás? Pois não estou a ver outra possibilidade.
Obrigado pela resposta
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e pelo desgaste dos materiais.
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Epá agora que falas nisso, faz todo o sentido.
Nunca tinha pensado em algo assim.
Mas convenhamos que tinha que haver um desgaste grande para aquilo conseguir entupir os tubos.
Vamos ver é se fica resolvido.
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por acaso não percebo lá muito do ac, mas vamos supor que o circuito já tenha tido uma fuga , é o mais que suficiente para depois entrar impurezas para o sistema, por exemplo. ou o desgaste das peças que fazem o gás circular, ou até mesmo a degradação natural da passagem do gás pelas tubagens.
Quanto ao filtro, julgava que tinha, filtro com a capacidade para reter as impurezas, mas estive a ver e não vi nada com esse "nome", tem um filtro secante ou coisa do género, mas não faço a mínima ideia para que é que serve.
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Epá pelo menos ajudaste-me a ver as coisas de outra forma, completamente diferente do que eu tinha em mente.
Vamos ver como é que a lata vem.
Obrigado
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por norma aquela *botija* que está ao lado ou próximo do radiador/condensador de A/C é um filtro
se o carro já for antigo se calhar já usou o R14 * agora proibido* e teve de mudar o filtro para passar a usar o R134 , mas há quem trabalhe no ramo e consiga * lavar* o filtro para passar de R14 para R134
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Pelo que andei a ver, essa botija é o "secador".
Este carro é de 1999, seguramente já levou o R14, mas quando se faz o carregamento do AC, ele não retira tudo o que está no sistema antes de meter o novo? e esse processo não faz uma limpeza, uma vez que remove tudo?
É que o problema disto é que ele frio faz, mas é só nos primeiros segundos. Embora eu quando o fui levar à oficina aquilo foi a trabalhar normalmente, e NUNCA tinha trabalhado normalmente.
Eu não sabia que ao trocar o gás o processo não era algo pacifico, pensei que fosse só necessário substituir o gás e tá feito.
Mas é aconselhado fazer algo além do que já está feito?
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possivelmente tens de mudar a *botija* para uma apropriada a gás R134 , informa-te numa casa especializada
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Já que ele está la para essa"reparação, vou falar nesse pormenor do secador.
Por curiosidade e dado que não consegui saber, a partir de quando é que os carros começaram a usar o R134 em vez do R14? Ou melhor, a partir de quando deixou de haver o R14?
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salvo erro a mudança foi ali entre 93 e 95, o polo é de 97 e ja usa o r134...
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Boas, eu primeiro quero agradecer as respostas.
Relativamente ao período de transição, e então é possível que este meu carro sempre tenha usado esse, e pois ele é de 06/1999. E se esse for o caso, possivelmente esse problema nem se coloca certo?
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eu aqui há dias deparei-me com uma situação semelhante em que o dialogys me perguntou se a botija era R14 ou já para R134
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o R14 deixou de ser usado em 1994 se não estou em erro, portanto esse não será de certeza o teu problema
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Obrigado
eu aqui há dias deparei-me com uma situação semelhante em que o dialogys me perguntou se a botija era R14 ou já para R134
No autodata, não encontrei referência a mais gás nenhum sem ser o R134 por isso penso que nunca chegou a levar R14.
o R14 deixou de ser usado em 1994 se não estou em erro, portanto esse não será de certeza o teu problema
Era essa a info que queria, e sendo assim é realmente menos um problema a considerar.
Mas o secador que aqui já foi chamado de botija e que tambem que servia de filtro, é necessário ser mudado como um filtro normal?
Os filtros convêm ser mudados de x em x tempo, pois se são filtros acabam por ficar cheios de impurezas, e se a função do secador é filtrar, parece-me que é algo a ser mudado periodicamente, embora não consigo entender bem a lógica dessa necessidade.
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o secador ou botija não precisa de ser mudado como um filtro , quando muito pode é precisar de ser limpo
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Bem, posto isto, e perante toda a ajuda que me deram para entender isto, penso que não há assim muito espaço para que a coisa, com a limpeza do circuito não fique a funcionar como deve de ser.
No final ainda há a hipótese de problemas no compressor, mas o compressor atraca e desatraca e fez aquele frio inicial, penso que o problema não esteja aí.
Para a semana já recebo a lata, vamos ver como é que aquilo vem.
Obrigado
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Bem, fui ontem buscar a lata e hoje testei o AC e azar dos meus azares a porcaria está na mesma.
Hoje passados 25min a trabalhar começou a fazer frio, o sintoma mantém-se.
Falei lá com o tipo e ele passou-me a um amigo que só trabalha com AC, e eu expliquei-lhe os sintomas todos, inclusive o facto de que quando ligo o AC do compressor sai um barulho tipo rolamento gripado, que ele me disse que assim a história era outra e que o problema seria da embraiagem do AC pois aquilo trabalha quando lhe dá na gana.
Vai novamente para lá o carro. Já começo a ficar farto.
Isto da embraiagem compra-se o kit e aplica-se? ele disse que ia comprar para meter.
