Autor Tópico: Batimento no motor - Injectores ou válvulas?  (Lida 37083 vezes)

Offline LAGUNA II UJ

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: PORTO
Re: Batimento no motor - Injectores ou válvulas?
« Responder #15 em: 29 de Maio de 2010, 20:10 pm »
Boas,

Encontro-me registado tb no forum dos lagunas e lá podes ver o que aconteceu ao meu carro...

efectivamente fazia um tac tac tac no motor, e quando fui a ver era a cambota lixada... tive que reparar o motor e comprar uma cambota "nova" (usada).

Pelo que percebi, compraste o carro à pouco tempo... eu tb me aconteceu o mesmo... tinha apenas 2 meses de uso quando isso aconteceu.

O porquê desta situação... penso que o motor tinha ja tido problemas anteriores que nada tinham a ver com a cambota, mas quando fizeram a reparação colocaram bronzes na cambota que não eram os que a marca aconselha... tudo isto associado a uma má reparação... deu-me água pela barba...

mas creio agora ter ficado OK

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #16 em: 30 de Maio de 2010, 02:10 am »
Bronzes da cambota é o mesmo problema da megane lá do pai da minha namorada, nao é artur?  :lipsrsealed:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #17 em: 30 de Maio de 2010, 16:27 pm »
Bronzes da cambota é o mesmo problema da megane lá do pai da minha namorada, nao é artur?  :lipsrsealed:

yap

Offline missing

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
« Responder #18 em: 31 de Maio de 2010, 03:01 am »
Speedy: Ah sim ja testei com outra e não fazia este barulho. O oleo penso que é 10w40 mas tenho de confirmar com o mec.. faz tanto a quente como a frio.

Laguna II UJ: provavelmente será um problema desse genero pois o motor pelo que consta tamb+em já deu problemas e foi reparado.. pelos vistos mal. Podes enviar-me uma msg com o link para esse teu caso sff?

Obrigado a todos.

Offline LAGUNA II UJ

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: PORTO
« Responder #19 em: 31 de Maio de 2010, 07:06 am »
Já te enviei PM

depois diz alguma coisa.

Já agora, após ter efectuado a reparação o mecanico aconselhou utilizar o oleo 5w40 e nao o 10w40

Offline missing

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #20 em: 31 de Maio de 2010, 21:37 pm »
Pois também vou passar a usar esse depois. O teu problema realmente foi mais grave.. o meu é um barulho que só se sente às vezes e geralmente em desaceleração em ruas estreitas por exemplo. Mas é indicador de que algo não está muito bem logo vou aproveitar a garantia do stand e vamos ver o que aparece. Obrigado :)

Offline missing

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #21 em: 14 de Junho de 2010, 16:14 pm »
Actualização. O motor está aberto e aparentemente tudo ok. Confirma-se que foi reparado pois os bronzes da cambota estão novos assim como os segmentos. O turbo foi para reparar pois já apresentava uma folga considerável. O volante do motor é que parece também já ter alguma folga.. poderá ser isso? Alguém faz ideia?

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
« Responder #22 em: 18 de Junho de 2010, 11:29 am »
estranho...  :undecided:

so mesmo ouvindo/vendo...eu apontava para o funcionamento a frio, enquanto o oleo nao subia... mas se dizes que e a quente e a frio, parado sem ser em andamento...

vou me calar...
 :undecided:
 :rolleyes:

Offline missing

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #23 em: 22 de Junho de 2010, 23:45 pm »
Finalmente problema resolvido :)
Afinal tinha uma folga nas bielas que foram substituidas. O turbo não dava para reparar por isso arranjaram um reconstruido. Agora esta OK :D
Obrigado a todos pelo ajuda.
Abraços!

Offline dicky11

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: montijo
« Responder #24 em: 19 de Agosto de 2012, 21:35 pm »
folga nas bielas,onde mais exactamente??

