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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: pauser em 21 de Dezembro de 2012, 23:03 pm
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Olá a todos,
Pois é, isto não está a correr nada bem (parece o fim-do-mundo), o meu Renault megane break 1.9 DTI, está a ficar farto de mim. Então não é que este ano, já lá vai uma caixa de velocidades, problemas no radiador (reparação), motor vidro eléctrico avariado, reparação do alternador (partiu a correia), chave de ignição nova. Hoje acendeu-me uma luz no painel de comandos que pelo que estive a ver deverá ser alguma coisa com injectores!
Tenho o sinal de STOP ligado + símbolo (http://i47.tinypic.com/rmr12c.jpg).
Não notei mais nenhum sintoma, a não se que antes da luz acender, há alguns dias atrás, de vez em quando parece que sentia o carro a "embalar"/acelerar de repente.
Qual o conselho, devo ir aquelas oficinas que fazem limpeza de injectores? Consulto o mecânico do "desenrrascanço"? Vou directamente à renault por via das dúvidas (ai o meus €€€!!!), uma oficina "modesta" poderá resolver o meu problema?
Não sei o que fazer, o que é certo é que gastar dinheiro... quanto menos, melhor!
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A primeira coisa a fazeres é ir fazer um diagnóstico com a clip, se acendeu luzes o erro ficou registado e assim já sabes o que deves fazer.
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Obrigado Rodinhas! Sempre em cima.
É isso que vou fazer, o Clip é a máquina de testes, certo? (não percebo nikle, disto)
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Sim, a clip é a maquina de diagnóstico da Renault, e é a maquina que melhor te diz o erro que apareceu.
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Se é a máquina de testes da Renault, só a renault é que tem? (lá vai começar a despesa) :cry:
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Sim, e só custa uns 30 e tal euros mais coisa menos coisa, e depende muito de agente para agente, pedes um diagnóstico e vês o que é que possa ser, pede-lhes um orçamento e ficas a saber com o que depois pode custar a reparação.
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Bomba de gasóleo.... Quase de certeza colega...
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Sim, e só custa uns 30 e tal euros mais coisa menos coisa, e depende muito de agente para agente, pedes um diagnóstico e vês o que é que possa ser, pede-lhes um orçamento e ficas a saber com o que depois pode custar a reparação.
Atençâo,houvi alguém dizer que na renault em Viseu cobram 65 euros para fazer um diagnostico com a clip,alguém confirma? :shocked:
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Acho que não vale a pena especular qual a avaria do mesmo ou mesmo os preços cobrados pelas Renault.
Essa luz que te acendeu tem N significados, ou seja acende para vários tipos de avarias relacionadas com o elemento propulsor (bomba, injectores, etc). A causa certa só saberás se ligares a Renault CLIP para verem que calculadores e que acusam o erro e qual o tipo de erro.
Agora tu e que sabes se queres realmente saber o problema ou arriscares a que fique pior.
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Pela tua logica se a renault cobrar 500 euros pelo diagnostico paçiençia......nâo é?
Ir á renault estou de acordo mas perguntar sempre preços.......sempre!!! :assobio:
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Depende de Renault para Renault. E até se a reparação for lá feita o diagnostico às vezes fica gratuito.
Na Renault na minha zona pago 12 euros pelo diagnostico.
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Aqui está um bom preço,o conselho que dou ao user pauser e ir á renault perguntar o preço do diagnostico e se o preço for açeitavel faze-lo,logo ficará a saber o problema que tem o carro e depois dicidir se repara fora ou na renault! :afro:
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Atençâo,houvi alguém dizer que na renault em Viseu cobram 65 euros para fazer um diagnostico com a clip,alguém confirma? :shocked:
Não confirmo esses preços!!!!
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Pela tua logica se a renault cobrar 500 euros pelo diagnostico paçiençia......nâo é?
Ir á renault estou de acordo mas perguntar sempre preços.......sempre!!! :assobio:
ATUALIZANDO...
Pois é, ir á Renault e pagar para fazer um diagnóstico, não me estava a apetecer, logo, o mecânico cá do sitio tem uma máquina de diagnósticos (não sei de é CLIP, sei que é alemã), ligou o aparelho e resultado:
Diagnostico do mecânico: Medidor de massa de Ar
Pré-confirmação: Disligou-se a ficha do medidor, e vai andar assim uns dias para verificar como rola com ela desligada :police:
Sintomas antes de desligar a ficha: as ditas luzes tanto acendiam, como se apagavam. As luzes quando acesas, a carrinha perdia potência, mal as luzes se apagavam voltava ao seu andamento normal.
Sintomas actuais: Com a ficha desligada a potência da carrinha parece estar normal.
Obrigado a todos pelas opiniões!