Certo é que queria tanto o carro a rolar e está a ser difícil.
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Está difícil, às vezes a solução parte por se pedir uma 2ª opinião noutra casa comercial, mas vamos esperar que desta seja de vez. Pode muito bem ser o problema da embraiagem, vamos esperar para ver.
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Procura investigar esse problema, depois reporta o resultado final, boa sorte....
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Está difícil, às vezes a solução parte por se pedir uma 2ª opinião noutra casa comercial, mas vamos esperar que desta seja de vez. Pode muito bem ser o problema da embraiagem, vamos esperar para ver.
Epá se desta vez não resolver, terá mesmo de ser.
Desde o inicio eu falei no compressor, inclusive falei naquele barulho de "rolamento gripado" que sai do compressor, mas o homem da oficina desconsiderou, e ontem disse que pensou que eu me estava a referir ao TAC TAC do compressor (barulho quando atraca).
Eu acredito que será mesmo por aí, até porque não estou a ver mais nada que possa ser, já levou o radiador do AC, já foi feita a limpeza do circuito, carregado, não me parece que haja muito mais a fazer.
É possível ele fazer aquele barulho de atracar (tac) sem efetivamente estar a funcionar corretamente?
Ele falou na substituição da embraiagem, mas o meu receio é que após mudar seja outra coisa qualquer.
O AC se o deixar meia horita a rolar ele acaba por começar a gelar, mas até lá da-me a sensação que ele liga e desliga intermitentemente pois sai um pouquinho fresco mas que não agrada pois rondará os 15graus.
Já pensei que fosse um problema eletrónico, algo que o "mandasse" ligar e desliga, mas certo é que me parece um problema mecânico, pois como referi o bicho acaba por fazer frio passados bons tempos, e associado ao grilar do compressor... Pois já houveram alturas que fiz o teste de o ligar, deixar ele trabalhar aqueles momentos iniciais e acelerar a fundo (automaticamente o compressor desatraca para dar mais potencia ao carro e volta a atracar), e o facto de ele desligar e ligar algumas vezes, já fez com que ele segura-se o compressor a fazer frio.
De qualquer forma vai para lá outra vez, o que é chato, porque além de bem longe fica lá o carro, e desde o inicio já lá esteve 5 vezes umas das vezes(a última) 9dias devido à espera do motor de reciclagem do ar.
Vamos ver
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Bem, após esta treta toda, conforme referi, deixei o carro na oficina pela enésima vez, e logo no dia seguinte pela manhã recebi uma chamada a dizer: "Epá isto está a fazer frio, não sei o que se passa", mas se há problema vamos ter que dar com ele. E eu pensei logo que se calhar estava a ficar tolo e já estava com o meu termostato corporal avariado.
No mesmo dia mais tarde, liga-me novamente a informar que já estava detetado o erro, e era necessário substituir o compressor.
Disse-me que o mesmo desliga-se sem mais nem menos e como tal precisava de um novo que na sucata o mais barato que tinha arranjado eram 250euros, e o stand não pagava.
Liguei para o stand, pois tinham assumido o compromisso de reparar o AC, supostamente o AC tinha que ter vindo a funcionar e nunca veio a funcionar. Diz que já mudou o radiador do ar e um motor do ar qualquer e não paga mais nada. Certo é que o único problema que me foi garantido (e tenho emails trocados a comprovar isso) que seria resolvido , não o foi e é o único stress que tenho desde o dia 1. Existiram outras coisas mas eu reparei, pois o acordado era eles porem o AC a rolar a 100%.
De qualquer forma, pelo visto o problema está no AC, e terei que suportar o encargo, embora vá sempre reclamar com o stand, pois tenho direitos e provas escritas além de ter dois amigos diferentes que o ouviram a dizer o mesmo, mas isso será outra guerra.
Liguei com algumas sucatas e o preço médio que consegui foi de 150euros por um compressor com garantia de 3meses, e penso que irei investir em algo assim, pois o que me propuseram de 250euros é precisamente igual, de uma sucata.
Que vos parece esta situação? Este material de sucata é aconselhado? Penso que muitas pessoas usam este método e as coisas vão rolando não?
Obrigado
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ele que tem que reparar. escreve uma carta registada com aviso de recepção a dar-lhe 7 dias para reparar o veículo. ao fim de esses 7 dia se não estiver pronto metes uma queixa... se tens provas como ele te disse que arranjava, tem é que arranjar...
da-lhe também o contacto da sucata onde arranjas esses compressores ;)
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Epá eu já me passei com esta situação, e na net consegui uma sucata que me vendeu um compressor por 60euros, e muito francamente, para o valor e dado que depois o dono da oficina me disse que me oferecia a montagem, decidi mandar vir e eu pago. Depois vejo se ele quer pagar, se não quiser reclamo na mesma mas pelo menos tenho o carro reparado.
Agora estou aqui há 2 horas em pesquisas poque o compressor que mandei vir (o homem da sucata disse que dava) é ligeiramente diferente do que o que está no carro. A Marca e ref. do Original é: Sanden SD6V12 - Model 1417D com OEM Number 7700111235 e o que mandei vir, é o Sanden SD6V12 - Model 1417B como OEM Number 7700111235.