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #25 em: 20 de Agosto de 2012, 08:39 am »
Deves ser dos poucos senão o único que teve a sorte de ter os sintomas de bielas sem lixar o motor na hora.
Melhor sorte agora nos próximos quilómetros.

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
« Responder #26 em: 20 de Agosto de 2012, 11:40 am »
Mais um milagre??

O teu mecanico ja foi bietficado ? ... a cambota com folga da direito a bloco novo.
O senhor faz milagres! Aleluia...

Mas ainda bem que ficou tudo bem.

Offline brunofsantos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ansião
« Responder #27 em: 30 de Setembro de 2012, 22:51 pm »
Pelo que me apercebi este e um problema recorrente no pessoal.
Também eu sendo afectado por este problema, investiguei, tendo contactado vários mecânicos meus amigos e pelo que percebi pode ser falta de pressão de óleo nas tuches, o que geralmente acontece a baixas rotações (relenti), no meu caso após um toque de acelerador o trac trac trac parou.
Ao relenti ou em baixas rotações pode também ser os ruídos provocados pelos apoios do motor a baterem pois alguns são em cinobloco que leva com o tempo a borracha a perder as suas características (típico renault) e consequentemente o espaço de trabalho será maior levando por vezes a que o suporte do motor toque na base do apoio no chassis.

Em relação á cambota, para que esta parta ou empene e preciso um esforço elevado. é preciso ter cuidado sim com os bronzes, e com tudo o que esteja exposto a atritos. o que geralmente pode acontecer pelo que me apercebi é um incorrecto posicionamento dos pistões, levando a um desgaste anormal dos segmentos e consequentemente a que entre óleo na combustão e o aumento de libertação de fumos e aumento do consumo de óleo, levando a casos de auto alimentação do motor e consequente destruiçao deste por excessiva rotação (acima de 4000).

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #28 em: 03 de Outubro de 2012, 09:47 am »
que leva com o tempo a borracha a perder as suas características (típico renault)

Correcção, típico borracha!!! Ou a borracha da mercedes não "perde características"?

Em relação á cambota, para que esta parta ou empene e preciso um esforço elevado. é preciso ter cuidado sim com os bronzes, e com tudo o que esteja exposto a atritos. o que geralmente pode acontecer pelo que me apercebi é um incorrecto posicionamento dos pistões, levando a um desgaste anormal dos segmentos e consequentemente a que entre óleo na combustão e o aumento de libertação de fumos e aumento do consumo de óleo, levando a casos de auto alimentação do motor e consequente destruiçao deste por excessiva rotação (acima de 4000).

:laugh: :laugh: :laugh:
Depois do milagre da folga nas bielas só mesmo esta para me fazer rir mais neste tópico....

Incorrecto posicionamento dos pistons?!?! Desgaste nos segmentos que leva a passagem de oleo para a combustão alvorando o motor?!?  :laugh: :laugh:

O que leva ao que chamas de auto alimentação do motor é a quebra do Turbo, sendo que este puxa o óleo todo directamente para a admissão, e não uma fuga nos segmentos... E muito menos um incorrecto posicionamento dos pistons... Isso seria o que? Um piston um bocado de lado? E era corrigido como? Metia-se uma altura num dos lados do bronze para ficar direito?  :laugh: :laugh:

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #29 em: 05 de Outubro de 2012, 23:34 pm »
Até porque para um piston estar posicionado incorrectamente seria algo que é impossível tendo em conta que estamos a falar de folgas de .010mm ou mesmo .005mm, na casa das milésimas de milímetro entre o piston e a face do cilindro.

É óbvio que um desvio de 1mm pode causar desgaste prematuro, mas não neste caso porque o problema não é desvio.

Alias a cambota desgasta os bronzes não ao facto de mau alinhamento dos pistons mas sim devido as folgas incorrectas em diâmetro da cambota, algo que os 1.5 de 105cv até traziam ao inicio por erros de programação nas maquinas da Turquia. Programaram a peça com as folgas certas mas esqueceram-se que a mesma também tem de ser revista anualmente em termos de folgas e alinhamentos...