Uma questão que me está a intrigar: Se com a ficha desligada a carrinha parecer andar normalmente, para que serve então o medidor de massa de ar e qual a implicação de este não ser reparado/substituido?
:grin:
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Medidor de massa de ar: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9804.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9804.0)
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muito boa informação. obrigado :)
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Olá, então vamos atualizar isto!
Ok, relativamente aos problemas atrás relatados, está tudo em"águas de bacalhau", ou seja, depois de desligar a ficha do medidor de massa-de-ar, o "charuto" lá vai andando, se bem com mais calminha (também não é parta fazer corridas), no entanto os problemas ainda não acabaram.
Entretanto, a ventoinha do radiador não parava de funcionar, e foi necessário colocar uma válvula e/ou sensor de temperatura, resultado: :huh:€€€€€. Problema resolvido, passa ao próximo!
Começou a custar a pegar, mas com alguma insistência (liga a chave 1ª posição, luz resistência apaga, espera um minuto, roda a chave para a posição de arranque), não pega à primeira, volta a tentar até pegar, e lá pegava.
Agora, quando a luz de resistência após rodar a chave para a 1ª posição começar a piscar intermitente, é melhor esquecer que não pega. Solução é ir ligando e desligando, até que a luz deixe de piscar, depois já pega!
O QUE SERÁ, POR ONDE COMECAR?
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(http://i50.tinypic.com/15n0knl.gif)
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Atendendo ao que se passou atrás, eu colocaria o carro na Renault para fazer um teste de diagnóstico...
Esse último problema poderá ser "apenas" as velas de aquecimento que foram todas "de vela", mas poderá ser do problema inicial em que desligaste a ficha do medidor de massa de ar que ficou em "águas de bacalhau" e agora ficou pior...
Se queres um concelho de quem já passou uns maus bocados por causa de poupar uns "trocos" indo à renault, esquece, marca uma hora para fazerem um diagnóstico e logo vês. Como te disseram atrás, se o problema for de um sensor e fizeres lá a reparação, por vezes nem cobram o diagnóstico e ficas com o assunto resolvido.
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Ora bem, como o tempo andava "enchutinho", os problemas pareciam ter feito uma pausa, mas eis que surgem as chuvas e lá estamos de novo.
Em relação ao problema reportado em último (luz de resistência a piscar), do qual se postou imagem, constata-se que sempre que este fenómeno ocorre (chuva), lá temos o problema das "luzinhas" a piscar e pronto, a carrinha não pega.
Está confirmado, enquanto as 2 luzinhas estiverem a piscar, é certo que o carro não pega. Então há rodar a chave para ligar e desligar, até que as luzes... acendam, pausa pequena, apaguem e não voltem a acender, aí sim já vai pegar.
Como já percebi que ninguém aqui no forum sabe de onde virá este problema, ou pelo menos não quer dizer, vou seguir a sugestão do TC. Obrigado!
Prometo que escrevo aqui o que foi apurado na Renault (CLIP).
Até porque já foi testada mais do que uma solução e o problema persiste, se alguém tiver a solução, sempre puderei dizer na Renault que sei qual é o problema (para não me enrolarem, mais uma vez). :laugh:
abraços
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Atendendo ao que se passou atrás, eu colocaria o carro na Renault para fazer um teste de diagnóstico...
Esse último problema poderá ser "apenas" as velas de aquecimento que foram todas "de vela", mas poderá ser do problema inicial em que desligaste a ficha do medidor de massa de ar que ficou em "águas de bacalhau" e agora ficou pior...
Se queres um concelho de quem já passou uns maus bocados por causa de poupar uns "trocos" indo à renault, esquece, marca uma hora para fazerem um diagnóstico e logo vês. Como te disseram atrás, se o problema for de um sensor e fizeres lá a reparação, por vezes nem cobram o diagnóstico e ficas com o assunto resolvido.
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Da forma como descreves, isso até parece que é um problema de humidade.
Verifica as fichas que vão aos sensores do motor, não vá haver alguma que esteja mal encaixada, ou com as borrachas/vedantes estragados, e que com o tempo mais húmido, ande a fazer mau contacto, ou curto-circuito.
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ATUALIZANDO... PODE SERVIR A OUTROS!
Más noticias. Pois é, lá levei eu a carrinha à Renault e diagnóstico efectuado:
Cablagem, calculadores massa d ar e intercooler = 3 mil e tál euros. :police:
Pelo que me foi dito, devido a mechidas "não autorizadas" em diversos sistemas do carro, em especial a centralina, deu arigem a várias avarias, isso resulta em ter que se trocar os calculadores (julgo que será a centralina), cablagem , medidor de massa de ar e intercooler que se encontram com problemas devido a ventual curto-circuito, isto resulta em um orçamento na módica quantia de cerca de 3 mil euros mais uns trocos.