Agora existe a diferença na letra B E D, e pergunto: Haverá problemas? Será diferente? Em pesquisas pela net encontrei o modelo D (que é o que tem actualmente) e no mesmo site tambem o B (Que é o que vem) e certo é que o B é mais caro uns 50euros, o que me leva a crer que poderá ser diferente em algo.
Falei com o doo da oficina agora que me disse para não me preocupar pois os compressores são iguais, muda é a séria, fabricados depois ou antes mas que é o mesmo modelo e dá. Mas o facto de ver 2 preços diferentes no site para os modelos com letra diferente deixou-me a pensar.
Que vos parece acerca destes 2 assuntos?
1 - Vou a tempo de reclamar depois de gastar dinheiro? Ou pele facto de arranjar eu perco a hipótese de ver o problema resolvido pelo Stand (até porque pensei que como a fatura vem no meu nome depois eles vão cortar-se que a despesa não serve para a contabilidade deles), mas ao preço que foi VS os 250que eles me propuseram nem olhei, se ficar a berrar pelo menos não berro muito.
2 - O compressor serve, posso estar descansado?
Muito obrigado
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O principal será o compressor ter a mesma fixação do anterior e a poli coincidir com o alinhamento da correia, o resto ( as letras e a diferença de preço) poderá residir nas diferenças de rendimento do compressor ou na tecnologia do mesmo , pelo menos é esta a minha ideia.
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Eu partilho da mesma opinião, mas como vi estas diferenças fiquei com a "pulga atrás da orelha", pois para mim isto é uma peça mecânica, teria que funcionar independentemente de tudo, claro que é necessário garantir os alinhamentos e daí as posições de furos e da polia serem extremamente importantes, mas fora isso partilho da opinião que será funcional.
Vamos ver, hoje conto receber isso, o mais tardar amanhã, e levo isso à oficina para meter.
Obrigado
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Quando se tem azar tem-se azar, independentemente de tudo.
Não é que recebi o compressor, e levo à oficina, e eles no dia seguinte tiram o que está no carro, e ao comparar os compressores são completamente diferentes. Mais pequenos, a polia mais pequena e com menos nervuras 4 em vez de 6 necessárias.
Mandei fotos para onde comprei para eles verificarem o stock e agora aguardo que me digam alguma coisa.
Isto vai ficar a fazer frio lá pro natal. Com sorte vai fazer neve para dar um ar de sua graça à época festiva.
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Isso não está fácil...
Se for só a poli que é mais pequena, podes mudar a poli e montar no "novo" que a diferença do B para o D até pode ser só isso. Agora se o próprio compressor for mais pequeno ai já não me parece boa ideia...
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O problema é exatamente esse.
O compressor é mais pequeno, não muito mas é, e as fixações não batem certo.
A empresa que vendeu está a analisar as fotos que mandei do velho, e verificar no stock deles se têm compressores iguais.
Vamos ver... mas com a porcaria de sorte que estou a ter não sei não.
Parece uma novela...bolas
Até já pensei que quando chegasse o raio do compressor (se o tiverem) chega avariado. Só falta mesmo isso para acabar em beleza
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Bem, está complicado arranjar o compressor.
Alguém me consegue dizer onde poderei encontrar um compressor? Usado de preferência.
Pelo Visto este compressor é complicado de conseguir, e eu já não sei para onde ei de ligar mais.
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Bem, recebi uma pm de um user (ssdias) que me deu uma ideia diferente, que faz sentido também, com a permissão dele, deixo aqui o teor da pm:
"Ola, boa tarde.
Lamento ser só agora, mas foi só agora que vi este tópico.
Por acaso alguém se lembrou de ver a válvula de expansão do AC?
Tive um problema semelhante no meu AC do clio de 2000, AC por vezes funcionava, por vezes não funcionava, a embraiagem do compressor atuava como devia (é electromagnetica). Fui a uma técnico amigo viu e ele disse válvula de expansão ou compressor.
Muda a válvula de expansão (Aquele cubo metálico que esta na tubagem junto ao ventilador da sofagem no compartimento do motor).
Fui a sucata, la estava um clio e uma Kango, (escolhi o mais recente é claro) levei troquei, carregou-se esta operacional.
Amigo valor da vavula de expansão e muito baixo em relação ao compressor.
Felicidades na tua resolução deste problema. Cumprimentos."
Eu falei de imediato com a oficina que me disse que se fosse problema da válvula de expansão, a máquina que carrega o Gás, detetava e dava logo erro da válvula, como tal só pode ser o compressor.
Ao certo, o que faz esta válvula? Já tentei saber mas não consegui entender bem a funcionalidade da mesma.
Que acham disto?
Relativamente ao compressor:
Ontem andei a fazer telefonemas como se não houvesse amanhã. Liguei para N sítios, e consegui na Trofa um compressor, o meu é o SD6V12 1417D e o que ele tem é o 1417E, curiosamente ele também tem o 1417D (igual ao meu, mas está avariado)), e comparando com o E ele diz que é precisamente igual não muda absolutamente nada. Liguei para a renault lá me deram a part number do compressor certo para o meu carro, e pelo numero que me deram o compressor indicado é efetivamente o que o homem da Trofa tem (E), comprarei o numero com o que tenho no carro e não é igual, mas como segundo o homem da Trofa são iguais....
