Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: missing em 29 de Março de 2010, 15:46 pm
-
Tenho uma station megane 1.5dci 105cv e sinto às vezes uma espécie de batimento no motor, uma espécia de tak tak tak. Isto acontece principalmente qdo vou em desaceleração e a rotações baixas e tenho os vidros abertos. Em andamento normal não dou por nada dentro do carro. Por vezes mantém-se em relanti durante um bocado, mas geralmente costuma desaparecer. Já me disseram que podia precisar uma limpeza nos injectores, mas também me disseram que podia ser das vávulas, penso que das touches. Alguém já teve um problema semelhante ou sabe algo sobre isto?
Obrigado.
-
boas, o meu pai tem um mercedes c200 e ele andava a fazer uma grande batida ao relantim quando aquecia... eu disse-lhe que aquilo devia ser injectores ou uma biela partida o que é certo é que ele deixou aquilo prolongar-se, anteontem começou a deitar uma grande fumarada do escape e hoje foi para arranjar, ontem quando ele o foi por a porta da oficina fez um barulho diferente e via-se que tinha algo solto la dentro do motor...
resumindo deve ir gastar muito mais se tivesse ido logo no inicio...
se for o mesmo problema que o do meu pai aconselho-te a ires ao mecanico...
mas por sim por nao deixa quem sabe melhor falar :wink:
-
Bom.. isso realmente é um grande azar.. espero que o meu problema seja mais simples. Como tem garantia de usado segunda feira vão fazer uma limpeza aos injectores e ver como fica. Se entretanto alguém já tiver feito o mesmo diga qualquer coisa :)
-
Vê as anilhas dos injectores. É raro mas ja tem acontecido dar um barulho assim. Custam menos de 1€ cada lool
-
Vê as anilhas dos injectores. É raro mas ja tem acontecido dar um barulho assim. Custam menos de 1€ cada lool
????
-
Se fosse isso era bom. Vou pedir pro mecanico ver isso segunda qdo for fazer a limpeza:)
-
Venho actualizar este tópico. Foi feita a limpeza dos injectores que em nada resolveu. Depois foram vistas as folgas nas touches das válvulas e estavam dentro do normal. Hoje fui a Renault saber a opinião deles e dizem que é do sistema de injecção, e que provavelmente se substituir os injectores deixa de fazer aquele barulho. Alguém já teve problema semelhante?
-
contra mim falo , mas se o sintoma é só esse , deixa andar .... por norma faz tambem no arranque ?
-
Geralmente não. Em relanti só se sente as vezes.. para se ouvir bem é em baixas tipo 2000rpm qdo se tira o pé do acelerador principalmente e com os vidros abertos. Depois em relanti as vezes fica a fazer um bocado outras vezes para logo. Na renault disseram que não havia problema até ao dia que havia dar deficiencia de injecçao. Mas o engenheiro que lá tá não tem mta experiência, quem confirmou melhor foi um mecânico. Mas como vimos à tempos se te lembras os km estão alterados e o motor reparado queria aproveitar a garantia pra deixar tudo direito para não ter chatices mais tarde.
-
Venho actualizar este topico. Trocaram-se os injectores com outra break e o problema manteve-se. Voltaram-se a ver as folgas das valvulas mas estão ok. Provavelmente o próximo passo é começar a desmontar por baixo a ver se existe alguma outra folga, talvez nalgum segmento.
-
E já verificaram as anilhas do injectores como o Xmarine referiu?
Há duas semanas o Clio II fase II 1.5 dCi 65cv de 2001 com 190000 kms de um amigo meu, andava uma especie de batida estranha...
Falei-lhe das anilhas dos injectores, fomos ao nosso mec, ele também suspeitou das mesmas, e tínhamos razão: 2 das 4 anilhas nas couves, com os injectores a ficarem caramelizados/carbonizados.
Foram substituídas as 4 e já fez cerca de 5000 kms desde então e nada.
-
Hoje fui voltar a por os injectores originais e perguntei isso e o mec disse que não era das anilhas. Provavelmente vai ter de se começar a abrir o motor pa tentar descobrir o que é..
-
em vez de andares com a caixa em esforço... pode ser de por ex, teres uma segunda engatada e vais prai as 1000rpm... é normal que ele bata, pois nao estas no regime ideal...
pode ser bomba... tenta arranjar alguem com outra, e experimenta, ve se faz igual.
-
A caixa não tá em esforço, sente-se tanto as 1000rpm como as 2000, e as vezes até em relanti. É um barulho um bocado mais acentuado do que o trabalhar normal desses motores em baixas. Tas a falar de bomba injectora? Não sei se terá a ver mas é mais uma hipotesse..
-
quando disse arranjar alguem com outra, referia me a carrinha LOL... nao a bomba!
Ve la se tens oleo a nivel... que viscosidade usas? faz a quente e a frio ? ...
-
Boas,
Encontro-me registado tb no forum dos lagunas e lá podes ver o que aconteceu ao meu carro...
efectivamente fazia um tac tac tac no motor, e quando fui a ver era a cambota lixada... tive que reparar o motor e comprar uma cambota "nova" (usada).
Pelo que percebi, compraste o carro à pouco tempo... eu tb me aconteceu o mesmo... tinha apenas 2 meses de uso quando isso aconteceu.
O porquê desta situação... penso que o motor tinha ja tido problemas anteriores que nada tinham a ver com a cambota, mas quando fizeram a reparação colocaram bronzes na cambota que não eram os que a marca aconselha... tudo isto associado a uma má reparação... deu-me água pela barba...
mas creio agora ter ficado OK
-
Bronzes da cambota é o mesmo problema da megane lá do pai da minha namorada, nao é artur? :lipsrsealed:
-
Bronzes da cambota é o mesmo problema da megane lá do pai da minha namorada, nao é artur? :lipsrsealed:
yap
-
Speedy: Ah sim ja testei com outra e não fazia este barulho. O oleo penso que é 10w40 mas tenho de confirmar com o mec.. faz tanto a quente como a frio.