Não entrei em grande pormenores, até porque não percebo nada disto, e até fiquei "aterduado" com o valor, mas o que me foi dito é que para que fique tudo em condições terá que ser efectuada esta troca de peças. Será mesmo?
Falta referir uma coisa que eu embora já tivesse desconfiado, mas na minha ignorância, achei que por não perceber nada do assunto não teria nada a ver com isto, que foi o seguinte:
Há um tempo a trás, perdi a chave da carrinha, como só tinha esta ( :assobio:), fiquei sem forma de por o carro a andar, solução? um tipo que faz chaves (estão a ver?) consegui abir as portas e fez-me uma chave, acontece que agora sei, mexeu na centralina para codificar a chave e... começaram os problemas, deve ter "marado" a centralina e agora em vez de um problema tenho um monte deles.
Como é que vou resolver isto?
Compro uma centralina nova? Arranjo uma usada mas arrisco-me a meter-me com mais abilidosos que dizem que percebem da coisa e depois...
Pelo que percebo, o medidor de massa-ar e o intercooler no estado em que estão, não impedem da carrinha andar, mas a centralina pode.
Estou a pensar em, primeira resolver o problema da centralina, e depois o medidor de massa e o intercooler.
Quando na Renault me disseram que eram os calculadores é mesmo a centralina? fiquei com esta dúvida!
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Os calculadores, ou computadores de injecção ou centralina do motor, é tudo a mesma coisa. É uma peça grande que deve ter 2 fichas grandes lá ligadas tipo isto
(http://images.quebarato.com.br/T440x/modulo+central+calculador+peugeot+206+ceilandia+df+brasil__13969_1.jpg)
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LOL. Essa resposta é mesmo do tipo: quer resolver o problema desse carro? Temos aqui outro carro sem problemas :D
Essa resposta é mesmo típica de muitos concessionários. Não querem perder tempo com problemas, querem trocar tudo... enfim.
E não consigo perceber onde está a electrónica do intercooler que possa causar uma avaria... ainda se ele tiver uma fuga.....
E também não consigo perceber em que é que uma programação de chave pode influenciar em problemas de injecção...função de imobilizador sim.... mas enfim.
Não sei qual o problema do carro, não o vi, mas até estaria interessado em dar uma vista de olhos.
Por acaso não apontou ou sabe dizer que erros AO CERTO, estavam registados na centralina de motor e central de habitáculo?
Leve um carro a outro mecânico. Até lhe posso dar um exemplo de um problema com contornos semelhantes.
Ha dias apareceu-me um hyundai qualquer coisa a gasolina com luz de avaria de motor acesa. Após falar com o dono, ele disse-me que no concessionário já tinham visto o carro e que queriam substituir catalizador, sonda lâmbda, cablagens.....etc, um orçamento a semelhante ao seu, a roçar o ridículo. Simplesmente liguei a maquina de diagnóstico e o único erro presente: válvula de purga do canister- interrupção. Fui ver a dita e tinha um fio partido mesmo junto a ela. Reparação custou 10€, não voltou a dar problemas!
O que quero com isto dizer é que se calhar a resolução de todos os problemas pode ser algo bastante simples. è preciso é perder algum tempo e paciência a procurar...
Força nisso e vá dando notícias ;)
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Concordo Xmarine. Infelizmente mais um caso, muitos concessionários devem pensar que os clientes são todos parvos. Ainda têm a lata de dizer que foram as "mexidas não autorizadas" que lhe causaram aqueles problemas. E claro, a única solução é tudo novo!
pauser, tendo em conta que já foste a um mecânico que verificou o código de erro e te tentou ajudar, provavelmente também é capaz de o reparar. À partida, se tiver de levar o sensor novo é coisa para cerca de 70€ "da concorrência".
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Xmarine e youresocool, obrigado pelas dicas, mas como já disse atrás, de mecânica automóvel não percebo nada, vou apanhando uma coisa aqui, outra ali... de qualquer modo e porque falaram no imobilizador, sim, na renault falaram disso, que tinha alguma coisa a ver com isso (não me recordo o quê).
Também já mudei 2 relés (ver imagem) e um sensor qualquer que tem a ver com a ventoinha (ela não se desligava e só com o sensor de temperatura novo é que voltou ao estado normal), que se calhar não tinha nada a ver com o problema.
estou num dilema, porque não quero voltar a substituir coisas que se calhar não preciso e fico na mesma com o problema.
A pergunta mantém-se, o que é que tenho que substituir que seja suficiente para a carrinha pegar e andar (deixar de dar o sinal da resistência a piscar que impede a carrinha de pegar)?
([url]http://i50.tinypic.com/15n0knl.gif[/url])
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Tente ligar uma máquina de diagnóstico e pede a lista de erros resgistados ;)