O meu agora que está fora fiz um teste, rodei a polia e sinto o rolamento gripado, ou algo parecido, pois quando o rodo ouve-se aquele som a raspar.
Logo vou buscar o bicho, mas depois de ver isso da válvula fiquei com a pulga atrás da orelha, tenho receio de gastar dinheiro e no final ficar com o problema na mesma. De qualquer forma a oficina é que me disse para mudar, como tal se houver stress eles tem que resolver.
Obrigado
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Bem... Dado que esta é uma novela sem fim, deixo aqui um novo episódeo.
Ontem fui levantar o "novo" compressor à sucata.
Hoje o homem montou o mesmo e ligou-me com as palavras: O compressor está pior que o seu, faz muito menos frio.
Eu pensei que o compressor ou faz frio ou não faz, o outro fazia apenas muito tempo depois de estar a trabalhar.
Tendo em conta o que me foi dito pelo user ssdias, perguntei: Não será problemas da válvula?
Ao que me disse que como já adivinhava que eu ia dizer isso, por descargo de consciência foi comprar uma e instalou-a e mesmo assim aquilo não há meio de rolar.
Ele foi a um amigo buscar um compressor emprestado de forma a despistar problemas no compressor.
E a brincar a brincar lá vou estando eu privado do carro.
O primeiro compressor foi recolhido e agora espero a devolução do dinheiro (81.4€), o segundo paguei 80euros e parece que o vou entregar, e a brincar a brincar estão 160euros por lá e eu sem o problema sanado.
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mais um bocado já tinhas comprado um novo e resolvido o problema
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http://www.oscaro.es/compresor-aire-acondicionado-lizarte-s-a-81-10-40-015-1872627-447-p (http://www.oscaro.es/compresor-aire-acondicionado-lizarte-s-a-81-10-40-015-1872627-447-p)
http://www.oscaro.es/compresor-aire-acondicionado-renault-clio-ii-3-puertas-1-9-d-65cv-447-8299-1818-gt (http://www.oscaro.es/compresor-aire-acondicionado-renault-clio-ii-3-puertas-1-9-d-65cv-447-8299-1818-gt)
ve se ajuda
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Novo custa 400euros para cima.
Mas não que já não tenha pensado nisso.
Para não falar nas voltas que já dei por causa disto.
Vou ver no que dá. Também já pensei que chega ao fim e não é do compressor, o que duvido porque já tudo foi mudado, menos o secador, mas penso que isso não influencia neste caso (penso).
E entre 80euros e mais de 400 há uma diferença enorme, até porque seria suposto o cromo do stand reparar.
Só sorte...
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[url]http://www.oscaro.es/compresor-aire-acondicionado-lizarte-s-a-81-10-40-015-1872627-447-p[/url] ([url]http://www.oscaro.es/compresor-aire-acondicionado-lizarte-s-a-81-10-40-015-1872627-447-p[/url])
[url]http://www.oscaro.es/compresor-aire-acondicionado-renault-clio-ii-3-puertas-1-9-d-65cv-447-8299-1818-gt[/url] ([url]http://www.oscaro.es/compresor-aire-acondicionado-renault-clio-ii-3-puertas-1-9-d-65cv-447-8299-1818-gt[/url])
ve se ajuda
Para este carro e para substituir o actual é este:
http://www.oscaro.es/compresor-aire-acondicionado-lizarte-s-a-81-10-40-015-1872627-447-p (http://www.oscaro.es/compresor-aire-acondicionado-lizarte-s-a-81-10-40-015-1872627-447-p) (1417D)
Mas nem me pode passar a ideia de gastar os 306euros neste momento (mas não tinha visto aí, pois tinha lido que não enviam para PT)
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enviam para PT que eu ja perguntei a eles :P
edit:
om dia,
informo que sim fasemos encomendas a portugal, pode pagar mediante contra reembolso (pagando ao cartero no momento de receber o pedido) sendo enviado por seur de 5 a 7 laborais (gastos de envio 8,80 €).
Os pedidos se realizam via web-site indicando eu datos. Com o codigo postal(cep) 08850 e o telefone 600 60 60 60.
Cuando o registro seja realizado e endique o numero da encomenda, devera mandar um email a sandra@oscaro.com com a direçao desejada a receber a encomenda realizada.
Nome completo:
Direcao de entrega:
Codigo postal (cep):
Cidade:
Telefone:
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enviam para PT que eu ja perguntei a eles :P
edit:
Pensei que não dado várias coisas que já li.
Mas sendo assim é bom saber.
Mas o compressor não faço tensões de comprar um novo.
Pela média de valores que arranjei ainda vá, mais nem pensar.
Prefiro pegar e andar para queixas contra o stand e ver no que acaba por dar.