Laguna II UJ: provavelmente será um problema desse genero pois o motor pelo que consta tamb+em já deu problemas e foi reparado.. pelos vistos mal. Podes enviar-me uma msg com o link para esse teu caso sff?
Obrigado a todos.
-
Já te enviei PM
depois diz alguma coisa.
Já agora, após ter efectuado a reparação o mecanico aconselhou utilizar o oleo 5w40 e nao o 10w40
-
Pois também vou passar a usar esse depois. O teu problema realmente foi mais grave.. o meu é um barulho que só se sente às vezes e geralmente em desaceleração em ruas estreitas por exemplo. Mas é indicador de que algo não está muito bem logo vou aproveitar a garantia do stand e vamos ver o que aparece. Obrigado :)
-
Actualização. O motor está aberto e aparentemente tudo ok. Confirma-se que foi reparado pois os bronzes da cambota estão novos assim como os segmentos. O turbo foi para reparar pois já apresentava uma folga considerável. O volante do motor é que parece também já ter alguma folga.. poderá ser isso? Alguém faz ideia?
-
estranho... :undecided:
so mesmo ouvindo/vendo...eu apontava para o funcionamento a frio, enquanto o oleo nao subia... mas se dizes que e a quente e a frio, parado sem ser em andamento...
vou me calar...
:undecided:
:rolleyes:
-
Finalmente problema resolvido :)
Afinal tinha uma folga nas bielas que foram substituidas. O turbo não dava para reparar por isso arranjaram um reconstruido. Agora esta OK :D
Obrigado a todos pelo ajuda.
Abraços!
-
folga nas bielas,onde mais exactamente??
-
Deves ser dos poucos senão o único que teve a sorte de ter os sintomas de bielas sem lixar o motor na hora.
Melhor sorte agora nos próximos quilómetros.
-
Mais um milagre??
O teu mecanico ja foi bietficado ? ... a cambota com folga da direito a bloco novo.
O senhor faz milagres! Aleluia...
Mas ainda bem que ficou tudo bem.
-
Pelo que me apercebi este e um problema recorrente no pessoal.
Também eu sendo afectado por este problema, investiguei, tendo contactado vários mecânicos meus amigos e pelo que percebi pode ser falta de pressão de óleo nas tuches, o que geralmente acontece a baixas rotações (relenti), no meu caso após um toque de acelerador o trac trac trac parou.
Ao relenti ou em baixas rotações pode também ser os ruídos provocados pelos apoios do motor a baterem pois alguns são em cinobloco que leva com o tempo a borracha a perder as suas características (típico renault) e consequentemente o espaço de trabalho será maior levando por vezes a que o suporte do motor toque na base do apoio no chassis.
Em relação á cambota, para que esta parta ou empene e preciso um esforço elevado. é preciso ter cuidado sim com os bronzes, e com tudo o que esteja exposto a atritos. o que geralmente pode acontecer pelo que me apercebi é um incorrecto posicionamento dos pistões, levando a um desgaste anormal dos segmentos e consequentemente a que entre óleo na combustão e o aumento de libertação de fumos e aumento do consumo de óleo, levando a casos de auto alimentação do motor e consequente destruiçao deste por excessiva rotação (acima de 4000).
-
que leva com o tempo a borracha a perder as suas características (típico renault)
Correcção, típico borracha!!! Ou a borracha da mercedes não "perde características"?
Em relação á cambota, para que esta parta ou empene e preciso um esforço elevado. é preciso ter cuidado sim com os bronzes, e com tudo o que esteja exposto a atritos. o que geralmente pode acontecer pelo que me apercebi é um incorrecto posicionamento dos pistões, levando a um desgaste anormal dos segmentos e consequentemente a que entre óleo na combustão e o aumento de libertação de fumos e aumento do consumo de óleo, levando a casos de auto alimentação do motor e consequente destruiçao deste por excessiva rotação (acima de 4000).
:laugh: :laugh: :laugh:
Depois do milagre da folga nas bielas só mesmo esta para me fazer rir mais neste tópico....
Incorrecto posicionamento dos pistons?!?! Desgaste nos segmentos que leva a passagem de oleo para a combustão alvorando o motor?!? :laugh: :laugh:
O que leva ao que chamas de auto alimentação do motor é a quebra do Turbo, sendo que este puxa o óleo todo directamente para a admissão, e não uma fuga nos segmentos... E muito menos um incorrecto posicionamento dos pistons... Isso seria o que? Um piston um bocado de lado? E era corrigido como? Metia-se uma altura num dos lados do bronze para ficar direito? :laugh: :laugh:
-
Até porque para um piston estar posicionado incorrectamente seria algo que é impossível tendo em conta que estamos a falar de folgas de .010mm ou mesmo .005mm, na casa das milésimas de milímetro entre o piston e a face do cilindro.
É óbvio que um desvio de 1mm pode causar desgaste prematuro, mas não neste caso porque o problema não é desvio.
Alias a cambota desgasta os bronzes não ao facto de mau alinhamento dos pistons mas sim devido as folgas incorrectas em diâmetro da cambota, algo que os 1.5 de 105cv até traziam ao inicio por erros de programação nas maquinas da Turquia. Programaram a peça com as folgas certas mas esqueceram-se que a mesma também tem de ser revista anualmente em termos de folgas e alinhamentos...