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O stand é que se devia preocupar com o arranjo, não tu. =|
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Sim, isso é verdade, mas o dono disse que não pagava mesmo tendo assumido a reparação (antes de vender o carro), e mesmo eu tendo os mails onde ele diz isso mesmo.
De qualquer forma como a reparação iria ficar (pensava eu) pelos 100euros +/- decidi reparar e depois reclamar, pois senão o carro nunca mais ficava pronto.
Pelo visto o carro nunca mais fica pronto na mesma e eu já larguei a nota 2x.
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O problema é que ao reparares tu, a tua reclamação já não tem efeito. Boa sorte com isso.
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Pois, mas entre isso e ficar sem o carro, ou então estar com o carro sem AC.....
Eu quando comprei, só fui para este por causa do AC, não fosse o AC nem pensava nisso, e vai-se a ver e.....
Vou ver o que o mecânico diz hoje, e depois tenho que tomar uma decisão.
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Há coisas piores do que andar sem AC, tipo andar sem carro xD
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hehehe concordo.
A minha sorte é que eu tenho carro. Este comprei para a minha esposa e só para a semana é que ela supostamente ia começar a pegar nele.
Se fosse meu carro principal bem a coisa tinha que ser gerida de outra forma.
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Parece que não vou ter sossego com esta porra.
Ligaram-me da oficina hoje (3 semanas depois) com a info que o carro estava pronto com outro compressor.
Supostamente estaria a fazer frio conforme deveria, mas mal chego ao carro vejo que está tudo na mesma.
Referi isso e como desculpa ele disse que ia tentar arranjar outro compressor, e o certo é que eu estou aqui no meio a ficar mais do que passado com esta situação.
Chego a casa e abro o capot para ver o funcionamento, ligo o ar e o compressor atraca de imediato e começam logo os tubos a ficar gelados, 15segundos os mesmos deixam de fazer frio, mais 20seg tornam a fazer e isto repetidamente.
Os sintomas são precisamente os mesmos, no entanto as intermitências são mais regulares agora.
Estes dias ao telefone o homem descaiu-se e disse que estava com um problema pois havia um qualquer relé que acusava na maquina estando com problemas e ele andava a ver isso.
Depois quando lhe falei nisso ele já me disse que não era nada, como o compressor não estava bom, entrava em modo de protecção ou lá o que era.
Agora fiquei com essa "pulga" atrás da orelha, pois parece-me muito estranho ser o compressor, pois já foram testados 4 e nenhum estaria a funcionar?
Eu peço mais uma vez e desta já em modo de desespero alguma dica.
Como é que afinal funciona um ar condicionado(para tentar entender o que pode estar a acontecer? Que relé é esse? O que é que controla o ar? Porque é que um AC pode entrar no tal modo de protecção.
Isto quando começa a fazer frio (aqueles 15seg. Aquilo põe os tubos mesmo geladissimos, que com a mão nos tubos é dificil aguentar lá a mão, só se aguenta porque como referi é como desligasse o ar pois eles deixam de fazer frio, mas sem nunca o compressor desatracar, ou seja nestas intermitências o compressor nunca se ouve a desatracar. Dá a sensação que existe um sensor de temperatura que detecta o frio e desliga quando atinge um pico, mas por alguma razão esse sensor ou está a medir mal ou está no local errado, pois é como se medisse e passados segundos detecta que os tubos estão mesmo gelados e desliga assumindo que atingiu aquele ponto mesmo antes de congelar.
Estes dias como referi falaram-me na válvula de expansão, e agora pergunto alguém me consegue dizer o que é que ela faz?
Será que a válvula poderá estar na causa disto?
Existem 2 peças que não foram mudadas (a válvula e o filtro secador), poderá será alguma destas peças?
Agradeço mesmo uma ajuda.
Já agora e caso seja um assunto que ninguém esteja à vontade, poderiam dizer onde cá pelo norte seria possível obter um orçamento para resolver isto? Alguém sabe de alguma oficina especializada neste tipo de assunto?
Muito Obrigado
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Faz lá um teste sff... Quando o AC estiver ligado, carrega um pouco no acelerador e vê lá se se te mantiveres a acelerar se tens sempre AC ou não :)
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Boas, Claro que não é favor nenhum :)
Mas só logo posso fazer o teste, mas qual é a tua ideia?
Ontem o mecânico veio trazer o carro para me entregar, a uma distância de +/- 25km, e veio com o AC ligado, depois eu tive que o levar a ele novamente à oficina e não notei o frio que deveria.
Penso que o teste que me pediste não irá fazer nada.
Eu em todos os meus carros vejo o tubo a ficar todo molhado da condensação e neste não fica, já o vi ficar quando ele tinha aquelas fases de trabalhar direito. Agora ele esfria, aquece esfria, aquece, e isto tudo em intervalos regulares.
Mas posso saber qual a tua ideia? Se pediste para testar é porque terias uma ideia.
Muito obrigado
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Tenta verificar se mudando o relé do AC este fica a funcionar direito. Na minha Scenic o AC não funcionava e eu pensava que era o compressor que não funcionava. Quando fui verificar os relés esta terça reparei que ao mexer no do AC ele ligava e desligava conforme mexia (no relé).
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A minha fiat tempra até atingir uma determinada temperatura de motor, não fixa ou não atraca o AC enquanto não atingir cerca de 70º de motor salvo erro, apenas atraca quando vais a acelerar :)
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Antes de mais agradeço os comentários.
Tenta verificar se mudando o relé do AC este fica a funcionar direito. Na minha Scenic o AC não funcionava e eu pensava que era o compressor que não funcionava. Quando fui verificar os relés esta terça reparei que ao mexer no do AC ele ligava e desligava conforme mexia (no relé).
Mas no meu caso, ele atraca, por isso penso que o relé funcione, no entanto e face ao que que o mecânico uma vez disse (que acusou um problema no relé), seria uma possibilidade. O problema é que não sei onde é que isso está para poder dar uma olhadela.
A minha fiat tempra até atingir uma determinada temperatura de motor, não fixa ou não atraca o AC enquanto não atingir cerca de 70º de motor salvo erro, apenas atraca quando vais a acelerar :)
No meu caso é completamente diferente, pois eu como já disse mesmo depois de vários KM a rolar aquilo não faz nada, por isso não é a questão de temperatura.
Falaram-me na possibilidade de serem os sensores de temperatura.
Alguém sabe dizer onde está isso? Pelo visto são 2, mas eu não faço a mínima ideia onde isso possa estar.
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No meu caso o AC atracava quando o carro estava parado, mas a andar o relé mexia-se com os movimentos do carro (aceleração, travagens, buracos na estrada, etc...) e não conseguia manter o AC a funcionar. Agora mudei o relé e está a funcionar bem.
Os relés estão junto dos fusíveis na zona do motor. No meu caso eles estão do lado direito do motor (olhando de frente para o carro), tapados por uma tampa de plástico preta, igual à da imagem em baixo. Para soltar esta tampa é preciso soltar para fora uma patilha (escondida na zona onde está o circulo vermelho) e puxar para cima. O relé do AC (no meu caso) é o 4º de cima para baixo da fila mais à direita.
(http://img545.imageshack.us/img545/6919/1038140212150305531ptim.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/545/1038140212150305531ptim.jpg/)
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Finitas as férias, voltei à carga com esta situação.
Fui ao stand que com a minha presença decidiu enviar-me a uma oficina que está dentro destes assuntos.
Dirigi-me lá e em conversa com o dono da oficina me informou que poderia ser gás ( a menos), poderia ser a ventoinha do radiador.
De qualquer forma disse-me que seria algo fácil de reparação, mas que tinha que ver.
O carro ficou lá hoje e vamos ver como decorrem os trabalhos...
Já estou cansado desta situação...bolas...
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Boa sorte desta vez. Talvez apanhes uma pessoa séria e que sabe o que está a fazer.
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Bem.... Só me apraz dizer: ALELUIA.
Finalmente tenho o problema resolvido.
Como disse o Stand enviou-me a uma oficina e o trabalho foi feito, mas como novela não pode ser novela sem novos capitulos, houve stress do grosso. Apresentaram-me uma conta de 190euros, e eu estupefacto, pois se o stand me envia lá para resolver o problema (cujo dono da oficina é amigo pelo visto), nem sequer pensei no contrario senão que era assumido pelo stand.
Quando lá cheguei o dono da oficina disse-me que já tinha falado com o homem do stand e que eu tinha que deixar o caro. Excelente digo eu...
Depois foi um stress para levantar o carro. Muita chatice, muita discussão, mas o stand lá assumiu o problema, que nem poderia ser de outra forma, pois competia a ele a reparação do problema que nunca tinha sido reparado e tendo eu documentos escritos pelo stand a comprometer-se na reparação do problema.
Mas novela à parte, o que interessa é que o problema está sanado, aquilo já faz frio desde o momento que ligo o AC até ao momento que o desligo.
Antes da chatice toda eu perguntei ao tipo da oficina qual era o problema, e ele disse-me que seria a válvula de expansão.
Certo é que levou uma nova válvula de expansão, e a quem me levantou o carro, ele disse também que havia um tubo entupido, (o que mostra a eficácia da outra oficina quando supostamente limpou todo o circuito).
Resumindo, desentupiram o tubo, mudaram a válvula de expansão e uma carga de gás e ficou a rolar.
Eu já andava a cismar demais com este problema, pois para mim era impossível ser tão complexo, e certo é que logo quando deixei o carro nesta oficina eles testaram e chegaram logo ao veredicto sobre o problema. Quem sabe sabe. e quem não sabe inventa. No final da semana passada recebi um contacto da oficina do stand para ir meter um novo compressor (OUTRO???????hehe já só era o 5º). Curiosamente após um user daqui me falar num problema semelhante passado com ele, eu disse-lhe sobre a válvula de expansão (à oficina do stand), e ele garantiu-me que não era e até por descarga de consciência comprou uma nova para testar, embora essa nova eu nunca a tenha visto no carro.
De qualquer forma ficou o problema resolvido ao que parece e agora sim ligo o ar e os tubos fazem frio por mais de 10segundos e ficam assim o tempo todo.
Acabo da mesma forma que comecei.
ALELUIA!!!!! quase 4 meses depois e de ter sido privado do carro bastantes semanas fora as deslocações (que a oficina do stand ainda fica bem longe), gasóleo e portagens. Em 2 dias ficou o assunto resolvido (mas tive que me chatear e bem).
Só posso agradecer a gloriosa ajuda de todos que me tentaram ajudar.
Obrigado a todos
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Finalmente rapaz! eheheh
Neste país há quem sabe e há quem julgue que sabe. O que interessa é que a oficina arranjou e o stand pagou o resto é conversa :P
Bons quilómetros com fresquinho ;)
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Finalmente mesmo... até sinto que me saiu um peso.
Andava ao tempo a pensar que o problema era irreparável ou melhor, que tinha que mudar o sistema todo (já pouco faltava ehehe)
Tá feito
Obrigado, conto fazer os km fresquinho, ou melhor, conto que a minha esposa faça, mas não muitos porque a gota está exageradamente cara :).
Fico impressionado com a velocidade que o gasóleo desaparece com tão poucos km.
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Vê lá se agora não tens outros problemas que agravem o consumo :P
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Ora cá estou eu mais uma vez.
Pensava que estava resolvido e afinal.......
Tive o carro encostado uns dias depois de ir buscar "reparado", e nesse dia estava 5*.
Este Sábado chego ao carro e estava muito calor, ligo o AC e pelos episódios anteriores, decidi ir abrir o capot e ir sentir os tubos.
Resultado: BOLAS, os tubos refrescam um bocado mas não ficam gelados como ficavam. Esperei e notei que há uma grande diferença, antes via-se a ventoinha a ligar e desligar (o que penso que seja o ac a ligar e desligar), mas agora trabalhava sem parar, e mesmo os tubos refrescavam um bocado mas não voltavam a aquecer, mantinham aquela temperatura.
Muito estranho, e acima de tudo estou bastante FARTO desta situação.
O tipo que queria os 200euros, e que os deve ter recebido pelo stand, vai ter que ver isto de novo, embora dado o stress que existiu tenho receio que ele não aceite ver o carro.
Haja sorte.
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Mas e dentro do carro? Faz frio?
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Pode ser apenas 1 fuga de gás ;)
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Mas e dentro do carro? Faz frio?
Faz, mas muito menos.
Os tubos quando aquilo funciona a 100% ficam gelados e ganham aquela condensação, e agora notam-se os tubos frescos e não frios..
Já deu para ver como é que aquilo funciona quando está funcional.
E neste sábado deixei bastante tempo ligado e nada, os tubos não condensaram.
Pode ser apenas 1 fuga de gás ;)
Já me ocorreu, mas bolas esteve lá há 1 ou 2 semanas e fez testes e mais testes e não chegariam lá?
Quando carregam o gás, penso que aquilo faz um teste de vácuo para verem as fugas.
Se tivesse passado meses, ainda vá lá, mas passaram dias e inclusive esteve o carro parado.
Já vi que isto nunca mais vai ficar funcional. Bem posso esquecer...
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Experimenta passar na oficina a onde foi feita a reparação, como normalmente existe uma garantia sobre reparações, eles podem até fazer a reparação ao abrigo dessa garantia, não há nada como experimentar, isso até pode ser uma coisa simples, e se eles à primeira conseguiram por isso a funcionar bem, agora de certeza que te sabem resolver o problema, sem grandes complicações.
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Sim vou passar lá, ele assim como assim recebeu, não da minha parte mas recebeu, como tal tem obrigação de pelo menos ver.
Mas hoje em dia a obrigação é relativa.
Vamos ver, pois aqui vou ver a seriedade do dono da oficina.
Esta semana vou lá falar com ele.
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vamos lá saber se recebeu ou não , se calhar vais lá e o tipo torna a apresentar a conta porque o stand ainda não pagou
mas vamos ser positivos e pensar que a oficina já recebeu
entra como quem vai pedir uma opinião , algo do género " ó amigo isto estava tão bom e de repente , pimba , o que será ? "
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Bem..Andei até agora com o problema, que desde que fui operado piorou.
Fui operado e estive vários meses sem ir ao carro, quando voltei a por o carro a trabalhar pensei em ligar o AC para ver e....... NADA, o compressor nem sequer atracava. Fiquei mesmo fulo, farto desta porcaria decidi que não valia a pena perder mais tempo e ficar com um carro sem AC.
Depois não me conformei com essa ideia, e decidi ver se o fio que leva ao compressor levava corrente, mas não consegui chegar la, era preciso desmontar algumas coisas... Desisti.
No passado mês pensei: Será Falta de gás? Mas antes atracava e esteve parado, nada aconteceu entretanto penso eu, logo falta de gás será difícil.
De qualquer forma um dos tubos que sai do compressor abanava, e decidi dar um aperto ao tubo embora ele não apertasse mais do que estava.
Bem.. Vi no sapo vouchers uma promoção da FEUVERT com um carregamento de Gás a 20euros, e decidi experimentar, pensei que se houvesse problemas seria detectado e o serviço nem era feito.
Andei a tentar ir lá fazer o serviço, mas sempre com a ideia que aquilo dado o historial não ia ser facil.
Recebo entretanto um email da renault com uma promo de 39.99euros o carregamento do ac. Pensei logo em ir à Renault, pelo menos havendo problemas eles de certeza que seriam capazes de detectar.
Perdi amor a mais 40euros e lá fui. Carregaram o AC, meteram o óleo à parte, durante o processo de carregamento (quando carreguei outro carro meu era tudo automático, ali não), e no final meteram um liquido qualquer para detectar fugas.
Certo é que ele me disse que apenas tinha 50g dos 625g penso eu que deveria ter.
Conclusão, disse que não tinham sido detectado fugas, mas que poderia haver alguma muito pequena, mas que o liquido que ele tinha medito servia para detectar isso. Caso deixasse de funcionar seria fuga de gás e para passar lá, que eles com uns óculos especiais viam onde estava a fuga.
O que é certo é que desde então o AC funciona semrpe que solicitado, aquele problema de ligar e passados uns segundos a ventoinha deixar de funcionar acabou, desde que ligo até desligar os tubos estão sempre frios.
O Frio que lá dentro faz não é o mesmo que outro carro que tenho, mas aquilo 5min depois já está bastante fresco, principalmente se andar com o carro. Embola os tubos no exterior fiquem mesmo frios, penso que o sistema em si dado ser um carro de 1999 ser menos evoluído o que faz com que a temperatura faz seja menos eficiente que os de agora, mas o certo é que agora faz frio sempre e não apenas nos primeiros segundos.
Desenterrei este assunto porque penso que faltava o desfecho, que neste caso foi positivo.
Até que emfim :)
Agora tenho um voucher para carregar AC na FEUVERT que não sei o que fazer com ele. 20Euros pro tecto. Pelos menos o clio rola, e sei que se voltar a falhar será alguma fuga muito pequena, e não algum tipo de bruxedo como eu já estava a pensar.
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Ainda bem que ficou resolvido.
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Pelo menos até agora está com comportamento perfeitamente normal. Espero que assim fique.
E também caso haja problemas já sei que é fuga (também já levou quase tudo novo, menos as tubagens ehe).
E no meio dos problemas vai-se sempre aprendendo mais umas coisas.
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Só não concordo com a decisão deles de "logo vemos a fuga com os óculos". A fazer a verificação é logo na altura.
No Wheeler Dealers, episódio com o Maserati 3200GT, o AC não funciona e o Edd fez esse teste logo na hora e detectou a fuga. Pode ser é que a brincadeira ficasse mais cara e não seria possível despender dos euros.
Ainda bem que ficou solucionado o problema :D
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O que ele me disse foi (depois de lhe contar o historial de problemas): A máquina não detectou fuga nenhuma, no entanto não que dizer que não exista, a existir será muito pequena.
Se vir que isto eventualmente deixa de funcionar passe cá e com os óculos procuramos a fuga, porque ela pode estar nos mais variadíssimos sítios, mas pela máquina não há fugas.
E eu ainda saí desconfiado e tal, mas até agora tem estado a trabalhar bem por isso espero que continue..
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Boas,
Eu estou com um problema maior...o antigo dono do meu Clio era um engenhocas e fez uma ligação directa onde sempre que se accionasse a sofagem ligava o Ac. Resultado...após carregamento de Ac queimou o compressor do Ac.
No entanto noto também uma elevada deficiência na ventilação do carro mesmo na quarta velocidade mal faz vento. Será problema na caixa de Ar.
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Pode ser varias, coisas, o motor roda mais rapido que nas velocidades anteriores? o filtro do habitáculo é novo ou está muito sujo?
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Sim o motor roda sempre mais do que na posição anterior...
O filtro do habitáculo...foi o único que não mudei ainda...se não é ainda o de origem...não deve ester muito melhor :angry:
Mas não fazia ideia que influenciava.
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Eu tive um laguna que quando comprei ( e ainda andei 1 ano) pensava: Bolas tudo pipi automático etc e o raio do ar não vale um estouro...Na primeira revisão mudei o filtro e quando tirei o velho até me assustei...Meti o novo e.....Triplocou a velocidade do ar...
Mas pior é eu saber que andava a respirar aquilo...
Neste clio que deu inicio ao tópico... Estou outra vez encalhado...Mas finalmente descobri que para ficar OK é preciso comprar um novo compressor...Agora funciona mas quando lhe apetece, não faz frio quase nenhum... e o compressor faz um barulhão, outras vezes (a maior parte), funciona sem problemas...
Não estou para me chatear muito. O carro está impec, e isto quando deixar de vez vai levar um compressor novo, nada de usados, assim sei que vai funcionar.
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Boas,
Novidades...troquei o filtro do habitáculo...fiquei estupefacto com o estado em que estava...completamente entupido. Agora a ventilação funciona lindamente :grin:
Quanto ao Ac...fui a uma oficina bosch e o diagnostico foi...modulo do ac danificado. ligações cheias de zebre e aconselharam a não mexer sequer. La se foi o sonho de ter o Ac a funcionar no clio :cry: